domingo, 16 de novembro de 2014

PETER BARKER

PETER BARKER - Próximo a Lyndon - Pastel sobre papel - 38,1 x 58,42

PETER BARKER - Por de sol - Óleo sobre tela - 45,72 x 66,04

Quase todas as terapias para relaxamento nos propõe transportar mentalmente para um lugar tranquilo, caminhar em relvas úmidas, sob uma luz morna e com brisa fresca batendo no rosto. Se possível, ainda dentro da mesma sessão, sentar tranquilamente nas margens de um riacho e mergulhar os pés num leito de água fria e pura. Ali ficar por um tempo e sentir a magia do lugar habitando tudo o que somos, revigorando cada centímetro de nosso corpo. E por lá ficar e não querer sair... Foi essa a sensação que experimentei quando encontrei pela primeira vez o site desse artista. A grande quantidade de ótimos trabalhos postados são, sem dúvida, uma verdadeira terapia para todos os sentidos.

PETER BARKER - Campos de feno - Óleo sobre painel - 35,56 x 50,8

PETER BARKER - Riacho - Óleo sobre painel - 30,48 x 43,18

Peter Barker nasceu em Banbury, uma pequena cidade de Oxfordshire, na Inglaterra, em 1954. Se pudéssemos definir resumidamente seu perfil artístico poderíamos dizer que é um pintor da natureza. Ele utiliza de várias técnicas (óleo, pastel, aquarela e acrílica) para explorar essa temática, que já se tornou uma marca registrada de sua carreira. Mike Lambert, da Marine House Gallery dá uma enxuta definição de Barker: “A versatilidade é a principal característica das pinturas de Peter Barker. Seu entusiasmo e pura habilidade em retratar paisagens em óleo e pastel são regularmente aumentados por paisagens marinhas. Estudos virtuosos de animais de fazenda, naturezas mortas, trabalho figurativo e, em particular, sua captação de cenas ribeirinhas, em todas as estações. Captura a qualidade atemporal da paisagem inglesa e os trabalhos são precisos, grandes e pequenos, tornando tudo visualmente muito atraente”.

PETER BARKER - Campo em neve - Óleo sobre painel

PETER BARKER - Uma curva de rio - Pastel sobre papel - 33,02 x 48,26

Podemos dizer que há uma herança genética nesse seu dom, uma vez que é filho de músicos e que esses sempre incentivaram o convívio do pequeno Peter com a natureza nas vizinhanças de sua cidade. Foi pela estreita relação com pássaros, peixes, borboletas e o convívio direto com a paisagem de sua região que nasceu esse gosto pela temática naturalista que desenvolveria em sua carreira adulta. O desenho e a pintura surgiram de forma natural em sua vida nesse período. Já bem jovem, aos 14 anos, tentou a carreira de golfe, caminho que percorreria pelos próximos 12 anos. Para o bem da arte, essa sua carreira esportiva se adormeceu e as grandes lembranças da infância retornaram como força motriz para o novo caminho que surgia. Embora tenha aprendido muita coisa de maneira autodidata, contatos iniciais com o artista Cesar Smith, foram de grande incentivo nessa fase. Em 1985, seus trabalhos foram aceitos pela Stamford Artists Gallery e daí em diante não pararam mais.

PETER BARKER - Fadas na floresta - Óleo sobre tela - 45,72 x 66,04

PETER BARKER - Reflexos em um barco amarelo - Óleo sobre painel - 30,48 x 43,18

Peter Barker não esconde a admiração que sempre teve por mestres do presente e que hoje são companheiros de exposições e representados até pelas mesmas galerias. Artistas como David Curtis, Peter Brown, Trevor Chamberlain, Harley Brown, John Lines e Richard Schmid são as suas maiores referências. A sua paixão pela paisagem britânica parece crescer a cada ano. Por vezes, volta ao mesmo local e o retrata exaustivamente, em horários e situações diferentes, numa atividade que nos pareceu tão comum a artistas como Monet e Sisley. A versatilidade de temas e técnicas tem sido uma de suas metas.

PETER BARKER - Entrega da tarde - Óleo sobre painel - 30,48 x 43,18

Muitos prêmios e condecorações foram dados a ele não somente na Inglaterra, mas também nos Estados e Unidos e Austrália. Suas muitas cenas de paz e tranquilidade ainda serão nossas inspirações por muitos anos!


PARA SABER MAIS:




4 comentários:

  1. Não conhecia os trabalhos do artista Peter Barker, são belíssimos. Adorei

    ResponderExcluir
  2. Também os conheci recentemente, Neide. Grande abraço e obrigado por vir!

    ResponderExcluir
  3. Verdadeira inspiração... belíssimo artista!
    Felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalhos serão sempre inspiradores mesmo, Vidal.
      Grande abraço!

      Excluir