domingo, 6 de outubro de 2013

IDENTIDADE


Uma das características principais da Arte Urbana ou Street Art é levar a arte em contato direto com o público, tirando o expor artístico das instituições e galerias. De caráter inicialmente anárquico, esse tipo de expressão tem ganhado cada vez mais adeptos em todo o mundo, que não vêem nela apenas como uma forma de vandalismo (típico das pichações do passado), mas como uma nova expressão artística, adaptada para a realidade e a linguagem dos tempos atuais. É uma arte atemporal, que aproveita dos espaços disponíveis para se criar e expressar. Encontramos Arte Urbana nos lugares mais inusitados, com expressões artísticas que vão desde as estátuas vivas até manifestações teatrais e circenses.


O que já foi no passado um movimento underground, acabou se disseminando em inúmeras formas de expressão e conquistando o respeito de críticos e público. Prova disso é que muitos artistas da street art também estão migrando com suas técnicas e propostas para espaços nunca antes pensados. Não que isso venha em desencontro aos intuitos do movimento, mas porque é sempre bom aproveitar o bom momento que ele está passando. Adaptar o que se faz em outdoor para uma linguagem de galerias e instituições tem surtido um grande efeito e conquistado novos públicos. Mostrando a linguagem da rua dentro de espaços fechados, os artistas da street art revelam suas técnicas e propostas, e acabam conquistando o público acostumado apenas com esses espaços para irem visitar mais sobre esse movimento em espaços abertos.

Gerziel Araújo, Vyrus e Dodô 153.

Na exposição Identidade, realizada na Fundação Aperam Acesita, em Timóteo/MG, três artistas trazem a linguagem e as propostas da rua para o espaço fechado. Numa concepção bem diferente das já realizadas até hoje na instituição, há, além das obras tradicionais, dois grandes murais, pintados especialmente para o espaço e confeccionados dois dias antes da abertura. Característica marcante na exposição é a individualidade das técnicas e estilos, mostrando que a identidade própria e cultural de cada artista está inserida em qualquer tipo de movimento. Todos os três artistas tem grande atividade artística em diversos segmentos: pintura, escultura, mural, instalação e intervenção urbana.
Veja um pouco sobre cada artista:

DODÔ 153

Douglas Fellipe T. de Araújo nasceu na cidade de Timóteo/MG no ano de 1989. Seus trabalhos tem uma identidade direta com a street art, sendo suas expressões bem variadas: intervenções urbanas, pinturas em telas, fotografia, instalação, escultura e ilustração. Há em sua proposta artística, temas que despertam para a espiritualidade e questionamentos da existência humana, visando provocar e apontar soluções sobre o ser humano e o seu papel dentro da sociedade. O artista tem participado continuamente de exposições e acontecimentos em diversas partes do país.







GERZIEL ARAÚJO

Nascido em 1945 e criado na cidade paranaense de Cornélio Procópio, o artista Gerziel Araújo é bem versátil, tendo formações em Educação Física, Química, Língua Espanhola e Artes Gráficas. A arte é constante em sua vida, mas sempre fez isso de maneira despretensiosa e casual. Mais recentemente vem apurando a técnica do nanquim sobre papel couché, que está presente em toda sua produção dessa exposição. Com finos traços e linguagem bem despojada, ele brinca com a arte e convida a todos os seus expectadores para fazerem o mesmo.




VYRUS

Edvandro de Oliveira é o nome do artista Vyrus, que nasceu na cidade de Vila Velha/ES, no ano de 1985. Começou no universo artístico em 1998, com o grafite, passando por vários segmentos paralelos e várias modalidades artísticas até se aperfeiçoar no street art. Tem uma grande atividade artística, vindo a participar continuamente de diversos eventos e exposições em várias regiões do país. Seu trabalho tem um estilo bem marcante, com a exploração constante do ser humano e todas as suas tragédias, fobias, histórias e lutas.




A EXPOSIÇÃO IDENTIDADE PODERÁ SER VISITADA ATÉ O DIA 31 DE OUTUBRO, NO ESPAÇO CULTURAL DA FUNDAÇÃO APERAM ACESITA, NA CIDADE DE TIMÓTEO/MG.

4 comentários:

  1. Tenho uma paixão especial pela Street Art, suas cores ousadas, seus contornos elétricos, nos deixam encantados, a lembrança que tenho,é de um negro pintado em um muro, em Salvador - BA, com um sorriso esverdeado, suas tranças, inesquecível!
    Grandes artistas!
    abraços amigão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma manifestação artística que cada vez mais vem conquistando seu espaço, amigo.
      Grande abraço e obrigado por vir!

      Excluir
  2. Também curto muito essa "urbanização" da arte e que agora está sendo transferida para as galerias. É uma proposta ousada e muito válida!!!! Grande prazer em reencontrá-lo! Abraço enorme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Izabel, bom encontrá-los lá na Fundação, na abertura da exposição.
      Colocar as conversas em dia, sem auxílio da tecnologia, muito bom.
      Grande abraço!

      Excluir