sexta-feira, 7 de novembro de 2014

MARCOS SABADIN

MARCOS SABADIN - Águas de Furnas
Óleo sobre tela - 2013

De tempos em tempos a arte brasileira se revigora e é sempre muito bom ver novo fôlego sendo acrescentado ao nosso cenário artístico. Artistas que estão galgando uma carreira segura e acima de tudo consciente, pautados por optar pelo que deveria ser quase uma obrigação para todos aqueles que se propõe a trabalhar com arte: ter disciplina e nunca se cansar de experimentar e pesquisar. A facilidade dos novos meios de comunicação tem nos proporcionado ir de encontro a esses muitos artistas, até então anônimos, muitos deles com expressões apenas regionais, mas que já se despontam nacionalmente como a promessa feliz de uma renovação necessária para o cenário brasileiro das artes plásticas.

MARCOS SABADIN - Descanso. Passado, presente e futuro
Óleo sobre tela - 2012

MARCOS SABADIN - Leitura
Óleo sobre tela - 2013

Marcos Rogério Sabadin nasceu em Piracicaba, São Paulo, no ano de 1978 e não é nenhum exagero afirmar que já se trata de uma das mais gratas promessas do cenário artístico daquela cidade. Um dos pontos a seu favor está no fato de nunca cansar de experimentar. Adepto do estilo realista de desenho e pintura, o próprio artista afirma que prefere não se prender muito a isso. Com o intuito de absorver novas maneiras de expressão, seus trabalhos vem adquirindo cada vez mais uma espontaneidade e gestualidade, típicas do artista realista dos novos tempos. Sabadin é do tipo de artista que acredita na caminhada constante em busca a uma excelência profissional e não mede esforços para conseguir essa excelência.

MARCOS SABADIN - Mirante - Óleo sobre tela - 2012

MARCOS SABADIN - Entrada do Engenho Central
Óleo sobre tela

Iniciou pelo desenho em 1989, por influência dos trabalhos que via de uma tia. Ela mesma aconselhou seus pais a iniciarem seus aprendizados de uma maneira mais direcionada. Assim, Sabadin começou seus estudos com Miguel Sanches, na cidade de Piracicaba. Foram praticamente 9 anos frequentando o ateliê desse artista. Nos últimos tempos, vem ministrando aulas particulares para crianças e adultos. Dividir o que aprendeu é, para o artista, uma maneira de fixar seus conhecimentos adquiridos.

MARCOS SABADIN - Menino na janela - Óleo sobre tela - 2013

MARCOS SABADIN - Helena - Óleo sobre tela - 2014

O envolvimento mais estreito com o cenário artístico é uma atividade mais recente na vida profissional de Sabadin. Até bem pouco tempo atrás seguia profissionalmente de forma mais isolada. A pesquisa através da leitura e principalmente as visitas constantes a museus, exposições e galerias foram durante muito tempo aliados poderosos para sua aprendizagem. A internet é, para ele, a ferramenta mais eficaz para quem deseja adquirir conhecimento irrestrito e com comodidade. Aconselha para isso a aprendizagem de uma nova língua, especificamente o inglês, pelo grande acesso a vídeos, palestras, documentários e matérias de arte disponíveis nesse idioma. Nos últimos anos, começou a participar de salões, exposições e seções de pintura ao ar livre. É um dos membros atuais do grupo piracicabano chamado Caipiras do Plein Air.

MARCOS SABADIN - Samuel - Óleo sobre tela - 2013

Por uma herança quase cultural de sua cidade, grande parte da produção de Sabadin está focada na temática paisagística. É o tema ideal para as saídas em plein air e isso já faz parte do hábito de vários artistas de lá. Porém, a fascinação que sempre teve pelo trabalho com a figura humana vem despertando no artista a necessidade cada vez mais crescente de explorar e abordar esse tema. É essa, inclusive, a grande parte de sua produção com a qual concorre nos salões dos quais participa.

       
Esquerda: MARCOS SABADIN - Brincando de artista - Carvão sobre papel - 2014
Direita: MARCOS SABADIN - Silêncio - Carvão sobre papel -  2014


Uma vez abordado sobre o que achava do momento atual da arte brasileira, o artista afirmou ser consciente de um cenário promissor e com bons artistas, mas que tal cenário não reflete a realidade do atual mercado de arte, ainda muito voltado para a promoção da arte moderna/contemporânea e com poucas oportunidades para a arte realista.
O artista segue firme em suas propostas. Bons momentos futuros ainda serão reservados aos artistas realistas de sua geração.


PARA SABER MAIS:



6 comentários:

  1. Ótimo artigo como sempre. José Rosário.
    Mais uma vez, parabéns.
    Grande abraço.

    S. Quimas
    Artista plástico, designer e escritor
    http://quimas.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/SQuimas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Quimas, mais uma vez muito obrigado por passar aqui.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Grato pela presença, Laís. Um grande abraço!

      Excluir
  3. Gostaria de parabeniza-lo pelo excelente trabalho que tem feito, divulgando merecidamente nomes promissores da Arte Brasileira, isto é um apoio inconstetável....
    Enquanto ao Sabadin, belo artista!
    Meu amigo...
    Felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei o quanto tem acompanhado essa caminhada, Vidal.
      Muito bom encontrá-lo novamente, meu amigo.
      Grande abraço!

      Excluir