quinta-feira, 4 de agosto de 2011

SPARTACO LOMBARDO

SPARTACO LOMBARDO - Cavalli sull'Appennino
Óleo sobre tela - 50 x 120

Inúmeros motivos me levariam a falar de Spartaco Lombardo. Decidi pelo mais direto e original: meu fascínio e respeito por um dos animais domesticados mais imponentes e majestosos, os cavalos. E, caso eles venham a ter alma, o Spartaco parece ter descoberto uma maneira mais que especial para saber captá-la.

SPARTACO LOMBARDO - Il branco in radura
Óleo sobre tela - 50 x 120

Italiano da cidade de Luino, província de Varese, na Região da Lombardia, onde nasceu a 26 de março de 1958, esse artista já tem uma trajetória de dar inveja a qualquer um. Inveja boa, coisa legal de sentir!

SPARTACO LOMBARDO - La prima neve
Óleo sobre tela - 70 x 140

Spartaco tem uma técnica inconfundível, com um traço bem peculiar e uma escolha de motivos bem criteriosa. Iniciou sua atividade profissional na área da pintura em 1981, e desde essa época, paisagens, naturezas-mortas despojadas e oníricas, e nus femininos que exalam a sensualidade na sua forma mais ingênua, sempre estiveram presentes em sua obra. Mas é a pintura de cavalos que mais me encanta em sua produção.

                                 
Esquerda: SPARTACO LOMBARDO - Mãe e filho - Óleo sobre tela - 70 x 50
Direita: SPARTACO LOMBARDO - Maternidade - Óleo sobre tela - 70 x 50

Os cavalos talvez sejam os animais mais retratados na história da arte. Mas, a sensação de parecer um tema exaurido é logo descartada quando observamos atentamente suas belas composições com esses animais. Ele consegue captar a força e a leveza em imagens muito bem compostas. Isso, sem esquecer dos matizes, selecionados na escolha feliz de ótimos pigmentos.

SPARTACO LOMBARDO - Primeiros contatos
Óleo sobre tela

Não foi desprezada também, a contemporaneidade da técnica. Spartaco traz para os dias de hoje, com muita propriedade, um tema que já é explorado pelo homem desde as suas primeiras representações, ainda quando nossos ancestrais habitavam as cavernas.

SPARTACO LOMBARDO - No banhado
Óleo sobre tela

Temos que reconhecer, a Itália tem mesmo suas cartas na manga!


PARA SABER MAIS:



Um comentário: