domingo, 28 de fevereiro de 2016

BRENT COTTON

BRENT COTTON - Gilded Dawn - Óleo sobre linho - 81,2 x 101,6

BRENT COTTON - Tudo para mim - Óleo sobre linho - 121,9 x 152,4

Conheci os trabalhos de Brent Cotton através do amigo Michael Reid. Moradores do estado de Montana, nos Estados Unidos, logo se entende a paixão dos dois pela paisagem selvagem e por tudo que inspire a paz e o sossego do interior. É uma região realmente fantástica. Além da temática dos trabalhos de Brent Cotton, que muito me atrai, chama a atenção a sua técnica peculiar: os trabalhos são realizados quase que em sua íntegra com espátula. Nos tempos atuais, são exclusivamente realizados com ela.

BRENT COTTON - Luz do sol e sombras - Óleo sobre linho - 50,8 x 76,2

BRENT COTTON - Pescando na primavera - Óleo sobre linho - 20,3 x 25,4

Brent Cotton nasceu em 1972, na cidade de Blackfoot, no estado de Idaho. A vocação para a vida no campo seria uma aptidão nata, uma vez que passou sua infância em uma fazenda de gados. Não é de se estranhar que seus primeiros exercícios tenham sido a rotina dos vaqueiros e a vida livre dos cavalos, que via por todos os lugares que estava. As primeiras lições de arte foram passadas pela sua avó, uma talentosa aquarelista, que muito incentivou nessa fase.

BRENT COTTON - Crystal clear - Óleo sobre linho - 101,6 x 152,4

BRENT COTTON - Um lugar no meu coração
Óleo sobre linho - 40,6 x 50,8

BRENT COTTON - O paraíso dos pescadores - Óleo sobre linho - 45,7 x 81,2

Lindsborg é uma cidade do Kansas, para onde Cotton mudou com sua família, quando ele cursaria a 5ª série. O ambiente era mais que propício para as artes. Com influência de culturas suecas, Cotton viu seu interesse e progresso no campo artístico desenvolverem rapidamente. Após sua formatura, ele passou longas temporadas nos interiores de Idaho e Alaska, absorvendo muitas ideias que viriam influenciar a escolha de sua temática nos seus trabalhos futuros. Mesmo que tenha iniciado pela arte com entalhamento de animais selvagens, decidiu dedicar exclusivamente à pintura, atividade que iria ganhar um grande impulso através de oficinas e cursos que participou.

BRENT COTTON - Manhã no Missouri - Óleo sobre linho - 91,4 x 111,7

BRENT COTTON - Tarde quente de outono - Óleo sobre painel - 81,2 x 101,6

Em 1997, ele teve a honra de fazer parte de um pequeno grupo que estudou diretamente com um dos mais respeitados artistas da vida selvagem americana, Howard Terpning. Foi também com a artista Christine Verner, de Oklahoma, que seu trabalho ganharia uma nova dimensão, abandonando o detalhamento excessivo e concentrando-se numa abordagem mais pictórica, que o acompanha até sua fase atual.

BRENT COTTON - Tarde em Terrace Lake - Óleo sobre linho - 61 x 81,2

Atualmente, o trabalho de Brent Cotton tem uma grande influência do Tonalismo, um estilo que surgiu nos Estados Unidos, na década de 1880. Derivado da Escola de Barbizon, e tendo como maiores expoentes os artistas George Inness e McNeill Whistler, esse estilo é caracterizado por pinturas atmosféricas, geralmente com um tom predominante, quase monocromáticas, que se preocupa muito mais com a emoção captada do que necessariamente reproduzir com fidelidade o tema retratado.

BRENT COTTON - Uma tarde em East Fork - Óleo sobre linho - 30,4 x 40,6

BRENT COTTON - Músicas do verão - Óleo sobre linho - 81,2 x 101,6

Sempre que possível, Cotton sai a trabalhar ao ar livre, que, segundo ele próprio, é o melhor exercício para “treinar” os olhos, filtrando o que há de desnecessário na informação e focando nos elementos principais. Amante incondicional da natureza, não perde a oportunidade de estar próximo a um córrego tranquilo qualquer, seja pintando ou pescando, outra atividade que muito inspira em suas composições. Se não está em seu estúdio, está em qualquer beira de rio mais próxima. Ele afirmou uma vez que, no Vale do Rio Bitteroot, “jamais vai ficar sem material para pintura”.

BRENT COTTON - Poder e luz - Óleo sobre tela - 81,2 x 101,6


O resultado de toda sua carreira está nos muitos elogios, não apenas de colecionadores e apaixonados por arte, mas também por parte de muitos profissionais do ramo. Brent Cotton é matéria nas mais renomadas revistas de arte e artigos especializados no assunto. A mesma centelha que o inspira a produzir obras cada vez mais introspectivas e dramáticas, também é a mesma que continua a aprisionar admiradores e espectadores em todo o mundo. Uma prova de que a arte continua sendo essa magia que seduz, independente de tempo e lugar.

BRENT COTTON - março de 2014

PARA SABER MAIS:



6 comentários:

  1. Meu amigo que maravilha... uma explosão de beleza...Grande!
    Amigo, um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vidal, você tem a comprovação de que sempre nos surpreendemos pelo caminho. Já encontramos muitas novidades por aqui e elas sempre virão.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. "Uma prova de que a arte continua sendo essa magia que seduz, independente de tempo e lugar".
    Refleti sobre esta frase e compreendi que a arte, é um pedacinho imortal de nós mesmos, que fica neste plano afim de complementar a alma daqueles que aqui ainda estão e virão.
    Muito legal as obras desse pintor, e ainda por cima muito autenticas. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Samuel. Diria que pela arte experimentamos uma fração do eterno.
      Obrigado pela vinda. Um grande abraço!

      Excluir
  3. Admirando a obra do autor, como uma apreciadora leiga que sou, impressionou-me e me pareceu um elemento constante na obra, a Luz. Ela se faz presente no contraste com a sombra, no brilho das águas e até na casa solitária, guardiã de espaços... Belos quadros. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Jane.
      O Brent Cotton é adepto de uma outra corrente americana denominada Luminismo, que prezava, assim como os Tonalistas, pelo impacto realçado por uma boa iluminação.
      Grande abraço!

      Excluir