quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Exposição ENTRE AMIGOS




No primeiro semestre de 2018, a convite de Luciana Pena, professora de artes do segundo grau, na Escola Estadual José Martins Drumond, em Dionísio, fiz uma série de três palestras sobre o tema Arte, para jovens do segundo e terceiro anos de segundo grau. Tais palestras despertaram o interesse por desenho em alguns dos alunos, e o resultado foi uma espécie de teste de aptidão aplicado nas turmas, para detectar possíveis alunos aptos para começar um curso de desenho e pintura. Cinco alunos foram inicialmente escolhidos (Aislan Pena, Antônio Dias, Darlone Lopes, Gerson Camilo e Mateus Henrique) e mais dois alunos completaram as duas turmas formadas (Marcione Félix e Saimon Douglas).


Primeiros contatos na Escola Estadual José Martins Drumond.

Primeiras aulas...

Exercícios em plein air.

Esse já era um projeto que eu tinha em mente, há anos, e as coisas acabaram fluindo mais naturalmente do que se esperava. O desejo de repassar algo que tenho aprendido durante todos esses anos está na importância que dou de resgatar valores artísticos em nossa cidade e despertar em outras pessoas, principalmente nos jovens, a oportunidade de uma nova vida. Foi uma atividade voluntária, uma vez que grande parte da falta de acesso a atividades artísticas está principalmente na dificuldade material. Também por isso, ficou a impossibilidade de fazer um curso mais abrangente, não só pelo tempo dispendido com as aulas, mas também por recursos materiais limitados.


Estudo de natureza-morta com arranjos.

Aulas noturnas.

Os primeiros contatos com a pintura.

Participação na Exposição OLHARES DIVERSOS, na Fundação Aperam Acesita, em Timóteo, MG.


As aulas foram ministradas uma vez a cada semana, divididas em duas turmas. Os alunos receberam material para execução das atividades e dois parceiros foram solidários nesse momento (Sinésio Crispim e Darcy Gasparetto), que doaram lápis de cor especiais e papéis próprios para a atividade. A eles, nosso muito obrigado, sempre. Também receberam acesso a livros para pesquisa, material didático necessário para complementar os estudos e imagens referenciais para a execução das atividades. Essas imagens, sempre impressas a cores ou preto e branco, dependendo da necessidade da referência.


Marcione Félix - Lápis sobre papel

Darlone Lopes - Lápis sobre papel

Aislan Pena - Lápis de cor sobre papel

Gerson Camilo - Lápis de cor sobre papel

Antônio Dias - Caneta esferográfica sobre papel

Saimon Douglas - Lápis de cor sobre papel

Mateus Henrique - Lápis sobre papel

O curso teve como prioridade o desenho, principalmente os fundamentos dele, tais como ênfase no estudo de perspectiva, composição e enquadramento, volumes e tons, e cores. As primeiras atividades eram conduzidas dentro de exercícios pré-estabelecidos, que melhor atendessem a expectativa de resultados para aquele momento. Atividades que iam desde a observação ao vivo, de objetos, até o uso de imagens impressas ou virtuais, para o desenvolvimento da atividade. As técnicas se concentraram no grafite, lápis de cor, carvão e tinta a óleo. A partir de certo tempo, com os jovens já familiarizados com o uso das técnicas, cada qual já tinha plena liberdade de escolher sua temática e melhor trabalhá-la.






Depois de mais de um ano de atividades no ateliê na Serra do Luar, foi realizada uma exposição (dias 11 e 12 outubro de 2019) que tinha como prioridade apresentar os trabalhos dos jovens artistas de Dionísio à comunidade. Tal exposição, intitulada ENTRE AMIGOS, foi uma promoção complementar para a Festa de Nossa Senhora do Rosário, tradição anual da cidade de Dionísio. Eles já haviam participado de uma exposição coletiva, na Fundação Aperam Acesita, no mês de agosto, onde os trabalhos foram muito bem aceitos e elogiados e estavam bastante motivados para a mostra de Dionísio.

Antônio Dias, Aislan Pena e Marcione Félix.


A exposição ENTRE AMIGOS contou com trabalhos de 7 alunos de Dionísio e também com obras de vários artistas do Brasil, pertencentes ao acervo de José Rosário. Foi realmente um momento único para os jovens artistas, uma vez que era o primeiro contato da cidade com os trabalhos deles. As escolas estadual e municipal de Dionísio enviaram diversas turmas para apreciar a exposição, uma decisão muito acertada, aliás. O público-alvo é exatamente as crianças e os jovens que formarão a próxima geração da cidade. Todos saíram da mostra com ótima impressão, e muitos estudantes se mostraram interessados em praticar desenho. Numa cidade onde a falta de opção para diversão e atividades extracurriculares é grande, a prática de desenho e pintura se mostraria como uma das melhores alternativas para desenvolver autoestima e promover o enriquecimento cultural, valorizando as raízes locais e desenvolvendo nos jovens o gosto pela sua terra. Num mundo cada vez mais ameaçado por opções degradantes como drogas e vícios, a arte se mostra como uma alternativa poderosa. A socialização é outro fator que não se pode desprezar nesse momento.




A exposição ENTRE AMIGOS marcou o encerramento das atividades de desenho e pintura com a turma desses 7 alunos. Fica o desejo que o projeto continue e descubra novos talentos em nossa cidade. Gostaria de agradecer a todos que puderam tirar um pouco de seu tempo para visitar a mostra e prestigiar os trabalhos desses jovens artistas. Pode parecer pouco, mas uma simples visita e palavras de incentivo é algo que eles precisam bastante nesse momento.

12 comentários:

  1. Até que enfim meu amigo!!!! todos os dias faço a mesma coisa: admiro seus posts antigos e sempre aquela olhadinha em obras de cada dia.... bela matéria,artistas de grande talento...
    Abraços....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vidal, bom dia. Realmente, já era mais que necessário postar algo novo. Voltarei aos poucos por aqui. Grande abraço!

      Excluir
  2. Mais uma bela iniciativa de sua parte, Rosário. Não só a exposição, mas a ideia (e consumação da ideia) de incorporar a arte na vida destes meninos.
    Não podemos mudar todo o mundo, mas podemos fazer a nossa parte e influenciar aqueles que estão ao nosso alcance.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia é mesmo essa, Thiago. Às vezes conseguimos resultados com uns e outros. O importante é não ficar parado. A essência da ideia sempre atinge alguém. Isso é importante.

      Excluir
  3. Parabéns pela iniciativa, Zé. Os desenhos estão ótimos, chancelando o seu trabalho, sempre de alta qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Abrão. A turminha se dedica e já vai atingindo objetivos. Todos sabemos o quanto essa estrada é longa e cheia de desafios.
      Grande abraço!

      Excluir
  4. Parabéns, José Rosário. Belíssimo trabalho. Além de um grande artista, um grande incentivador de novos talentos. O Brasil agradece por iniciativas como essa, certamente de bons frutos num futuro próximo. Belos trabalhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela vinda, André.
      A realidade melhor que queremos deve começar pelas nossas atitudes.
      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Sou eternamente grata a você por ter aceitado o convite e ter proporcionado a esses jovens o resgate da auto-estima. Parabéns pelo empenho! Admiro muito seu trabalho👏👏👏👏👏👏👏🙌

    ResponderExcluir
  6. Menino que coisa maravilhosa, quanto desprendimento, a vida é isso, aprender e ensinar.Parabéns pelo projeto, uma grande iniciativa. Os desenhos ficaram lindos e bem talhados.
    Seguindo seu blog
    Um abraço

    ResponderExcluir