domingo, 21 de setembro de 2014

SERGE MARSHENNIKOV

SERGE MARSHENNIKOV - O sol através de uma fina cortina - Óleo sobre tela - 55 x 91 - 2010

“Lá fora os carros fazem
noturna sinfonia
pela veneziana
a luz invade a cama
em listas no teu corpo...”

Os versos são um trecho da música Traços de Amor, de Guilherme Arantes, lançada nos distantes anos de 1986. São de um período onde música e poesia andavam de mãos dadas e hoje nos fazem pensar para que mundo caminhamos com as gravações atuais... Ao ver os trabalhos de Marshennikov não tive como não lembrar deles. Sua obra é assim: o casamento perfeito da poesia com a pintura!
Tais como as músicas que já não são feitas mais, mas que ainda perduram na lembrança, os trabalhos de Marshennikov ainda representam um universo da arte que parecia perdido, mas que sobrevivem para nos provar que bom gosto e poesia nunca sairão de moda.

SERGE MARSHENNIKOV - Tentativa de despertar
Óleo sobre tela - 91,44 x 60,96 - 2009

O nu feminino e todas as suas curvas já foram explorados até a exaustão ao longo de toda a história da arte, mas em raros momentos encontrou tão bem com a poesia, como nas obras desse artista russo, nascido em 1971, na cidade de Ufa. E é tão bom quando um artista encontra um tema certo que possa explorar com domínio e satisfação... O resultado é que sempre irá nos soar como algo natural, bom de se ver e do qual a crítica nunca encontrará reservas.


SERGE MARSHENNIKOV - Primavera
Óleo sobre tela - 65 x 50 - 2013

SERGE MARSHENNIKOV - Repouso - Óleo sobre tela - 48 x 45,7 - 2013

O pequeno Serge foi criado em família tradicionalmente comum, com pai engenheiro eletricista e mãe professora de uma pré-escola. A arte sempre foi uma aliada sua em todas as circunstâncias. Desenhava e pintava em todos os momentos que podia e também esculpia com tudo aquilo que lhe viesse à mão. Os dotes foram bem aproveitados pela mãe, que logo o incentivou pelo caminho da arte, permitindo seu acesso a professores particulares e estúdios de arte. Vários prêmios em aquarelas e pastéis, já conquistados logo no início desses períodos de estudo levaram-no a se embrenhar naturalmente pelo caminho profissional da arte.


SERGE MARSHENNIKOV - Rosas azuis - Óleo sobre tela - 65 x 120 - 2012

Soube aproveitar muito bem todas as novas oportunidades que lhe batiam à porta. Logo que concluiu os estudos nas escolas de sua cidade, conseguiu uma graduação numa das mais talentosas academias de arte do mundo, a Academia de Belas Artes Repin, em São Petersburgo. Sua pós-graduação se deu exatamente com um dos mais respeitados nomes daquela instituição, o Professor Milnikov. Com o sucesso da primeira individual de 1995, os caminhos se abriram para outras oportunidades e lá estava novamente ele, aproveitando mais esse bom momento que lhe era oferecido. A Universidade Brownwood, no Texas e a Hardin-Simmons University, em Abilene, lhe abriram as portas para que mostrasse seus trabalhos nos verões que se seguiram. O artista, que sempre disse influenciado por Andrew Wyeth e Lucian Freud, também se diz bastante atraído pelos trabalhos contemporâneos de Jeremy Lipking.


SERGE MARSHENNIKOV - Sonho - Óleo sobre tela - 50 x 70

Os prêmios vieram como consequência natural de tudo isso e não tardou para que colecionadores de todo o mundo disputassem seus trabalhos logo em seguida. A Christie's e a Bonhams, grandes e conceituadas casas de leilões, logo começaram a comercializar os seus trabalhos. Há uma grande procura atual por suas obras, que continuam seguindo fiéis à sua proposta realista e poética, explorando a temática feminina como poucos fizeram até hoje.

Tal como uma boa música, que ressuscita boas lembranças de outras épocas, suas obras deixarão a certeza de que os nossos dias também nunca serão esquecidos por bons motivos.



PARA SABER MAIS:



6 comentários:

  1. A Arte e a Poesia um grande encontro, poderia ser sempre assim, mas ainda existem poetas de cores, sons e palavras... o trabalho de Marshennikov é muito expressivo,belo e impressionante...
    Um abração...
    Amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Num daqueles raros momentos, a arte consegue agrupar todas essas qualidades.
      Muito obrigado por vir, Vidal.
      Abraço, meu amigo!

      Excluir
  2. Conheço ele. Fantástico.
    A arte da dita "Cortina de Ferro", que o já foi é maravilhosa.
    Que bom que o cerco se quebrou e se revelaram artistas como ele.
    Luz e paz.
    Abraço imenso.

    S. Quimas
    Artista plástico, designer e escritor.
    http://quimas.blogspot.com
    https://www.facebook.com/SQuimas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felizmente não há beleza que fique escondida para sempre, meu amigo.
      Um grande abraço e fico grato pelo incentivo de sempre!

      Excluir
  3. PARABÉNS PELA PUBLICAÇÃO, FELICIDADE DE REVER OS TRABALHOS DESTE GRANDE ARTISTA, ABRAÇO ROSÁRIO, FELICIDADES.

    ResponderExcluir