sábado, 26 de janeiro de 2013

SANSÃO PEREIRA



“A perseverança é a energia que mantém o artista na escalada do sucesso, sucesso este que nem sempre é daqueles mais aguerridos no trabalho e sim dos que se conservam trabalhando.” (Sansão Pereira)

SANSÃO PEREIRA - Panorama do Rio - Óleo sobre tela - 1,50 x 3,00

SANSÃO PEREIRA - Salvador - Óleo sobre tela - 2,00 x 1,50

Desconheço os dados de quem sejam os artistas com maiores produções na história da arte, mas não tenho dúvida que um brasileiro figura entre eles: Sansão Pereira. Um acreano, com 65 anos de carreira, e que já produziu mais de 30.000 obras catalogadas. Ganhei um livro sobre seus trabalhos, doado pelo colecionador carioca Antônio Ferreira Lima Neto, que é um amigo particular e grande admirador das obras de Sansão. Foi através dele que tenho conhecido um pouco mais sobre artista que tem um currículo extenso e uma variada produção.

SANSÃO PEREIRA - Figuras na areia - Óleo sobre tela - 0,30 x 0,90

SANSÃO PEREIRA - Praia - Óleo sobre tela - 1,00 x 2,00

Atualmente com 94 anos de idade, ainda continua na ativa, pintando suas grandes telas, uma das marcas de seu trabalho. Com menor intensidade, com certeza, mas ainda tirando um tempinho de cada dia para dedicar àquilo que sempre foi sua maior paixão: pintar. Não há restrições para os temas, todos são bem-vindos, com ênfase para marinhas e naturezas mortas. Uma série com cenas do Rio de Janeiro (Rio Fantástico e Monumental) também faz muito sucesso em sua produção.

SANSÃO PEREIRA - Ao sol - Óleo sobre tela - 1,20 x 1,50

O jovem Sansão deixou sua terra natal, o Seringal Catapará, ainda jovem, lá pelos anos 30. Vai para o Rio de Janeiro e após cursar Engenharia Elétrica, faz seu PHD nos Estados Unidos, manifestando o interesse pelas artes nesse mesmo período. Retorna ao Brasil, instalando-se no Rio de Janeiro, onde constrói uma carreira segura e de sucessos. Sem dúvida, foi a estadia na cidade fluminense que tanto o influenciou nos temas que mais o representaram em diversas partes do mundo: as cenas marinhas. Com barcos, figuras e construções, são uma atração à parte em sua produção. Nunca desvencilhou, porém, de sua terra natal, e a retratou em diversas ocasiões, como no Painel Comemorativo da Revolução Acreana e a Fantasia Amazônica.

SANSÃO PEREIRA - Café - Óleo sobre tela - 1,20 x 1,50

SANSÃO PEREIRA - Ladeira - Óleo sobre tela - 2,00 x 3,00

Várias décadas de estudos em diversas partes do mundo, trouxeram ao artista uma visão bem ampla da arte que se implantou por quase todo o século XX. Estudou em escolas conceituadas e viu movimentos praticamente iniciarem e finalizarem. Construiu sua carreira com um estilo próprio, que foi exatamente a filtragem de todas as tendências com as quais conviveu. Das amizades construídas com artistas de diversas nacionalidades, cultiva em especial em sua lembrança, os tempos convividos com o artista americano Clark Hulings, com o qual cursou em Chicago.

SANSÃO PEREIRA - Arranjo - Óleo sobre tela - 1,20 x 1,50

SANSÃO PEREIRA - Natureza viva - Óleo sobre tela - 2,00 x 2,00

Há que se destacar vários aspectos marcantes na obra de Sansão Pereira, uma em especial o tipo de suporte que prefere, uma tela bem texturizada que cria um contraste bem marcante com sua pintura de características bem fluidas. Explora como poucos os espaços vazios de uma composição e sempre tem uma paleta vigorosa, com cores intensas e contrastes bem arrojados.

SANSÃO PEREIRA - Barcos - Óleo sobre tela - 2,00 x 3,00

SANSÃO PEREIRA - Crianças na praia - Óleo sobre tela - 0,80 x 1,00

A Marinha do Brasil patrocinou a publicação do livro  A Arte de Sansão C. Pereira, lançado no ano de 2011, um apanhado com mais de 800 obras, de vários períodos de sua carreira.

SANSÃO PEREIRA - Cena do Rio
Óleo sobre tela - 1,00 x 1,50

SANSÃO PEREIRA - Figuras na rua - Óleo sobre tela - 0,30 x 0,90

8 comentários:

  1. Muita bleza para se apreciar com a alma, alem de imagens que nos levam a boas reflexões de agradecimento a Deus noss Criador...
    Parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela vinda, Leonor. E pelas palavras de incentivo.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Tenho uma grande admiração pela obra de Sansão, suas obras são belas e diretas... maravilhosas! bom fim de semana, meu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Vidal. Tenha também uma ótima semana, meu amigo!

      Excluir
  3. Ótimo (como sempre) artigo.
    O interessante é sabermos que, mesmo em idade avançada, o Sansão continua produzindo.
    Abraço grande desde aqui.

    S. Quimas
    Artista plástico, designer e escritor.
    http://facebook.com/SQuimas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Quimas, segundo o seu amigo Antônio, ainda continua tirando de uma a duas horas do dia para pintar.
      Grande abraço, amigo!

      Excluir
  4. Oi José Rosário, é Cleber Oliveira. Sobre o Sãssão Pereira só me cabe plagiar a frase típica de Jesus Ramos e dizer: "Mestre é Mestre."
    Apesar de normalmente não postar comentários, estou sempre por aqui.
    Amanhã postarei matéria nova no meu site também, ateliecleberoliveira.com, sobre Heitor dos Prazeres. Dê uma olhada lá.
    Um abraço, caro amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleber, desde já, agradeço a honra de sua postagem por aqui.
      É tão bom ver e conhecer melhor tanta gente boa de nossa terra.
      Passarei pela sua página, com certeza.
      Grande abraço!

      Excluir