quarta-feira, 2 de novembro de 2011

CLYDE ASPEVIG

CLYDE ASPEVIG - Beaver Creek
Óleo sobre tela - 60,96 x 76,2

CLYDE ASPEVIG - Reflexos e folhas caídas
Óleo sobre tela - 60,96 x 45,72

Provavelmente uma grande parte dos atuais paisagistas de todo o mundo, tem em Clyde Aspevig uma das figuras de maior respeito e o símbolo de uma nova face da representação paisagística contemporânea. Aprendi a admirar, há algum tempo, o trabalho desse grande artista americano do estado de Montana. O que primeiro me atraiu em sua obra foi a sutileza das gradações de tons neutros tão bem equilibrados. Não há um contraste gritante em sua obra, nunca. As luzes refletidas sempre criam uma sensação de ambiente natural, e certamente tudo que se possa ver dele em livros e internet, jamais irá corresponder com o frescor e o impacto de sua obra ao vivo.


CLYDE ASPEVIG - Cabeceira do Rio Bow
Óleo sobre tela - 101,6 x 127

CLYDE ASPEVIG - Pass Lake, 2007
Óleo sobre linho - 91,44 x 101,6

Há uma cumplicidade ímpar entre esse artista e a sua terra de origem. Montana desfila por suas obras em planícies, montanhas, rios, céus vastos e uma variada vegetação. Aspevig gosta de lembrar que foi abençoado por começar ali e praticamente se formar isolado ali. Segundo ele mesmo, “o vácuo no qual cresceu, não lhe permitiu pintar clichês”. De cavalete às costas, que é o que mais gosta de fazer, segue incansavelmente retratando as Montanhas Rochosas, fiordes na Escandinávia (não se esquecendo que é descendente de noruegueses) e cenas da Toscana, na Itália.


CLYDE ASPEVIG - Glacier Park, Monte Henkel
Óleo sobre tela - 91,44 x 101,6

CLYDE ASPEVIG - Tapeçaria da Califórnia
Óleo sobre tela - 60,96 x 91,44

O ambiente familiar muito propício para a arte é o que incentivou o pequeno Clyde em sua carreira. O próprio pai, um prático agricultor de mente aberta, comprou a primeira obra do próprio filho aos 12 anos de idade.


Lago escondido no Glacier National Park, fotografia.

CLYDE ASPEVIG - Lago escondido no Glacier National Park
Óleo sobre tela

Para Aspevig, suas obras não são apenas o resultado árduo de seu trabalho, são também velhos amigos e lembranças imortalizadas de lugares que experimentou em suas caminhadas. Diz categoricamente: “Eu vejo a natureza como sendo muito mais poderosa do que imaginamos”. Suas pinturas não são apenas peças de um conjunto teatral destinadas a reforçar a mitologia regional, mas a evocação de lugares que ele percebe que vão desaparecendo durante sua vida. Se há uma missão para além da tela em seus esforços criativos, é simplesmente um desejo de chamar a atenção para o valor atemporal, intrínseco em todo ambiente natural. Tudo que representa é simplesmente a natureza, não distorcida pelos filtros de aculturação.


CLYDE ASPEVIG - Luz e sombra
Óleo sobre tela - 50,8 x 60,96

CLYDE ASPEVIG - Num canto do jardim
Óleo sobre tela - 101,6 x 91,44

Na sua execução, há uma luta constante em criar algo sempre belo e harmônico, objetivo aliás, que percebemos desde os seus mais simples esboços até os trabalhos mais elaborados. Vai produzindo nuances sutis de textura e ritmo, com tamanha desenvoltura, que somos imediatamente capturados por suas obras. Não são apenas admirações passionais de momento, seu trabalho encanta ainda mais, quanto mais se observa e se deixa absorver por ele. Todo trabalho seu, como ele próprio afirma, “é uma luta e ao mesmo tempo uma viagem”. O destino é sempre uma festa prolongada de descobertas para todos aqueles que o observam.


CLYDE ASPEVIG - Caribe
Óleo sobre tela - 71,12 x 91,44

CLYDE ASPEVIG - Pescadores de Santa Lucia - Óleo sobre tela - 76,2 x 101,6

CLYDE ASPEVIG - Yellowstone River
Óleo sobre tela - 50,8 x 101,6

Mesmo com apurada técnica e aparente domínio das intenções no uso de seus materiais, deixa bem claro que todo artista nunca pode deixar a técnica substituir o conceito essencial da pintura. Sua própria conexão física e espiritual com o lugar do sujeito e do tempo, surge na tela. Uma transformação que vai sendo saboreada enquanto o trabalho toma forma.


CLYDE ASPEVIG - Indo para a trilha do sol
Óleo sobre tela - 101,6 x 127

CLYDE ASPEVIG - Luar na vista da Mesa
Óleo sobre tela - 127 x 182,88

“Eu uso a música o tempo todo em minha pintura”. O espectador atento vê e sente as pinceladas correspondentes às notas musicais e aos movimentos de sua composição. Por isso, há uma justa correspondência entre espaço, ritmo e harmonia, que não acontecem por acaso. Vem bailando da alma, numa conexão sincera com aquilo que vê e que interpreta. O resultado é a manifestação etérea, ainda táteis, do artista e das forças naturais.


CLYDE ASPEVIG - Mistério no Canyon
Óleo sobre tela - 1995

CLYDE ASPEVIG - Mistério no Canyon
Óleo sobre tela - 1995

“Pinturas tornam símbolo de tudo que somos”, afirma Aspevig. Enquanto a evidência sugere, até agora, que a Terra tem sofrido milênios de loucura humana, ele está cada vez mais ciente da fragilidade da vida, e como a civilização industrializada tem alterado, tão rapidamente, montanhas inteiras, rios, desalojado animais e destruído florestas. O que ele faz, como artista, é preservar, pelo menos na tela, um pouco do melhor que ainda resta do Novo Mundo, ao absorver os ensinamentos dos mestres do Velho Mundo.


CLYDE ASPEVIG - O oeste americano
Óleo sobre painel - 50,8 x 60,96

CLYDE ASPEVIG - Primavera
Óleo sobre tela sobre painel - 60,96 x 60,96

Numa rotina de viagens intensa, tenta manter uma outra rotina, pintar tanto quanto pode a cada dia. Reserva os dias de inverno para os trabalhos de estúdio, como fizeram tantos outros artistas do passado, que iniciaram o trabalho em plein air.


CLYDE ASPEVIG - Sombras em azul
Óleo sobre tela - 121,92 x 162,56

CLYDE ASPEVIG - Travessia da velha estrada
Óleo sobre tela - 50,8 x 76,2

Aspevig dá uma definição muito interessante sobre inspiração: “Se você for uma pessoa curiosa, qualquer coisa pode levá-lo a deixar motivado, e criar algo. Inspiração é ter domínio, o máximo possível, sobre o ambiente natural. É conhecê-lo intimamente”. Por isso às vezes se irrita quando é indagado sobre a possível facilidade com executa sua obra. Deixa claro que seus 35 anos de carreira não se formaram sozinhos. Muitas pessoas não percebem tudo que ocorreu para que pudesse atingir esse ponto.


CLYDE ASPEVIG - Vista de Silver Creek
Óleo sobre tela - 91,44 x 152,4

                                              
À esquerda: CLYDE ASPEVIG - Tarde de outono
Óleo sobre tela - 91,44 x 101,6
À direita: CLYDE ASPEVIG - Árvores ao longo do Rio Yellowstone
Óleo sobre tela - 60,96 x 91,44


Um sério defensor da vida natural, faz parte do conselho de administração da Prairie American Foundation. Tem orgulho em afirmar que estão criando uma das maiores reservas animais, em cerca de 48 estados. Como hobbie, passa horas da manhã lendo algo, geralmente não-ficção e ciência.


PARA SABER MAIS:

8 comentários:

  1. Belissimo o trabalho dele! me lembrou os trabalhos do T.Allen Lawson (http://tallenlawson.com/)
    Abraço!

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  2. Valeu, Leonardo. Obrigado por passar aqui.
    Grande abraço!

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  3. De grande valia foi ler e ver estas artes.Abraços!!

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  4. Quila, bom que tenha acrescentado algo. Obrigado pela visita.
    Grande abraço!

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  5. Parabéns pelo belo trabalho! o site é maravilhoso !

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  6. Parabéns pelo belo trabalho! aguardo sua visita no meu site www.marcelocamargoart.com

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    1. Obrigado, Marcelo. Pode deixar, passarei por lá!

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    2. Depois deixe o endereço de sua página aqui, meu amigo. Não consigo acessá-lo apenas com o link de seu perfil. Grande abraço!

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