domingo, 28 de maio de 2017

RICHARD SCHMID

RICHARD SCHMID - Natureza morta com flores e laranjas - Óleo sobre tela - 36 x 48 pol

RICHARD SCHMID - Figura sentada
Óleo sobre tela - 22 x 26 pol

RICHARD SCHMID - Olympic House
Óleo sobre tela - 50,8 x 76,2

É uma unanimidade que Richard Schmid seja o artista norte-americano realista vivo mais influente do país. Respeitado por toda a classe artística de várias gerações, inclusive essa, Schmid é uma espécie de referência do novo realismo. Quando, na segunda metade do século XX, muitos já não acreditavam mais na arte representacional como uma tendência a estar em evidência, Schmid acreditou em suas propostas e deu um novo alento à arte figurativa realista. Publicando livros, fazendo workshops e exposições, ele resgatou o valor para a arte figurativa e deu um novo alento à essa vertente da arte, que só vem somando mais e mais adeptos. Muitos artistas em evidência no atual mercado de arte norte-americano têm uma grande parcela de gratidão ao espírito visionário e empreendedor de Richard Schmid. Ex-alunos ou apenas amigos que se somaram na caminhada, sabem da importância de suas propostas e quanto bem isso fez ao cenário da arte realista mundial.

RICHARD SCHMID - A cozinha de Madeline
Óleo sobre tela - 28,5 x 38,7

RICHARD SCHMID - Azaléias e laranjas - Óleo sobre tela - 76,2 x 61 - 1986

RICHARD SCHMID - Elm Street, New Milford, Connecticut
Óleo sobre tela - 18 x 24 pol

Richard Schmid nasceu no dia 5 de outubro de 1934, em Chicago, no estado norte-americano de Illinois. Ainda bem cedo, começou a receber de seu avô materno, Julian Oates, as primeiras instruções no campo das artes. Foi apenas aos 12 anos, sob a orientação de William H. Mosby, que ele começou a estudar desenho de figura e anatomia e técnicas clássicas de pinturas, especialmente de paisagens. Isso, na Academia Americana de Arte de Chicago.

RICHARD SCHIMID - Arranjo - Óleo sobre tela

RICHARD SCHMID - Alberta Falls, Rocky Mountain National Park
Óleo sobre tela - 73,2 x 101,6 - 1992

RICHARD SCHMID - No estúdio
Óleo sobre tela - 20 x 30 pol - 1966

Como Mosby era um artista graduado na respeitada Academia Real de Bruxelas e no Instituto Superior de Antuérpia, ambos muito conservadores quanto à grade curricular, Schmid acabou tendo de seu mentor, uma formação realista muito determinante. Iniciando exaustivamente pelos estudos de naturezas mortas, que tinham como base a tradicional escola de mestres flamengos, holandeses e espanhóis, Schmid completou seus estudos aprofundando todas as escolas realistas e até impressionistas que marcaram as artes do século XIX. Como preferência pessoal, deu ênfase para os trabalhos realizados em Alla prima, ou método de pintura diretamente dos modelos, seja naturezas mortas ou figuras. Também na paisagem, sempre deu preferência para estar diretamente no local e captar toda a atmosfera da cena.

RICHARD SCHMID
Fazenda Nanaimo, Ilha Vancouver, Canadá
Óleo sobre tela - 12 x 16 pol - 1996

RICHARD SCHMID - Mule Deer - Óleo sobre tela - 20 x 16 pol

RICHARD SCHMID - Rosas de abril
Óleo sobre tela - 18 x 24 pol - 1999

Depois dos períodos de guerras, que assolaram o mundo por quase toda a primeira metade do século XX, a arte passou a dar ênfase a estilos e tendências completamente revolucionários e inusitados para a época. O Modernismo ganhou força, culminando em estilos como o Construtivismo e o Abstracionismo. Quando já se pensava que a arte realista não teria mais espaço no mundo artístico, eis que uma corrente, liderada pelo espírito incansável de Richard Schmid, começa a conquistar espaços, arrebanhando novos artistas e resgatando antigos colecionadores. Essa proposta de Schmid se deu principalmente graças aos ensinamentos profundos que recebeu de Mosby, e do casamento que fez desse aprendizado acadêmico com as técnicas impressionistas de Sargent, Monet e Degas. O resultado culminou no que até hoje é o legado marcante que Schmid continua deixando em sua vasta produção.

RICHARD SCHMID - A porta vermelha II
Óleo sobre tela - 7,8 x 7,2 pol

RICHARD SHMID - Nancy e os cisnes
Óleo sobre tela - 36 x 24 pol - 2000

RICHARD SCHMID - As rosas de Jacque
Óleo sobre tela - 12 x 18 pol - 1964

Uma das características importantes de sua proposta artística é o método como desenvolve todas as suas obras. Como ele mesmo afirma: "Minha filosofia é fazer a coisa mais importante primeiro. Se você começar um trabalho da maneira correta, e você fizer erros subseqüentes em áreas adjacentes, estes erros aparecem imediatamente, porque você está julgando-os de encontro a algo que você sabe que já está correto. Mas se o que você colocou inicialmente é apenas aproximado, ou mesmo errado, então, mesmo se você colocar depois algo certo, você não saberia." Ele afirma categoricamente: “Se eu não conseguir sintetizar o trabalho com as primeiras pinceladas, eu certamente falharei no resultado final, por isso, o início é tão valorizado e importante para mim”.

RICHARD SCHMID - Georgia Victorian
Óleo sobre tela - 20 x 16 pol - 1984

RICHARD SCHMID - Ruth no estúdio - Óleo sobre tela - 30 x 24 pol

RICHARD SCHMID - Virginia Barns
Óleo sobre tela - 18 x 26 pol

A união de várias boas referências formou um estilo marcante, classificado por muitos como um novo realismo, com pinceladas audaciosas e cores formadas por uma paleta muito selecionada e reduzida. Um professor nato, Schmid generosamente foi compartilhando tudo aquilo que desenvolvia, seja pela orientação direta a diversos jovens artistas que despontavam com ideais realistas, ou pela publicação de livros, que tão bem tornaram famosas as suas propostas. Hoje, é aclamado e respeitado como um dos grandes artistas vivos do solo americano. Recebedor de várias honrarias e prêmios, não é tido apenas como o artista perfeito para se colecionar e investir, mas um ícone do ideal de uma proposta.

RICHARD SCHMID - Peônias
Óleo sobre tela - 24 x 30 pol - 1970

RICHARD SCHMID - Na Escócia - Óleo sobre tela -  14 x 22 pol

RICHARD SCHMID - Rosas brancas
Óleo sobre tela - 30 x 24 pol - 1967

O livro ALLA PRIMA: TUDO QUE SEI SOBRE A PINTURA é um dos marcos de sua carreira e praticamente alavancou o movimento realista do final do século XX. Seguiu a ele, a produção de diversos vídeos instrutivos, atualmente relançados em dvd’s. Cinco destes dvd’s apresentam sua instrução de arte pessoal nas áreas de pintura de paisagens e pintura de retratos. Ao longo de toda sua carreira, Richard Schmid promoveu a educação artística através de seus livros, artigos, workshops, seminários e apresentações de televisão. Viaja extensamente no hemisfério ocidental para seus assuntos, e vive atualmente em New Hampshire com sua esposa, Nancy Guzik .


PARA SABER MAIS: 



4 comentários:

  1. Fascinante o trabalho de Richard Schmid! Impressionante o quão diversificado ele consegue ser em suas obra.
    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de um ótimo colorido, as obras de Schmid tem uma composição diversificada e sempre muito bem elaborada.
      Obrigado por vir e grande abraço!

      Excluir
  2. Um grande Mestre....um artista diferenciado..... grandioso!
    Abração meu amigo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descupe a demora da resposta, amigo.
      Obrigado por vir mais uma vez. Grande abraço!

      Excluir