domingo, 21 de fevereiro de 2016

JOHANN GOTTFRIED STEFFAN

JOHANN GOTTFRIED STEFFAN - Em Nesttal, Canton Glarus
Óleo sobre papel colado em tela - 36 x 46 - 1873

JOHANN GOTTFRIED STEFFAN
Cachoeira em Hochgebirge
Óleo sobre tela - 65 x 54,5 - 1855

É de opinião quase unânime que a Suíça tenha uma das paisagens mais belas do mundo. Vales, montanhas, lagos, cachoeiras, rios de águas límpidas... Se tudo isso já salta aos olhos de qualquer cidadão que nasça ou passe por lá, imagine ao olhar atento e minucioso de um artista?... Não é por coincidência que a escola paisagística de pintura encontrou em solo suíço um dos locais com grande número de artistas dedicados a ela. Johann Gottfried Steffan foi mais um dos muitos artistas encantados pela rica paisagem daquele país.

JOHANN GOTTFRIED STEFFAN - Em montanhas dos Alpes
Óleo sobre tela - 110 x 150 - 1898

JOHANN GOTTFRIED STEFFAN - Corredeiras
Óleo sobre tela - 99 x 83 - 1873

Gottfried nasceu ali mesmo, na Suíça, na cidade de Wädenswil, a 13 de dezembro de 1815. É bom que se diga logo de início que ele foi um dos mais importantes paisagistas suíços do século XIX.

JOHANN GOTTFRIED STEFFAN - Manhã no vale
Óleo sobre tela - 56 x 67 - 1863

JOHANN GOTTFRIED STEFFAN - St Galler Alpen - Óleo sobre tela - 99 x 128 - 1878

JOHANN GOTTFRIED STEFFAN - Uma estrada na floresta
Óleo sobre tela - 45,5 x 59,5 - 1855

Gottfried completou seus estudos como um litógrafo na cidade onde nasceu. Para aperfeiçoar seus estudos, ele se mudou para Munique em 1833, a fim de estudar pintura na Academia. Foram os afrescos de paisagens italianas, nas arcadas do jardim do pátio, executados naquele período por Carl Rottmann, que despertaram no jovem Gottfried o interesse pelo estudo de paisagens.


JOHANN GOTTFRIED STEFFAN - Vale de Bramois
Óleo sobre tela - 36 x 44,5 - 1861

JOHANN GOTTFRIED STEFFAN - Correnteza em Löntschbach
Óleo sobre tela - 80 x 67,5 - 1885

JOHANN GOTTFRIED STEFFAN - Geleira em Dachstein
Óleo sobre tela - 102 x 151 - 1851

De 1840 em diante, ele decidiu se concentrar definitivamente no estudo de paisagens. A fim de ampliar seu leque de temas paisagísticos, ele viajou para o norte da Itália em 1845 e também para Paris, em 1855. Mas, eram as paisagens de seu país natal que não lhe saíam da cabeça. Assim, mesmo estudando e morando fora da Suíça, ele fazia frequentes viagens para lá, com o objetivo de estudar ao vivo todos os cantos do país. Era ali, que ele se sentia particularmente atraído pelo cenário contrastante de lagos e montanhas. Juntamente com vários colegas, entre estes Rudolf Koller, ele fez várias viagens de estudo para os Alpes Suíços , especialmente ao cantão de Glarus e Lake Walen . Mais tarde, ele se tornou bastante frequente na região de Berchtesgaden e Ramsau, onde encontrou muitos de seus motivos.

JOHANN GOTTFRIED STEFFAN - Estudo de correnteza
Lápis e sanguínea sobre papel - 29 x 45

JOHANN GOTTFRIED STEFFAN - Um pastor reunindo o rebanho antes da tempestade
Óleo sobre tela - 52,5 x 64 - 1859

JOHANN GOTTFRIED STEFFAN - Wildbach
Óleo sobre tela - 57 x 81 - 1851

Embora Gottfried tenha se influenciado e muito pelo trabalho de Carl Rottmann, em seu início de carreira, ele passou a absorver elementos de tendências prevalecentes no Naturalismo Romântico, algo muito em voga entre os paisagistas daquela época. Essas tendências foram mais dominantes nos círculos artísticos suíços, através de artistas como Alexandre Calame e seus seguidores, do que em Munique, o centro de referência para estudos de paisagens daquela época. Essa escolha naturalista pela pintura de paisagens gerava um grande entusiasmo ao público, especialmente aos moradores das regiões alpinas, que encontravam nos quadros uma representação pitoresca e sentimental de tudo aquilo que viam. Graças a isso, pintores como Gottfried se tornaram muito requisitados por parte de colecionadores particulares e também dos museus locais. Se naquela época, as grandes telas eram as mais solicitadas e disputadas, o mesmo não ocorre na atualidade, onde os estudos realizados em plein air, muito mais vigorosos e naturais, são disputados lance a lance.

JOHANN GOTTFRIED STEFFAN - Estudo de paisagem - Óleo sobre painel

JOHANN GOTTFRIED STEFFAN - Estudo de nuvens - Óleo sobre tela - 26 x 35,5 - 1860

Gottfried deixou um grande legado de trabalhos, cerca de 500 pinturas acabadas. A maioria tem como temática principal a topografia alpina e toda a sua exuberância de volumes e cores. No entanto, seus estudos realizados em plein air, só foram mostrados publicamente depois de sua morte, quando eles lhe deram o devido reconhecimento, mesmo que com longo atraso. A maioria deles foi adquirida por colecionadores, rapidamente. Se nas décadas entre 1840 e 1860, seus estudos de campo se mostravam mais leves e com a aplicação das pinceladas em delicadas transparências, após essa fase, eles se tornaram com pinceladas de empasto mais pesado e mais espontâneas, sempre concluídos com rapidez no próprio local. Ele jamais considerava seus estudos como obras acabadas e sim, como modelos diretos para as obras de ateliê. Certamente por isso, tenham demorado tanto vir a público.

JOHANN GOTTFRIED STEFFAN - Bernese Oberland
Óleo sobre tela - 45 x 35 - 1865

JOHANN GOTTFRIED STEFFAN - Uma cena de Ramsau - Óleo sobre tela - 1874

JOHANN GOTTFRIED STEFFAN - Paisagem com dois cervos
Óleo sobre tela - 54,5 x 43,5

Johann Gottfried Steffan faleceu em Munique, na Alemanha, a 16 de junho de 1905.

Artista muito disciplinado e organizado, Gottfried compilou um catálogo de todas as suas obras, escrito à mão, listando inclusive todos os seus estudos, a maioria dos quais permaneceram sem assinatura e sem data. Foram essas anotações, que tornaram possível a publicação de um catálogo raisonné, em 2009, sob a organização de Eva Sandor-Schneebeli.

O artista em seu estúdio.

4 comentários:

  1. Cenas tranquilas, como é bom aprecia-las... divino!
    Amigão, felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pintura que exala paz, eu diria...
      Grande abraço, Vidal!

      Excluir
  2. Ultimamente tenho me fascinado por pintura, principalmente a de paisagens. Sonho em poder aprender um pouco sobre esta divina arte. Seu blog só me faz bem, e me motiva a ir em frente. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Samuel.
      Que a fascinação não acabe nunca.
      Seja sempre bem vindo por aqui e encontre sempre bons motivos para ficar.
      Grande abraço!

      Excluir