sábado, 23 de junho de 2012

QUARTO DE BAGUNÇA


Toda casa que se presa tem um quarto de bagunça. Um lugar onde a desordem dá a ordem. De uma certa forma, um quarto de bagunça é como alguma parte do interior da gente. Aquele cantinho onde, não se sabe por qual motivo, evita-se mexer.
Perdeu o uso, vai para o quartinho de bagunça. Dá muito trabalho resolver os problemas na hora que eles acontecem. Os quartos de bagunça deixam esse problemas de molho. Um dia, quem sabe, a coragem incorpora e decidimos resolver aqueles "galhos".
Quem não tem um quarto de bagunça tem, pelo menos, uma gaveta de bagunça em alguma cômoda ou estante. Recibos de contas, papéis que talvez nunca mais serão tocados adoram essa gavetas.
Meu pai, em especial, tinha uma atração fatal para guardar tudo que é "bugiganga". "Quem sabe, um dia...", "Isso pode ser útil!" Falava um "pode" que mais podia ser "nunca". Já o vi comprando algo que precisava, e que já possuía no quarto de bagunça. Peças que a própria mente prega, guardamos por guardar. Pra ficar livre naquela hora. Depois se esquece. Esquecemos de várias coisa quando queremos.
Outro dia, juntando as coisas que ficaram de minha tia, minha mãe falou: "Não tenho coragem de queimar nem jogar fora". Adivinha aonde foi parar? Isso mesmo, no quarto de bagunça. Fica lá, até o tempo se encarregar de destruir com suas traças e cupins. Quando isso acontecer, terá sido tempo suficiente para amenizar a dor da ausência da minha tia. Os quartos de bagunça também servem para isso, dar um tempo ao tempo. É como se fosse proibido a nós mesmos decidir se não queremos mais aqueles objetos lembrando a  presença de alguém que se foi. No quarto de bagunça, esses objetos não são destruídos, são apenas escondidos da nossa presença. Às vezes esbarramos  em alguns deles e toda uma vida vem à tona. Aquele pedacinho de retalho da blusa que alguém mais usava... Aquele vidro de perfume que aprisiona um resto de lembrança... Uns óculos que já não mostram o mundo a mais ninguém...
Quartos de bagunça são tudo. Respeito, saudade, apego, egoísmo, tristeza... Pedaços da vida amontoados fora de lugar.
(José Rosário)



3 comentários:

  1. nosssa fiquei emocionada agora aqui em casa tem um quarto desses tem coisas do meu papito da minha mamae todos ja se foram ficaram só lembranças mais eu gosto tem tambem as bugigangas do marido nao deixa jogar nada mais eu apreendi a rspeitar as bagunças dele eu nao tenho muita bagunça nao vez ou outra faço uma limpa ,mais a vida é assim msmo ne dificio de se desfazer das coisas né.abçs

    ResponderExcluir
  2. sempre há um canto da casa com nossos pedaços... em resumo o quarto de bagunça é a saudade escondida nos livros, fotografias... valeu por lembranças, que para muitos são apenas momentos empoeirados... parabéns,felicidades amigo!

    ResponderExcluir
  3. Vidal e você mais acima, obrigado por passarem e deixarem um pouco de si.
    Grande abraço e ótima semana!

    ResponderExcluir