quinta-feira, 20 de novembro de 2014

CARMELO GENTIL

CARMELO GENTIL - Na Feira - Óleo sobre tela - 30 x 50

CARMELO GENTIL - Velas ao sol - Óleo sobre tela - 60 x 50

Por mais que a internet tenha evoluído para nos possibilitar sentir cada vez mais próximos do que está distante, muitas atividades ainda não correm o risco de serem substituídas pelo prazer conseguido ao vivo, no próprio local, sentindo e admirando algo. Admirar um quadro pelo monitor tem as suas praticidades e até algumas vantagens, mas admirá-lo ao vivo é insubstituível. Nas obras de Carmelo Gentil, isso é enormemente perceptível. Seus trabalhos tem texturas, cores e tridimensionalidades que um monitor jamais vai poder oferecer. Tive a oportunidade e felicidade de ver alguns de seus trabalhos no último Salão de Piracicaba e confesso que senti uma emoção única.

CARMELO GENTIL - Colheita - Óleo sobre tela - 24 x 41

CARMELO GENTIL - Metal com Flores
Óleo sobre tela - 60 x 40

Oscar D’Ambrosio encontrou a palavra exata para definir a obra de Carmelo Gentil: criador de atmosfera. Independente da temática e da técnica que venha a utilizar para realizar seus trabalhos, todos eles tem sempre aquela aura de mistério, como se nos escondessem algo que será revelado logo a seguir. E é isso que acontece! Ao viajar em seus trabalhos, logo ele nos revela um mundo de magia e que nos faz sentir bem. Admirar seus trabalhos (principalmente ao vivo) é uma aventura da qual não se consegue esquecer. Por um fator intrigante, sentimos bem diante deles. E mesmo muito tempo depois, continuam a transmitir isso em nossa memória.

CARMELO GENTIL - Veneza - Aquarela sobre papel - 18 x 24

CARMELO GENTIL - Riacho na mata - Óleo sobre tela - 30 x 40

Carmelo Gentil Filho nasceu em São Caetano do Sul, SP, em 1955. Pelas características expressivas e típicas do uso da luz em seus trabalhos, poderíamos classifica-lo com um pintor impressionista, se esse título não fosse restrito a um período histórico. Suas obras, todas elas, tem todos os elementos que remetem aos melhores artistas daquele movimento. Os primeiros passos na aprendizagem da arte foram dados na própria cidade de São Caetano do Sul, na Fundação de Artes da cidade, especialmente com cursos de esfumados em degradê com Marcos Galli Fiorilo e também cursos de desenho, pintura e composição, com Antônio Euclides Rios. Soma-se ao respeito adquirido pelo público técnico e especializado, um grande números de premiações (12 medalhas de ouro, 7 de prata e 7 de bronze) e condecorações diversas.

CARMELO GENTIL - Agora Um Café - Óleo sobre tela - 120 x 140

CARMELO GENTIL - Baixada Santista (vista da serra)
Óleo sobre tela - 120 x 140


Nos trabalhos de Carmelo Gentil pode-se perceber uma preocupação cuidadosa na elaboração da composição, sempre privilegiando a luz como um elemento decisivo em tudo. Massas escuras nos encaminham para pontos estrategicamente escolhidos e estudados. Na liberdade de seus traços, há um rigor quase geométrico de composição. Os tons austeros, típicos das melhores influências europeias, encarregam de fazer o resto. O resultado é realmente cativante, indescritível, tanto em palavras quanto nas imagens que ilustram essa matéria.


PARA SABER MAIS:





3 comentários:

  1. Sempre um prazer ler tuas matérias. Leveza e consistência convivem em grande harmonia.
    Luz e paz. Grande abraço de aqui.
    S. Quimas
    Artista plástico, designer e escritor.
    http://quimas.blogspot.com
    https://facebook.com/SQuimas

    ResponderExcluir
  2. Sou um grande admirador dos trabalhos de Carmelo Gentil, seus tons são maravilhosos... inconfundível!
    Belíssima matéria meu amigo! parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Muito grato pelas vindas, meus amigos Quimas e Vidal.
    Um grande abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir