sábado, 21 de janeiro de 2012

ZYABLOV

ZYABLOV - À deriva - Óleo sobre tela - 75 x 95

ZYABLOV - Vapor de água - Óleo sobre tela - 110 x 120

Desde que vi, pela primeira vez, os trabalhos de Zyablov, estava ensaiando fazer essa matéria. Chamaram a atenção, desde o início, não apenas a cumplicidade com o tipo de trabalho que venho desenvolvendo atualmente, mas principalmente a consistência e a maturidade com que já se mostram os trabalhos deste jovem artista russo.


ZYABLOV - Outono de ouro - Óleo sobre tela - 75 x 100

ZYABLOV - Ravina - Óleo sobre tela - 75 x 95

ZYABLOV - Noite - Óleo sobre tela - 75 x 85

O que constatamos em artistas russos contemporâneos, principalmente os paisagistas; como é o caso de Zyablov; é que seus temas ganharam um aspecto mais subjetivo, introspectivo e contemplativo acima de tudo, com um caráter que tende sempre a evocar a natureza e suas belezas. Desvencilharam bastante da tendência realista e anarquista que tanto evidenciaram os trabalhos de artistas russos de meados do século XIX e quase todo o século XX. Não que tenham perdido o engajamento político; uma marca de cada cidadão russo; mas que a visão de tais artistas atuais, tenha ultrapassado as fronteiras de seu país e ganhado um aspecto mais universal.


ZYABLOV - Dezembro - Óleo sobre tela - 75 x 90

ZYABLOV - Pátio em Odessa - Óleo sobre tela - 75 x 100

ZYABLOV - Arco-íris - Óleo sobre tela - 75 x 100

Jaroslav Igorevich Zyablov nasceu em Moscou, no ano de 1977. Felizardo, é mais um entre vários artistas de uma família com o nome já estabelecido. Os estudos com arte começaram em 1991, mas só em 1996 se matricula na Academia Russa de Pintura, Escultura e Arquitetura. Nessa entidade, participa de várias coletivas entre alunos e em 2002 promove a sua primeira exposição individual, já obtendo grande respeito de crítica e aceitação pública de seu trabalho.


ZYABLOV - Degelo - Óleo sobre tela - 150 x 200

ZYABLOV - Domingo - Óleo sobre tela - 35 x 70

ZYABLOV - Vinhedos na Criméia - Óleo sobre tela - 35 x 50

Zyablov vem galgando sua trajetória com muita consciência e já possui admirável acervo. Também já participou de diversas publicações de livros, catálogos e revistas destinados ao público artístico. Com especial atenção para a participação que fez em 1000 Artistas Russos, uma grande coleção de paisagens produzidas na Rússia, lançada pela Academia Russa de Pinturas, Esculturas e Arquitetura; e também na série de publicações com dicas de pintura de paisagem na revista Young Artist.


ZYABLOV - Ramenki em abril - Óleo sobre tela - 60 x 90

ZYABLOV - Aproximando a primavera - Óleo sobre tela - 60 x 70

ZYABLOV - Silêncio - Óleo sobre tela - 75 x 85


Convido todos vocês a olharem atentamente o trabalho desse jovem e promissor artista. Complete essa visita em seu site, onde encontrarão um farto e rico material.


Zyablov durante plein air em Suzdal.

PARA SABER MAIS:

4 comentários:

  1. José com certeza o nome de ZYABLOV será coroado, pois o seu trabalho tem a pureza dos grandes artistas... belo trabalho mais uma vez meu amigo, felicidades!

    ResponderExcluir
  2. É só uma questão de tempo, Raimundo.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. JOSÉ ROSÁRIO,ESTOU COMPLETAMENTE ESTARRECIDA E MARAVILHADA COM SEU SITE,ESTOU A HORAS LENDO,APRENDENDO E APRECIANDO A VERDADEIRA ARTE,A DE SE DOAR,TODOS OS COMENTÁRIOS,TODOS OS ENSINAMENTOS,TODAS AS DICAS,TODA A CULTURA ATRAVÉS DAS BIOGRAFIAS,NÃO SEI O QUE DIZER,MAS AGRADEÇO A DEUS POR EXISTIREM PESSOAS COMO VOCÊ,HOJE MINHA VIDA INTERIOR MUDOU,COM A SUA AJUDA,COM OLHOS RASOS DE LÁGRIMAS E UM NÓ NA GARGANTA,TE DIGO QUE AINDA SEREI UMA GRANDE ARTISTA,POIS A MUDANÇA DE VISÃO DEVO A VOCÊ,QUE SEM SABER ESTÁ MUDANDO UMA VIDA,TE AGRADEÇO DE TODO CORAÇÃO PELA OPORTUNIDADE DE APRENDIZADO,MAS AINDA TENHO MUITO QUE LER E VER POR AQUI,VOLTAREI VÁRIAS VEZES,MAS DESDE JÁ TE DEIXO MEU FRATERNO ABRAÇO,E MEU ETERNO AGRADECIMENTO PELO QUE TU ÉS...ROSY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosy, o blog nasceu exatamente por isso. Havia tanta coisa pra ser dividida, tanta coisa que vou aprendendo todos os dias, nos contatos que faço com os artistas. Era impossível não passar isso à frente.
      Obrigado pelas suas palavras de apoio. Vamos seguindo, procurando dividir sempre o que for possível.
      Grande abraço!

      Excluir