sábado, 26 de novembro de 2016

ARTISTAS ITINERANTES

ALEXANDER VLADIMIROVICH MAKOVSKY - Dia de mercado em Plyos, detalhe

ALEXANDER VLADIMIROVICH MAKOVSKY - Dia de mercado em Plyos
Óleo sobre tela - 88,7 x 88,5 - 1918

“Todo artista tem de ir aonde o povo está!”
Precisava pegar emprestada essa frase da música Nos Bailes da Vida, de Milton Nascimento, para começar essa matéria. Na verdade há uma distância física muito grande entre o Brasil e a Rússia, e maior ainda entre o tempo que separa o auge da carreira do Clube da Esquina e os ideais libertários na arte russa do final do século XIX. No entanto, há um ponto de concordância entre os idos anos do movimento russo e dos melhores anos da MPB brasileira da década de 80: ambos lutavam por uma arte que falasse a língua do povo e fosse de encontro com ele. E ambos fizeram isso muito bem. Em nome do que acreditavam, deixaram o melhor de si e presentearam o mundo com obras que jamais serão esquecidas. Tanto a música brasileira se enriqueceu, como a arte russa tomaria novos rumos.


ALEXANDER VLADIMIROVICH MAKOVSKY - Vista de Plyos
Óleo sobre tela - 67 x 85 - 1918

VASSILY MAXIMOV - Tudo está no passado - Óleo sobre tela - 1889

Um itinerante é um nômade. Alguém que não possua endereço fixo, que passa seus dias viajando de um lugar para o outro. Peredvizhniki (Передвижники), que numa tradução mais coerente seria Itinerantes, foi o nome recebido por um grupo de artistas nos finais dos anos 1800 e início dos anos 1900, na antiga Rússia. Consistiu basicamente de um círculo de artistas realistas, que formaram uma sociedade baseada na liberdade de movimento e pensamento, em protesto contra as restrições acadêmicas impostas por uma elite dominante, e que influenciavam todas as escolas de arte naquela época. No cerne do ideal libertário daquele movimento, estava o desejo de que o povo apreciasse e vivesse também a arte produzida no país, e que ela não ficasse apenas restrita às escolas e aos círculos acadêmicos.


IVAN KAMSKOY - O apicultor - Óleo sobre tela - 1872

ARNOLD BORISOVICH LAKHOVSKY - Sapateiros - Óleo sobre tela - 67,5 x 89,5

VASILY PEROV - Um avô e seu neto - Óleo sobre tela - 78 x 62 - 1871

Havia um desafio muito grande para aquele movimento. O conservadorismo do mundo da arte convencional de seus contemporâneos era muito forte e influente. Apenas as escolas de arte e galerias especializadas tinham acesso ao que era produzido pelos artistas do país. Os artistas ditos “Itinerantes” não queriam fazer uma “arte pela arte”, mas sim, criar algo que se tornaria útil para a sociedade de sua época, e que, de uma forma ou de outra, estaria enraizado na arquitetura sócio-político de seus contemporâneos. Tudo que já era defendido por amigos e contemporâneos ao movimento, principalmente por Fyodor Dostoyevsky e Leo Tolstoy.


GRIGORIY MYASOYEDOV - Caminho para Rye - Óleo sobre tela - 65 x 145 - 1881

GRIGORIY MYASOYEDOV - Colheita - Óleo sobre tela - 179 x 275 - 1887

GRIGORIY MYASOYEDOV - O almoço dos mendigos - Óleo sobre tela - 74 x 125 - 1872

Em 1863, após a emancipação dos servos russos, um grupo formado por catorze alunos da Academia Real de Belas Artes levou ao conhecimento do grande público, os ideais defendidos por Vissarion Belinsky e Nikolai Tchernichévski. Esse último, em especial, defendia principalmente a liberdade à imprensa e o fim da servidão. Assim, em 1870, ficou fundado oficialmente o que veio a se chamar Sociedade de Exposições Itinerantes. Os proeminentes artistas de São Petersburgo, Ivan Kramskoy, Grigory Myasoyedov, Kikolay Ghe e Vasily Perov encabeçaram o movimento. Eles protestaram principalmente contra a Academia de Arte de São Petersburgo, o centro oficial mais conservador naquele momento.


ILYA REPIN - Puxadores de barcos no Volga - Óleo sobre tela - 131,5 x 281

KONSTANTIN MAKOVSKY - Via russa na primavera - Aquarela sobre papel - 31 x 62

VASSILY MAXIMOV - Um feiticeiro chega a um casamento camponês - Óleo sobre tela - 1875

Entre os anos de 1871 e 1923, essa sociedade organizaria 48 exposições, que não se restringiria somente a Moscou e São Petersburgo, como era de costume, mas que também passaria por Kiev, Kharkov, Kazan, Orel, Riga, Odessa e outras cidades. A arte defendida pelo movimento atuaria como um tratado social, mostrando a Rússia em todos os seus lados, como ela era. Eles destacavam a pobreza vivenciada por muitos em todo o país, mas também a beleza que era única, tanto na natureza como na força e coesão das sociedades rural e urbana. O movimento ainda incorporaria artistas de outras repúblicas, como Armênia, Letônia e Ucrânia, que também passavam por situação parecida em suas realidades.


VLADIMIR MAKOVSKY - Chegada do outono na vila - Óleo sobre painel - 18 x 27 - 1884

VLADIMIR MAKOVSKY - Pescadores do Volga
Aquarela sobre papel - 33,5 x 47

VLADIMIR MAKOVSKY - Visitando a cozinheira
Óleo sobre painel - 41,2 x 32,5

Durante o seu florescimento (1870-1890), a sociedade Peredvizhniki desenvolveu um âmbito cada vez mais amplo, com imagens mais naturais e livres. Em contraste com a paleta escura, muito tradicional em seu tempo, eles escolheram uma paleta mais leve, com uma forma mais livre em sua técnica. Eles trabalhavam suas imagens de forma natural, e a representação de relação das pessoas com os seus arredores. O trabalho do crítico e democrata Vladimir Stasov foi importante para o desenvolvimento da arte do Peredvizhniki. Pavel Tretyakov Mikhailovich, um importante marchand na cena russa daquela época, mostrou o trabalho desses artistas em sua galeria e deu-lhes importante material e apoio moral.


ISAAK LEVITAN - Paisagem na Criméia - Óleo sobre tela - 1887

ISAAK LEVITAN - Noite no pântano - Óleo sobre tela - 1882

ISAAK LEVITAN - Depois da chuva, Plyos - Óleo sobre tela - 80 x 125 - 1889

A Pintura de paisagem floresceu nos anos iniciais do movimento. Os Itinerantes a pintavam como temática principal; alguns, como Polenov, usavam o método de pintura em plein air. Dois pintores, Ivan Shishkin e Isaak Levitan, pintavam apenas paisagens da Rússia. Shishkin ainda é considerado como o russo "Cantor da floresta", enquanto as paisagens de Levitan são famosas por outros aspectos. A paisagem russa ganhou importância, como um ícone nacional, depois do movimento Peredvizhniki. O incentivo à paisagem local era para despertar nas pessoas comuns o amor pela sua terra e acima de tudo, preservá-la. De uma certa forma, as paisagens russas do movimento Peredvizhniki se tornaram encarnações simbólicas da nacionalidade russa. Cenas de gênero e momentos históricos também fizeram parte do repertório de muitos artistas do movimento.

IVAN SHISHKIN - Numa floresta de pinheiros - Óleo sobre tela - 109 x 162 - 1897

IVAN SHISHKIN - Numa floresta de vidoeiros - Óleo sobre tela - 1883

A influência dos artistas Itinerantes e suas ideias se deram a tal ponto, que na década de 1890, foram incluídos no repertório da Academia de Artes. A Revista Niva publicava artigos que enalteciam o movimento e fotógrafos famosos reproduziam obras do movimento, tornando-os populares e acessíveis. Até hoje, muitas imagens produzidas por artistas do movimento, principalmente paisagens, são reproduzidas em cartões postais. Porém, no final da década de 1890, tendências modernistas começaram a dominar a arte russa. Muitos artistas do movimento Itinerante tornaram conservadores a seus princípios, mas muito deles acabaram se rendendo às novas tendências. Alguns aderiram à Associação de Artistas Revolucionários da Rússia, que defendiam ideais que serão abordados mais amplamente numa outra matéria. Em 1923, fechava o ciclo oficial dos Artistas Itinerantes. Para muitos, foi um dos períodos mais importantes da Arte Russa. Trazer a arte ao povo e torna-la acessível a ele, uma tendência que avançaria para além da Rússia e para além daquele tempo.


SERGEI VINOGRADOV - Verão - Óleo sobre painel - 36 x 51

KONSTANTIN SAVITSKY - Reparando a ferrovia - Óleo sobre tela - 1874

3 comentários:

  1. Belíssima comparação... realmente são grandes e marcantes em todos os aspectos...
    Abraços meu amigo!!!

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  2. A relação entre música e pintura sempre foram próximas..." No entanto, há um ponto de concordância entre os idos anos do movimento russo e dos melhores anos da MPB brasileira da década de 80: ambos lutavam por uma arte que falasse a língua do povo e fosse de encontro com ele. E ambos fizeram isso muito bem."
    Belíssimo comentário...
    Abração!

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    1. Obrigado, Vidal.
      Na arte, em qualquer segmento, parece ser isso uma constante: uma alternância de movimentos e semelhantes propostas.
      Grande abraço, amigo!

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