segunda-feira, 22 de julho de 2013

PAULO TOSTA

PAULO TOSTA - Contemplação (Mãe do Artista)
Óleo sobre tela - 70 x 50
Medalha de Bronze no Salão de Belas Artes de Piracicaba - 2012

No final do ano passado, um amigo me presenteou com um catálogo de 2012 do Salão de Artes de Piracicaba. Esse respeitado salão do interior do estado de São Paulo é um dos mais tradicionais do país e já conta com uma longa existência, sempre pautando em revelar excelentes nomes da arte figurativa brasileira. O trabalho que ilustra o início da matéria foi premiado com medalha de bronze naquele ano e muito me chamou a atenção pela sua qualidade técnica e pela serenidade da cena. O artista que realizou o trabalho é o Paulo Tosta.

PAULO TOSTA - Gustavo
Óleo sobre tela

PAULO TOSTA - Rosas - Óleo sobre tela

PAULO TOSTA - Cozinha mineira
Óleo sobre tela

Paulo Antônio Tosta nasceu em Orindiúva, no estado de São Paulo, em 1960. Aos sete anos de idade ele se muda para outra cidade paulista, Jaboticabal, que adota como terra natal e onde conclui os seus estudos. Começou cedo na arte, e também bem cedo vieram os primeiros prêmios em desenho e pintura.

PAULO TOSTA - Escalda-pés
Óleo sobre tela

PAULO TOSTA - Paisagem Mineira (Rio do Quebra Azol)
Óleo sobre tela

PAULO TOSTA - VELHO DE ASSIS
Óleo sobre tela - 60 x 80

A necessidade de ampliar o conhecimento e ver de perto os trabalhos de outros artistas, com os quais se identificava, levou Paulo Tosta a visitar vários museus e galerias, nacionais e internacionais. Dessas visitas veio a decisão de dedicar-se mais profundamente à pintura a óleo, quando então recebe os ensinamentos de vários mestres: Phillip Halawell, Zeni Sbile, Ary Salles, Ronaldo Boner Júnior, Clodoaldo Martins e Dante Veloni.

PAULO TOSTA - Conhecimento e Pesquisa
Óleo sobre tela - 80 x 100
Prêmio aquisitivo em Araras

PAULO TOSTA - copos de leite amarelos
Óleo sobre tela

Considera como principal fonte de inspiração e meta a perseguir, os trabalhos do holandês Rembrandt. Formado pela Faculdade São Luís de Jaboticabal, em Matemática e Desenho, Paulo Tosta ainda concluiu mestrado em Desenho Industrial na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp de Bauru. Além de pintar, atua como professor universitário no curso de Artes da Faculdade São Luís de Jaboticabal e na FCAV, ele é Assistente de Suporte Acadêmico III do Departamento de Zootecnia.

PAULO TOSTA - Natureza Morta
Óleo sobre tela

PAULO TOSTA - Pêssegos e uvas
Óleo sobre tela

O artista vem colecionando, há anos, vários prêmios e diversas medalhas em muitos salões dos quais participa. Suas obras podem ser encontradas em diversos países: Argentina, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Itália e Peru. 

PAULO TOSTA - Autorretrato
Óleo sobre tela - 70 x 90

PARA SABER MAIS:


6 comentários:

  1. Olá Mestre José como sempre nos mostrando um pouco mais sobre estes grandes artistas. As obras do Paulo Tosta são belas, e posso dizer que já tive o prazer de admirar suas obras de perto, em exposições aqui da região e fiz questão de cumprimentá-lo, fiquei maravilhado com a obra "Cozinha mineira". Inclusive tive aulas de Educação Artística com professoras que já foram alunas dele. Muito bom conhecer mais sobre este grande Artista em seu blog.


    Marcos Araújo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, é um privilégio ter aulas com artistas do nível do Paulo Tosta. Usufrua ao máximo dessas oportunidades.
      Há um número grande (felizmente) de muitos bons artistas por todo o interior do país. A internet tem sido um veículo importante para que possamos conhecer um pouco de todos.
      Grande abraço e obrigado por vir!

      Excluir
  2. Os trabalhos de Paulo são belos... encantam, parabéns a este grande artista...
    Valeu mestre José, bela matéria...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vidal, bom revê-lo, amigo!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Estou a três anos nessa caminhada, e cada vez mais tenho certeza que isso (tudo isso) que quero pra mim... Venho através desta te agradecer pelo o desenvolvimento cultural que tem abrangido em minha mente através de teu blog... O teu trabalho e de outros grandes artistas tem me inspirado... Obrigado. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Yure. Faço votos que se encante ainda mais pelos caminhos da Arte. Vale a pena!
      Grande abraço, amigo!

      Excluir