terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

KAREL FRANS PHILIPPEAU


KAREL FRANS PHILIPPEAU - Três damas conversando - Óleo sobre painel - 29,9 x 40 - 1867

KAREL FRANS PHILIPPEAU - Cena italiana nos jardins do palácio
Óleo sobre madeira - 29,5 x 39,5

Em 1839, era fundada em Amsterdã a Arti et Amicitiae (Artes e amizades). Uma espécie de sociedade de artistas holandeses que desempenhou um papel fundamental na cena artística do país, em especial nas escolas de arte de Amsterdã. Quando em 1794, a última guilda de pintores da cidade foi dissolvida durante a ocupação do domínio napoleônico, ficou a carência de um espaço que integrasse e servisse de encontro para a classe artística da cidade. Desde 1840, a sociedade funciona no mesmo endereço, no centro de Amsterdã, no Rokin 3. Chamada carinhosamente de “Arti”, a casa está localizada no número 112. Foi ali, nesse mesmo espaço, em 1855, que Karel Frans Philippeau tornou-se membro e também um dos grandes incentivadores do movimento artístico em Amsterdã. Já naquela época, a instituição se mantinha por recursos privados e também oferecia fundos de pensão para artistas previamente selecionados. Phileppeau deu um grande incentivo a artistas locais, trazendo e introduzindo os aprendizados que obteve na Itália.

KAREL FRANS PHILIPPEAU - Família em descanso - Óleo sobre tela - 18 x 25

KAREL FRANS PHILIPPEAU - O credor de dinheiro - Óleo sobre painel - 34,3 x 45,2 - 1868

KAREL FRANS PHILIPPEAU - Uma família italiana num terraço - Óleo sobre tela - 71 x 92,5

Assim que se formou nas Academias de Arte de Amsterdã e Antuérpia, Karel Frans Philippeau viajou para a Itália e passou por lá um bom tempo. Roma ainda tinha uma certa nostalgia e sustentava a fama de destino mais que certo para artistas aprendizes do mundo todo. Sucesso alicerçado nas muitas pinacotecas valiosas dos mestres italianos, que seduziam visitantes e principalmente artistas, localizadas nas mais diversas coleções, seja de instituições ou de famílias tradicionais.

KAREL FRANS PHILIPPEAU - Figuras num quintal - Óleo sobre painel - 30,3 x 41 - 1861

KAREL FRANS PHILIPPEAU - Perto da fonte - Óleo sobre painel - 34,5 x 46

KAREL FRANS PHILIPPEAU - Idílio italiano - Óleo sobre madeira - 32 x 41 - 1867

Dos mestres italianos, Philippeau herdou principalmente o bom gosto da composição e o equilíbrio e harmonia dos traços. Em seus trabalhos, é nítida a leveza e harmonia encontradas nas obras de Rafael, mas também a desenvoltura e naturalidade dos artistas realistas e naturalistas do Ottocento italiano. Suas cenas são narrativas deliciosas do doce far niente italiano, bem como de ambientes de trabalho muito bem elaborados e com uma paleta rica e desenvolta.

KAREL FRANS PHILIPPEAU - Uma cena italiana - Óleo sobre painel - 32 x 43

KAREL FRANS PHILIPPEAU - Uma prece na estrada - Óleo sobre painel - 39,6 x 50,2

KAREL FRANS PHILIPPEAU - Mulheres camponesas romanas, com crianças na paisagem
Óleo sobre tela

Karel Frans Philippeau nasceu em Amsterdã, no dia 31 de agosto de 1825. Pode-se dizer que pegou o período mais revolucionário para a arte em solo europeu, desde o Renascimento. Nos seus 72 anos de vida, teria muita história para ser cúmplice. O Realismo e o Naturalismo davam lugar ao Academicismo e Romantismo, assim como o Impressionismo e outras vertentes já despontavam como a linguagem de novos tempos. Ele parece ter passado imune a essas novidades, mantendo-se sempre fiel ao seu estilo e sua proposta.

KAREL FRANS PHILIPPEAU - Lição de canto - Óleo sobre madeira - 34,5 x 46

KAREL FRANS PHILIPPEAU - Mãe e criança numa paisagem do Mediterrâneo
Óleo sobre painel - 36 x 46 - 1865

Quando retornou para a Holanda, já era um artista maduro e respeitado. Ensinou diversos alunos na Arti et Amicitiae, dentre eles destaca-se Betsy Repelius e J. Hulk. Produzia constantemente e expôs diversas vezes em Haia e Amsterdã. O artista faleceu na cidade de Prinsenhaag a 15 de abril de 1897. Atualmente, seus trabalhos estão espalhados em diversas coleções particulares e públicas. Museus de Amsterdã, Bruxelas, Glasgow e Viena reúnem o maior número de suas obras.

KAREL FRANS PHILIPPEAU - Pastores descansando - Óleo sobre painel - 34,5 x 46

KAREL FRANS PHILIPPEAU - Um banquete festivo numa paisagem italiana
Aquarela e guache sobre papel - 29 x 49


Nenhum comentário:

Postar um comentário