terça-feira, 23 de outubro de 2012

ARTE EM MINAS: Um novo tempo

JOÃO BOSCO CAMPOS - Paisagem com carro de boi - Óleo sobre tela
Mancha inicial, obra inacabada

João Bosco Campos foi o artista homenageado no primeiro
café com arte promovido pela Contemplo Galeria de Arte.

Artistas participantes do primeiro encontro, em tradicional foto nas escadarias da galeria.

A Contemplo Galeria de Arte dá um passo à frente no quesito incentivo à arte mineira e aos artistas que aqui produzem algo. No último sábado, dia 20, um café e bate-papo com a presença de diversos artistas mineiros do cenário atual, marcaram o que será um novo momento da arte figurativa em Minas Gerais. Esse movimento, que inicialmente tem a intenção de acontecer em um sábado a cada mês (ainda não definido o dia exato), visa resgatar o encontro entre os artistas desse estado, bem como integrar os movimentos que atuam e promovem a arte figurativa de Minas.
O artista homenageado nesse primeiro encontro foi João Bosco Campos, sobre o qual foi lançada a iniciativa de se produzir um livro sobre sua vida e obra, com narrativas dos artistas amigos que acompanharam sua carreira. João Bosco foi um dos expoentes da arte impressionista em Minas Gerais, oxalá um dos nomes mais respeitados da arte brasileira na atualidade. A cada encontro, um tema será escolhido para ser homenageado.
Artistas que estiveram presentes nesse primeiro evento: Hilton Costa, Mauro Ferreira, Luiz Armond, Rui de Paula, Sebastião Eduardo, Davi Jupira, Aroldo Paiva, Rubens Vargas, Batista Gariglio, Wagner Bottaro, Juçara Costta, Léo Brizola, Atacir Costa, Cecília Cunha, Maria Tereza Cunha, Márcia Valadares, Valmir Silva, Damasceno, Júlio Hubner, Daniel Rebouço, Júlio Alves e Vinícius Albuquerque. Infelizmente não pude estar presente, mas não perderei os próximos.
A Contemplo Galeria de Arte está localizada na Rua Barão de Macaúbas, 261, Bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte/MG.
Que a ideia produza bons frutos e que eles perdurem por um bom tempo! 





6 comentários:

  1. A homenagem ao grande João Bosco Campos é muito importante, principalmente pelo amor que demonstrou tanto a esta terra maravilhosa...
    Que a ideia produza bons frutos e que eles perdurem por um bom tempo!
    Felicidades para todos!
    Abração amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A arte sempre andou meio desarticulada, Vidal. Já era em tempo de se iniciar algo que una mais a todos. Grande abraço, amigo!

      Excluir
  2. Excelente iniciativa. Espero que você Zé participe das próximas edições.

    At, William

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, William. Estava terminando material para a exposição de Brasília, não dava pra ausentar mesmo. A data já está próxima e ainda tenho dois trabalhos a concluir.
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Ola Jose, a homenagem mais que merecida a Joao Bosco é um grande artista de minas e a iniciadiva da exposiçao é um grande avanço para nós artistas espero que um dia posso participar com esses mestres da arte brasileira,e nao esquecendo grande sucesso na exposiçao de brasilia,grade abraço amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar, Isaque, avisarei a você sobre o próximo encontro. Espero que a o movimento ganhe força e some pontos para a arte em Minas. Já estamos precisando disso há tempos...

      Excluir