sábado, 1 de outubro de 2011

JÉSUS RAMOS

JÉSUS RAMOS - Rio das Velhas
Óleo sobre tela - 60 x 80

Definitivamente, Belo Horizonte é uma metrópole “caipira” de incalculáveis mistérios e tesouros. Ainda que o mercado de arte da cidade seja quase todo voltado para o Modernismo e Construtivismo de décadas do século XX, é possível encontrar em várias galerias, “pérolas” muito bem escondidas, às vezes raras. Entre essas descobertas, de uma maneira mineiramente sutil, estive em contato com a obra de Jésus Ramos, no início da década passada. Já tinha referências suas, aliás, muito bem comentadas por Wilson Vicente, com quem Jésus saiu por vários anos, na captura de cenas em plein air nos arredores da capital.

JÉSUS RAMOS - Manhã pitoresca no Rego dos Carrapatos
Óleo sobre tela

JÉSUS RAMOS - Paisagem com bambu e beira de rio
Óleo sobre tela

Chamou primeiramente a atenção, nos trabalhos de Jésus, a identidade mineira marcante, numa das formas mais brejeiras e diretas que já vi na abordagem desse tema. Há uma mistura de Naturalismo e Romantismo, dando à obra um aspecto etéreo, com uma suave distorção da realidade, mas com uma identidade realista ainda marcante à ela. Suas diversas nuances criam cenas bucólicas, onde a maciez dos volumes e um colorido bem particular, nos prendem imediatamente aos seus efeitos.

JÉSUS RAMOS - Nascente
Óleo sobre tela - 80 x 100

Jésus Ramos nasceu em Belo Horizonte, no dia 1º de dezembro de 1956. Já é longa sua caminhada com as artes, iniciando desde pequenino, o interesse por desenho e pintura. Certamente o convívio num ambiente onde a paisagem é naturalmente inspiradora, o levou a escolher esse tema como o seu cartão de visitas. Foi pelo tema paisagístico que nos comunicamos pela rede, e desses primeiros contatos acabei encomendando uma cena de Dionísio, hábito que tenho feito e parece estar virando um hobbie, ter algo de minha cidade sob a ótica de outros artistas. Só agora estou conseguindo concluir essa matéria com ele, não que seja por falta de insistência minha, mas o Jésus tem um jeito bem mineiro de conduzir as coisas. Vou deixar a própria fala do Jésus, explanar um pouco mais a sua trajetória, suas intenções, perspectivas e o meio que o formou.

JÉSUS RAMOS - Minas em temporada de ipês
Óleo sobre tela - 60 x 100

JÉSUS RAMOS - Estrada em Conceição de Minas, Dionísio
Óleo sobre tela - 50 x 70 - Acervo de José Rosário

Quando começou com a arte?
“Desde criança e na minha adolescência desenhava e coloria sem compromisso. Aos meus dezoito anos decidi pintar com mais atenção e estudo. Mas, a arte dita moderna, de vanguarda, feita nas Escolas da UFMG e Guinard não me agradava. Claro que os professores e alunos daquelas escolas faziam e fazem trabalhos inegavelmente bons e de primeira qualidade. Era só questão de gosto, e nos meus dezoito anos eu já conhecia pinturas do Edgar Walter, Benedito Luizi, João Ornelas, Amarilis Chaves, Ramon Conde e outros e que me agradavam muito mais.

JÉSUS RAMOS - Carreando milho
Óleo sobre tela - 90 x 130

JÉSUS RAMOS - Serra da Moeda
Óleo sobre tela - 90 x 130

Teve professores no início? Quais? Até que ponto influenciaram em seu trabalho?
“Claro que tive professores, graças a Deus. Admiro aqueles que se dizem autodidatas. Deve ser muito sofrido não ter professor.
Meus  professores: Raimundo Costa e Alberto Braga.
Eu cito esses dois como meus principais professores. O Raimundo como disse no item anterior foi meu primeiro professor, depois freqüentei o atelier de pintura do Sr. Alberto Braga. Com Sr. Alberto aprendi muitos segredos e o vocabulário próprio da pintura.
Eu gosto de citar o Wilson Vicente como meu outro professor. Mas, o Wilson não foi um professor formal. Tenho muitas saudades do tempo que eu acompanhava o Wilson para fazermos pintura ao ar livre, isto em 1976 a 1978.  Eu não pintava nada, apanhava mais do que cachorro sem dono, o Wilson já era “Cobra criada”.  Com ele aprendi enxergar o mundo colorido e como funciona o uso das três cores básicas.  Muitos acham que eu fui aluno do Edgar Walter, infelizmente não fui. Tive contatos com Edgar, ouvia-o comentar sobre pintura, pintores  e procedimentos, algo sobre colorido e só. Foi uma pena. Quando eu conheci Edgar ele já não estava tão animado com alunos. Mas freqüentando o atelier do Sr. Alberto Braga foi muito importante para mim, lá tive oportunidade de ter contato com vários pintores e suas teorias inclusive, o Edgar, que era como irmão do Sr. Alberto. Para quem não conhece o Raimundo Costa e Alberto Braga eles estão no livro do Edgar Walter. O Raimundo está representado em uma pintura soberba do Edgar Walter na pagina nº. 141”.
JÉSUS RAMOS - Queimada
Óleo sobre tela - 60 x 100

JÉSUS RAMOS - Estrada
Óleo sobre tela

JÉSUS RAMOS - Quaresmeira no Rego dos Carrapatos
Óleo sobre tela

Qual sua visão sobre a arte no Brasil e em Minas?
Vai bem, tanto a arte no Brasil como em Minas. Vejo que os artistas contemporâneos formados, nas escolas atuais, seguem o que acontece atualmente no mundo com muita facilidade, hoje com advento da internet as idéias e informações estão facilmente globalizadas.  Vejo que os artistas mineiros estão em evidencia, tanto os ditos tradicionais como os  ditos modernos.

JÉSUS RAMOS - Colhendo cana
Óleo sobre tela - 90 x 130

JÉSUS RAMOS - Serra da Bocaina
Óleo sobre tela

Há artistas que considera como referência? Poderia citar? (Quero fazer uma ressalva quanto à resposta enviada pelo Jésus. Ele fez questão de não esquecer de ninguém, dos mais distantes aos mais próximos, uma lição para todas as pessoas que em algum momento esquecem suas raízes).
“1 – Raimundo Costa, Alberto Braga, Wilson Vicente.

2 – Picasso – Não por seus trabalhos modernos. Mas por toda sua trajetória. Picasso desenhava divinamente e pintou quadros clássicos lindíssimos que são poucos conhecidos e  poucos divulgados.

 - Portinari – Pelo mesmo motivo de Picasso. O quadro que lhe deu premio de viagem a Europa é um trabalho totalmente acadêmico que também não é divulgado.

4 – Bianco – Foi assistente de Portinari. Bianco ainda está na ativa, possuidor de técnica soberba. Se eu tivesse condição financeira compraria toda sua produção.

3 – Outros artistas que eu curto  - Raimundo Costa, Alberto Braga, Sebastião Fonseca,John Constable, Jacob Van Ruisdael, Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Raphael, Paolo Veronese, Giovanni Batista Tiepolo, Gianni Maimeri (Pintor e fundador da fabrica produtos Maimeri),   Eugéne Boudin, Pedro Americo, Victor Meirelles, Dall’Ara, João Batista da Costa , Oswaldo Teixeira, Oscar Pereira da Silva, Parreiras, Vinet, Castagneto e todos demais do Grupo Green, Edgar Walter,  Mary Cassat, Almeida Junior, Rodolfo Amoedo, William Bouguereau, Sargent, Rembrandt, Monet, Sisley, Vermeer, Ticiano, Vélazquez,  Joaquim Sorolla, Bartolomé Esteban Murillo, Gustave Coubert e Albert Bierstadt.
4 – Ainda em atividade – Bianco, Scott Burdick, David A. Leffel , Kathryn Stats,  Virgilio Dias, Alexandre Reider, Euclides Bottaro e Amarilis Chaves.
5 – E Principalmente todos meus amigos – João Bosco Campos, João Ornelas,  José Rosário, Rui de Paula, Mauro Ferreira, Cláudio Vinícius, Elvécio Moraes, Rubens Vargas,  Luiz Pinto, Luiz  Armond, Sebastião Eduardo, Florêncio, Alcides Marques, Jupira, Ivanio Cristelli, Hilton Costa, João Barcelos, Frederico Bracher e Xico Fernandes”.

JÉSUS RAMOS - Terras de Minas
Óleo sobre tela
Prêmio Maimeri - Primeiro lugar em 2009

O mês de junho de 2009 tem um importante significado na carreira de Jésus Ramos. Foi quando recebeu o Prêmio de Pintura Maimeri – Casa do Restaurador 2009, patrocinado pela Casa do Restaurador de São Paulo e pela fábrica de produtos artísticos Maimeri, na Itália. Jésus foi classificado em 1º lugar na categoria paisagem, com a obra ilustrada acima. Além dos prêmios materiais incutidos à cerimônia, também ganhou uma viagem para visitar as instalações da Maimeri, na Itália.

Agradecimentos especiais ao Jésus Ramos pela contribuição particular dos dados.

PARA SABER MAIS:

14 comentários:

  1. É com prazer que atualizo meus parcos conhecimentos a bem da arte nacional nesta enciclopédia ambulante que o Sr. José Rosário, o que posso dizer novamente? Vou ser repetitivo e acho que sempre serei... Maravilha de entrevista José, és de fato uma grande pessoa e grande artista. Deus te abençoe sempre!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela vinda, Gianni. Méritos do Jésus, que tem um trabalho de excelência.

    ResponderExcluir
  3. Que bacana! Tenho que concordar com o Jesus, não ter professor é muito ruim, primeiro por errarmos demais em caminhos que um professor facilmente nos teria feito evitar, segundo, por não ter a deliciosa oportunidade de conviver entre os semelhantes, compartilhar e aprender uns com os outros, no meu caso, essa experiencia se torna exclusivamente virtual, que como todos devem saber, não é a mesma coisa do que ao vivo! rs
    Bela postagem Rosário, o trabalho do Jesus é incrível, cada dia mais eu me entusiamo com a paisagem vendo tantos talentos desse gênero no Brasil.
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Leonardo. Também quebro cabeça até hoje, pela falta que as aulas me fizeram. Mas, vamos seguindo.
    Grande abraço. Bom que tenha vindo por aqui!

    ResponderExcluir
  5. sinto, dentro de uma jaula cheio de fera´´´,,
    aqui só tem ´´fera´´.
    essa escola ,,,é boa demais,,,uai,olha só,,
    essa matéria acima,,obrigado josé rosário.

    ResponderExcluir
  6. DILETO AMIGO : EXCELENTE POSTAGEM. SEU BLOG É IMBATÍVEL E UM VERDAEIRO CENTRO DE CULTURA.
    Edmundo Machado

    ResponderExcluir
  7. Edmundo, obrigado por participar mais uma vez por aqui. Muito bom receber sua presença!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Prezado José Rosário, parabéns por esta bela postagem sobre este grande pintor mineiro - Jésus Ramos. Abraço José de Jesus.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado, José, pela sua visita e pelo comentário sobre o Jésus, um grande artista realmente.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Caro amigo, como é prazeroso desfrutar dessas imagens pintadas por Jésus Ramos e por todos vocês mineiros. Oh! terra abençoada,quem te conhece não esquece jamais.
    Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  11. Olá Clóvis, fico feliz quando deixam sempre alguma mensagem de incentivo, principalmente vinda de um grande artista, assim como você.

    ResponderExcluir
  12. parabéns vc e perfeito,gosto de pintar e me inspiro muito em suas telas, parabéns. diegosilvasco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Parabéns José Rosário, desde que morava em Ipatinga de onde fiz contato uma vez contigo, admiro teus trabalhos e hoje quero parabenizar também pela riqueza desta matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisco, eu que agradeço sua presença.
      Um grande abraço!

      Excluir