terça-feira, 24 de março de 2015

RENÊ TOMCZAK


RENÊ TOMCZAK - Paisagem - Óleo sobre tela

Há cerca de 3 anos, cheguei até os trabalhos de Renê Tomczak pela apresentação de Vinícius Silva. De maneira virtual, somente. Junto com a indicação, Vinícius fez questão de frisar: “preste atenção na proposta e coerência desse artista, principalmente com relação à sua escolha de temas e técnicas”. Não é uma indicação qualquer! Tenho certeza de que Vinícius é consciente de sua contribuição ao paisagismo contemporâneo brasileiro e sua dica, por si só, já me despertara curiosidade. Sua indicação teve realmente uma cota de importância, mas, logo depois das primeiras olhadas, vi que ela não só se tratava do reconhecimento legítimo do olhar treinado de um artista em relação a outro, os trabalhos e propostas de Renê Tomczak conquistam logo na primeira olhada, mesmo sem indicações.

RENÊ TOMCZAK - Cena de litoral - Óleo sobre tela

RENÊ TOMCZAK - Arredores de Curitiba - Óleo sobre tela

Não poderia deixar de mencionar o que mais me chamou atenção, logo que fui me aprofundando sobre o artista: o fato de que ele não abre mão de sair do conforto de seu ateliê e ir a campo, sob quaisquer circunstâncias. Aliás, nada parece ser mais confortante para ele do que as infinitas possibilidades de um campo aberto como desafio. Há nele, a consciência convicta de que só a natureza é um mestre em toda sua completude. Todas as teorias e cálculos assimilados numa cadeira de escola só se solidificam com a observação dos mesmos, no mundo à sua volta.




O artista teve um trajeto acadêmico seguro, que culminou com a formação pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. E, embora precise do estúdio para lecionar e também trabalhar, sempre teve preferência ao trabalho em plein air, geralmente nos arredores de Curitiba, sua cidade natal. Em seu blog, ele nos mostra que gosta de fazer isso nas mais diversas técnicas: óleo, aquarela, lápis... Não desperdiça uma caminhada sequer e a empolgação que emana disso é contagiante. “Viaja horas para encontrar a colina, o pinheiro, a onda, o céu que atrai seu olhar. Uma imersão no panorama, horas registrando sob sol ou chuva sua interpretação do lugar, um longo estudo de cores, formas e texturas que devolvem para casa, no fim do dia, um pintor exausto e satisfeito”. Não poderia deixar de citar essa bela imagem do artista, concebida pela Jô Bibas, em sua página Arte Amiga.




Sua arte tem referências impressionistas e pós-impressionistas, mas há algo mais nela, não bastassem essas valiosas referências. Mesmo observando ao natural, ele pinta com o que a observação lhe desperta. O resultado, não é apenas a transposição fidedigna da imagem que está a sua frente. Há a sua interpretação, filtrando e emprestando sua dose de emoção captada naquele momento. Em cada obra, vai nos contando sua história, tentando nos despertar as mesmas sensibilidades que lhe foram despertadas. Queria classificar seu trabalho de Realismo Subjetivo. Dispense esse comentário, se achar conveniente. Ainda acho que um bom trabalho não precisa de rótulos, muito menos de infindáveis textos para explica-lo, assim como são os dele.

RENÊ TOMCZAK - Banco, Parque São Lourenço
Óleo sobre tela

RENÊ TOMCZAK - Paisagem
Aquarela sobre papel

RENÊ TOMCZAK - Parque Barigui
Óleo sobre tela

Ele começou a vender os seus trabalhos numa feira de artes, que acontece no Lago da Ordem, em Curitiba. Foi conquistando um público cativo e que soube reconhecer o verdadeiro valor de suas propostas. Esteve por lá cerca de 4 anos, até que a primeira individual, no Hotel Mabu, lhe abriu novos horizontes. Hoje, público e crítica se renderam a seus trabalhos e há quem o posicione como o sucessor de Theodoro De Bona, um grande nome do paisagismo paranaense.



Aprendi a admirar no artista, a sua vocação nata para a doação do que aprende e assimila com relação à arte. Ele gosta de mostrar como faz, suas etapas, seus resultados... Socializa tudo, sem encerrar em si os frutos do aprendizado adquirido. Desconheço se haja algo mais nobre, em qualquer profissão, do que se doar e permitir que outros trilhem seus caminhos.

RENÊ TOMCZAK - Campo preparado - Óleo sobre tela

RENÊ TOMCZAK - Nu - Óleo sobre tela

Recentemente, tive o privilégio de visualizar uma de suas obras pessoalmente, adquirida por uma admiradora de artes, em uma de suas passagens por Curitiba. Interessante como uma obra de arte nos é tão mais verdadeira quando estamos próximos a ela. Solidifiquei ainda mais os conceitos que suas obras me despertaram virtualmente.

Desejo sucessos a Renê Tomczak e o parabenizo pelos passos seguros e conscientes de sua trajetória.


PARA SABER MAIS:




6 comentários:

  1. Pintar com a alma é o que há de mais bonito nessa profissão... É querer tocar a emoção com a palma da mão, com as pontas dos dedos, senti-la literalmente... As obras de Renê tem esse poder... Parabéns ao artista e a você José pela bela matéria. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem por aí, Yure.
      Quando se pinta com a alma não o risco de se enganar.
      Grande abraço, amigo!

      Excluir
  2. Obrigado por todo este trabalho de pesquisa ,acompanhamento e divulgação de meu trabalho .Ficou muito legal a matéria ! Grande abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só um reconhecimento, meu amigo. Seu trabalho é fantástico!
      Parabéns mais uma vez e grande abraço!

      Excluir
  3. Emocionante... belíssimo artista!
    Abração meu amigo, tudo de bom....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por mais uma passagem por qui, Vidal.
      Grande abraço, amigo!

      Excluir