sábado, 25 de fevereiro de 2017

VALOY EATON

VALOY EATON - Andando na garupa - Óleo sobre tela - 61 x 88,9

VALOY EATON - Revezando a montaria - Óleo sobre tela

VALOY EATON - A chegada da primavera - Óleo sobre tela

Um dos pontos fortes do trabalho de Valoy Eaton é o compromisso dele com a verdade, e tudo que possa ser traduzido em vida e luz. Para ele, o que existe de mais profundo e que pode marcar verdadeiramente a carreira de qualquer artista é a maneira como o mesmo consegue transpor para sua obra a sua realidade cotidiana e os seus sentimentos e emoções. Captando o mundo ao redor ou olhando para dentro de si mesmo, o que importa é o compromisso constante com a verdade e a simplicidade.

VALOY EATON - Em agosto - Óleo sobre tela - 2004

VALOY EATON - O portão do quintal - Óleo sobre tela

VALOY EATON - Girassóis no Córrego Hobble - Óleo sobre tela

Nascido em Vernal, no estado americano de Utah, a 29 de março de 1938, pode-se dizer que aprendeu a construir sua história inspirando-se na beleza das pacíficas cenas de sua terra natal. Quando ainda era criança, a família chegou a afastar-se de Vernal, quando o pai foi trabalhar numa mina de cobre em Kennecott. Ao completar 5 anos de idade, a família retornou para Vernal e Valoy começou a ter os seus primeiros contatos com arte.

VALOY EATON - Dias prateados em Shilders River, Montana
Óleo sobre tela

VALOY EATON - Olhando ao longe - Óleo sobre tela

VALOY EATON - Um dia de lazer - Óleo sobre tela

Ele teria os aprendizados básicos por ali mesmo e também ali começaria a explorar suas habilidades comercializando pequenas obras e conquistando uma certa admiração de colecionadores locais. Além da arte, que não era sua atividade econômica principal, ele também dava aulas de basquete, golfe e tênis. Parecia estar com uma vida tranquila, mas era exatamente isso que o angustiava: estava tranquila demais. Foi quando, encorajado pela sua esposa Ellie, decidiu juntar material suficiente para se inscrever em mostras a nível estadual. Participações que lhe garantiram um título de Best of show em uma das mostras e cujo prêmio lhe abriu as portas para galerias e novas exposições pelo país.

VALOY EATON - Matando a sede - Óleo sobre tela

VALOY EATON - Um dia de sol - Óleo sobre tela

VALOY EATON - Hora do lanche - Óleo sobre tela

Somente em 1971, após concluir seu mestrado em arte, que decidiu deixar as aulas e dedicar exclusivamente à pintura. Desde então, não parou mais de produzir em óleo e aquarela. Trabalhando basicamente com pincéis e espátulas, o artista é sempre motivado pelas paisagens de sua região natal e também pelas pessoas que moram por lá, com seus ritmos de vida calmos e diferenciados das grandes cidades. Ele tem uma forte atração pela luz e espaço e pelas formas e cores, e se diz realizar um realismo com influência impressionista.

VALOY EATON - Caçadores - Óleo sobre tela

VALOY EATON - Quintal ao sul de Provo - Óleo sobre tela

VALOY EATON - O primeiro arado - Óleo sobre tela


Ele produz ativamente para participações em exibições de museus e galerias de todos os Estados Unidos. Uma mostra individual, realizada no Museu de Arte de Springville, em 1982, reuniu mais de 70 trabalhos, produzidos em várias décadas. Ele é membro vitalício da Academia Nacional de Western Art e todos os anos faz questão de expor na cidade de Oklahoma. Continua produzindo dentro da temática que sempre o consagrou: os temas interioranos de Utah.

Valoy Eaton em plein air

PARA SABER MAIS:



4 comentários:

  1. Um artista excelente esse com que nos brindou nesse artigo.
    Parabéns pela matéria.
    Luz e imensa paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado mais uma vez pela vinda, Quimas.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Um artista fantástico! muitoooo bom!
    Abração, felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Vidal. Um forte abraço, meu amigo e obrigado por vir mais uma vez!

      Excluir