quarta-feira, 27 de setembro de 2017

DOMINIC AVANT

DOMINIC AVANT - Hesitante - Óleo sobre tela - 30 x 40 pol

DOMINIC AVANT - Descanso - Óleo sobre tela - 30 x 40 pol

Há Artistas que possuem o desenho preciso, há artistas que possuem cores fabulosas, há artistas que dominam a composição de tal maneira que aprisionam qualquer espectador... Há artistas que conseguem tudo isso! Dominic Avant é um deles. Composições cativantes, cores agradáveis e desenho na medida certa. Como é bom encontrar artistas que conjuguem tão bem essa perfeita simetria em suas obras.

DOMINIC AVANT - Nossos momentos - Óleo sobre tela - 30 x 40 pol

DOMINIC AVANT - Paciência - Óleo sobre tela - 30 x 40 pol

Realizando trabalhos que combinam realismo e impressionismo, Dominic Avant é um artista que vem conquistando um público cada vez mais crescente. O artista recorda da infância feliz, quando já “sujava” todas as paredes da casa com lápis de cor, e da primeira visita que fez a um museu, encorajado pela sua irmã Claudia, que despertou nele a vocação que já era nata.

DOMINIC AVANT - Repouso - Óleo sobre tela - 24 x 20 pol

DOMINIC AVANT - Solidão - Óleo sobre tela - 11 x 20 pol

Após se formar pela Rhode Island School of Design, ele foi admitido pela Walt Disney Feature Animation, onde iniciou também sua carreira de pintor. Desde 2003, ele tem pintado em tempo integral e ensinado sua técnica em diversas oficinas. O artista utiliza o óleo como técnica principal, e tem uma grande preferência por temas figurativos e paisagens. Amante incondicional da pintura ao ar livre, é fácil de entender porque sua obra tem uma luminosidade tão intensa e contrastes tão dramáticos.

DOMINIC AVANT - Nas margens do rio - Óleo sobre tela - 22 x 30 pol

DOMINIC AVANT - Ganhando o dia - Óleo sobre tela - 20 x 30 pol

Indagado certa vez sobre a condição de se tornar um artista independente e de tempo integral, ele lembra que o início não foi fácil. Além do grande desafio de se estabelecer no mercado com suas obras, há também a boa concorrência de ótimos artistas que se estabeleceram muito antes dele. Mas, isso o impulsionou e tornou sua proposta ainda mais desafiadora. Ele gosta de citar, inclusive, que sempre encoraja os artistas iniciantes a terem mais de uma fonte de renda, até que estabilizem completamente na profissão. Lembra que quando fazia trabalhos para a Disney, tirava um tempinho todos os dias, após o trabalho, para esboçar alguma cena em plein air, no trajeto para sua casa. Mesmo quando não podia fazer isso, se imaginava mentalmente lá, realizando seu exercício diário.

DOMINIC AVANT - Brincadeira de criança - Óleo sobre tela - 24 x 30 pol

DOMINIC AVANT - As últimas luzes - Óleo sobre tela - 25 x 18 pol

Certa vez, quando consultado sobre o que achava mais difícil no mundo das belas artes, ele afirmou categoricamente que a inconsistência do rendimento mensal seja, talvez, o maior desafio para o artista que inicia por esse caminho. Há que se compensar a escassez de certos meses com as boas vendas e negócios de outros. Todos os bons artistas do meio se equilibram dessa maneira. Por isso, os workshops e oficinas são sempre bem-vindos nos períodos de entressafras.

DOMINIC AVANT - In awe - Óleo sobre tela - 22 x 32 pol

DOMINIC AVANT - Irmãos - Óleo sobre tela - 36 x 48 pol

Um conselho do artista para todos aqueles estão se iniciando:

“Mantenha-se real e compassivo com o seu trabalho. Pinte aquilo que o emocione. Nunca se torne muito complacente. Ser um artista é uma longa jornada.”


PARA SABER MAIS:



2 comentários:

  1. Digno de uma palavra: fantástico!! muito bom!
    fico feliz ao descobrir novas pérolas....
    Um grande abraço meu amigo!

    ResponderExcluir