sexta-feira, 29 de junho de 2012

JESSER VALZACCHI


JESSER VALZACCHI - Melodia solitária - Óleo sobre tela- 120 x 126 - 2012

JESSER VALZACCHI - Lembranças
Óleo sobre tela - 60 x 80 - 2009

Ter na família alguma referência para as artes é uma segurança que é privilégio para poucos. Ainda mais se a família já tem uma tradição que atravessa gerações e que impõe um respeito pelas propostas apresentadas pelos seus membros. É o que acontece com os Vazacchi, que há décadas vem apresentando seus artistas ao cenário artístico brasileiro. Com raízes fincadas na Itália, seguem uma tradição acadêmica e também algumas tendências impressionistas.

JESSER VALZACCHI - Cantinho da costura - Óleo sobre tela - 130 x 100

JESSER VALZACCHI - Triste realidade - Óleo sobre tela - 80 x 100 - 2011

Por assim dizer, Jesser Valzacchi é filho, sobrinho, neto e bisneto de artistas. Herança que segue honrando o nome da família. É um jovem rapaz nascido no ano de 1983 e que teve sua carreira impulsionada pelo tio Francisco Marcos Valzacchi, no ano de 1997. O ambiente é sem dúvida um formador nato e Jesser soube tirar bastante proveito disso, e já em 1998 intensifica seus estudos sobre pintura e encara a arte como sua profissão. Desde então, Edwil Valzacchi, seu avô, tornou-se sua principal e maior inspiração.

JESSER VALZACCHI - Cristo
Óleo sobre tela - 70 x 50

JESSER VALZACCHI - O trabalhador
Óleo sobre tela - 50 x 40

A formação acadêmica se deu pela prática da observação atenta que fazia constantemente aos membros da família, quando esses estavam em atividade. Além de seus antecessores familiares, Jesser admira os artista Bonner e G. Martins como referências do cenário atual. Podemos perceber em suas obras, as influências indiretas e diretas de muitos outros grandes nomes que foram se tornando referência. Suas obras tem um cromatismo eficiente e uma composição vigorosa, bem precoces para uma carreira tão curta. Há que se atentar pela acuidade no trabalho com as figuras e pelos tons terrosos, uma característica dos trabalhos realistas de final do século XIX, e que foi incorporada por uma grande safra de realistas contemporâneos, revisitada com novas técnicas e especiais efeitos.

JESSER VALZACCHI - Maracujás - Óleo sobre tela - 60 x 80

JESSER VALZACCHI - Estudo com livros - Óleo sobre tela - 70 x 120 - 2010

Jesser já soma a participação em diversos salões de artes, principalmente na cena do interior paulista. Obteve premiações em vários deles, vindo agregar preciosos degraus em seu currículo. Com formação em informática, que muito contribui para uma contemporaneidade em sua linguagem pictórica, também leciona pintura.


PARA SABER MAIS:

4 comentários:

  1. Sou um grande admirador do trabalho de Jesse, seus trabalhos são bem definidos... grande artista! obrigado, mestre José, por tudo ... valeu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez, obrigado a você Vidal, por passar sempre e deixar algo de bom. Grande abraço!

      Excluir
  2. Registro aqui meus agradecimentos ao amigo José Rosário pela matéria .Fazer parte deste blog que é referência para artistas e admiradores de arte e estar ao lado de grandes artista me deixa muito lisonjeado! Obrigado José Rosário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog tem sido apenas uma constatação de muitas boas referências que vou encontrando pelo caminho.
      É uma honra poder encontrar trabalhos como os seus entre o nosso meio.
      Grande abraço!

      Excluir