sábado, 29 de outubro de 2011

GLÊNIO BIANCHETTI

GLÊNIO BIANCHETTI - Vaidade 
Acrílico sobre fundo sólido - 110 x 49


No último sábado, a noite chovia uma garoa que convidava enormemente ao repouso. Numa daquelas inexplicáveis variações da temperatura, outubro se vestiu de junho, e nada me pareceu mais aconchegante que o conforto do quarto e um bom filme. Um documentário sobre Bianchetti, enviado lá de Brasília, pela Darcy Gasparetto, foi a companhia mais que perfeita para a ocasião.


GLÊNIO BIANCHETTI - Equilibrista
Acrílico sobre fundo sólido - 27 x 15

GLÊNIO BIANCHETTI - Ciranda

GLÊNIO BIANCHETTI - Alongamento
110 x 49

Primeiro gostaria de realçar a qualidade do documentário, que me proporcionou grande satisfação em seus 50 minutos de duração. Com direção de Renato Barvieri e roteiro de Victor Leonard e Paulo Eduardo Barbosa, ficou tão belo e envolvente quanto toda a obra artística ali apresentada.


GLÊNIO BIANCHETTI - Arranjo
Acrílica sobre tela - 32,5 x 25,5 - 1987

GLÊNIO BIANCHETTI - Natureza morta, 2004
Acrílico sobre fundo sólido - 75 x 55

Glênio Bianchetti nasceu em Bagé, no Rio Grande do Sul, em 1928. Não tenho o menor receio em afirmar que se trata de um dos maiores artistas vivos do Brasil, com uma trajetória invejável, dono de uma produção coerente e acima de tudo consistente.


GLÊNIO BIANCHETTI - Flores roxas na praia
Acrílica sobre duratex - 76 x 55

GLÊNIO BIANCHETTI - Composição com flores
Óleo sobre tela montada sobre madeira - 220 x 160 - 1994

Fiel ao expressionismo que lhe deu fama, nunca desvinculou sua arte daquilo que mais acredita, ao compromisso social e também nacional. Os primeiros passos estão lá na década de 40, quando ao lado de Clóvis Chagas e Glauco Rodrigues, montam o chamado Grupo de Bagé, sob orientação de José Moraes. Em 1947 vai estudar no Instituto de Belas Artes, em Porto Alegre e um ano depois, participa de sua primeira exposição coletiva, na Galeria de Arte do Jornal Correio do Povo.


GLÊNIO BIANCHETTI - Moça sentada
Acrílico sobre fundo sólido - 53 x 39

GLÊNIO BIANCHETTI - Mãe e filho
Acrílico sobre fundo sólido - 39 x 27

GLÊNIO BIANCHETTI - Piquenique
Acrílica sobre compensado - 160 x 110 - 1993

Os frutos mais consistentes nasceram da parceria que fez com Carlos Scliar, Vasco Prado, Danúbio Gonçalves e Glauco Rodrigues, quando fundaram em 1950 o Clube de Gravura de Porto Alegre. Foi por intermédio dessa união que diversos trabalhos seus renderam bons intercâmbios com gravadores mexicanos. Passou praticamente toda a década de 50 em atividades no sul e em 58 participou da delegação brasileira na I Bienal do México.


GLÊNIO BIANCHETTI - Garotos
Acrílica sobre madeira

GLÊNIO BIANCHETTI - Barcos - 1993

GLÊNIO BIANCHETTI - São Francisco

Um dos trechos mais marcantes do documentário e que talvez seja um dos fatos mais importantes para Bianchetti, foi a sua transferência para Brasília, em 1962. Havia um sonho, uma utopia mesmo de se formar por lá “a melhor universidade do mundo”, como disse o próprio Bianchetti. Não faltaram esforços de vários artistas e intelectuais que se estabeleceram por lá no mesmo período. Questões ideológicas, no entanto, apressaram o desligamento de vários integrantes desse corpo de sonhadores que buscavam mudar o ensino das artes no Brasil. O regime militar não poupou nenhum dos revolucionários. Após vários dias de prisão, todos se desligaram de suas atividades. Em função disso, começa a produzir tapeçarias, em 1967. Independente dessas circunstâncias, a ida para o centro oeste brasileiro, faz com que incorpore cores bem marcantes do cerrado brasileiro em suas obras.


GLÊNIO BIANCHETTI - Canto de sala
Óleo sobre tela colada sobre madeira - 110 x 110 - 1988

GLÊNIO BIANCHETTI - Lázaro
Têmpera sobre madeira - 1959 - Acervo do MARGS

GLÊNIO BIANCHETTI - Jogo do osso
Xilogravura - 1955 - Acervo do MARGS

Já em 70, retoma as atividades educativas e em 71 colabora para a criação do Museu de Arte de Brasília. Dois fatos muito significativos da década de 70: uma individual em Roma e a escolha de uma obra sua para homenagear o presidente francês Giscard d’Estaing, quando este visitou o Brasil em 78.
O artista Bianchetti sempre esteve em intensa participação na vida política do país. Na década de 80 produz cartaz para a constituinte, e se envolve ativamente na campanha pelas Diretas Já! e na campanha presidencial de 89.
Todos os reconhecimentos merecidos vieram na década de 90, com diversos prêmios, medalhas e condecorações.



                               
                           

                              

Recentemente compôs uma Via Sacra para uma igreja em Bagé, sua terra que nunca abandona. Releu o tema com sua originalidade única, representando o Cristo solitário, nos seus passos finais. Mas fez isso sem apologia à violência e em nenhuma estação representou o sangue.

Glênio Bianchetti em seu estúdio


Encerro com uma citação de Ferreira Gullar: “Não há dúvida que estamos diante de um artista em quem a vocação de pintor e a entrega sem reservas a essa vocação definem a verdade da obra. Hoje, quando o improviso se sobrepõe à busca criativa e o conceito substitui a obra propriamente dita, um artista como Glênio Bianchetti reafirma a vertente criadora que se funda na linguagem da pintura. Nela e dela nascem as imagens e os significados que constituem as vozes silenciosas desta arte milenar”.


6 comentários:

  1. Muito belo o trabalho dele!E bela matéria Rosário, gostei muito de conhecer esse grande artista.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Leonardo. Bom vê-lo por aqui. Obrigado pela visita de sempre!

    ResponderExcluir
  3. Olá Rosário ..., vc sempre nos surpreende com artistas e textos maravilhosos!!gostei muito de conhecer Bianchetti e sua maravilhosa obra !!abraços;
    Beth Ferraz.

    ResponderExcluir
  4. Olá Beth, tenho me surpreendido pelo Bianchetti ainda não ser tão conhecido do grande público.
    Ainda bem que podemos compartilhar coisas boas assim.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosário,
    Conheci Bianchetti através da obra Ciranda. Coisa linda... cheguei até a incorporá-la na dissertação de mestrado q fiz sobre saúde mental e trabalho.
    Adorei seu texto e fiquei curiosa sobre o documentário.
    Pena q ñ consegui encontrar o doc aqui em Belém (PA), onde moro.
    Terias alguma dica de como eu poderia adquirir uma cópia/exemplar desse doc?
    Andréa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andréia, infelizmente não sei como pode conseguir o documentário. O meu veio como um presente da Darcy Gasparetto, lá de Brasília, que conhece pessoalmente o Glênio.
      Se souber de algo, falarei a você.
      Abraço!

      Excluir