quinta-feira, 20 de setembro de 2012

POR DENTRO DE UMA OBRA: Helvécio Morais

HELVÉCIO MORAIS - Caminho - Óleo sobre tela - 55 x 85 - 2012

Devo admitir que tenho uma admiração muito grande por todos os artistas ligados à Escola de Edgar Walter, principalmente os mineiros, com os quais convivo. Talvez seja mesmo por causa da cumplicidade com a temática, que estão no meu dia a dia com uma intensidade inevitável. Gosto do colorido, da fatura, da riqueza da paleta, do tema em si...
Helvécio Morais possui todas as características que citei acima e sempre se mostrou bem fiel à essa mineiridade que é nata a todos que pintam por aqui.
Essa cena, detalhada nessa matéria, é uma espécie de arquétipo da paisagem mineira. Tem todos os elementos diretamente ligados a tudo que foi defendido nos ensinamentos do Edgar Walter. É uma imagem de muitas possíveis curvas de qualquer estrada  mineira com as quais ainda podemos nos aventurar pelo interior do estado. A pintura é de um frescor único e realizada com uma maestria digna de poucos paisagistas.







8 comentários:

  1. Estupendo trabalho. Nos remete imediatamente às inesquecíveis obras de Edgar Walter, porém, com cores um pouco mais acentuadas.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Mestre José, devo admitir que depois de conhecer a paisagem de minas tudo mudou, certamente todo esse conhecimento está ligado principalmente a pintura, agradeço a todos vocês que tem nos presenteado com cenas tão belas,felicidades, meu amigo!

    ResponderExcluir
  3. Sara, Márcio Luiz e Vidal, muito agradecido pela visitas de vocês, amigos.
    Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós é que temos que agradecer. Por nos proporcionar imagens tão belas. Principalmente para quem dorme e acorda em uma selva de pedra, e não tem esse privilegio. Amo paisagem, para mim é maravilhoso poder de vez em quando ter contato com a natureza nem que seja através de uma tela! Parabéns!!!

      Excluir
  4. Realmente sus pinturas son maravillosas , colores, luces y sombras espectaculares, soy pintor emergente y aficionado y me gusta el paisajismo, yme gustaria en el agun momento poder pintar como Ud.lo Felicito.

    ResponderExcluir