domingo, 13 de março de 2016

ADOLF EBERLE

ADOLF EBERLE - Jantar do papai - Óleo sobre painel - 48,2 x 63,5

ADOLF EBERLE - A carta de amor
Óleo sobre painel - 39,5 x 33 - 1914

ADOLF EBERLE - Como as coisas realmente eram - Óleo sobre tela - 78,7 x 109,2 - 1867

O estilo Biedermeier é considerado como um período transitório entre o Neoclassicismo e o Romantismo, com influência regional em países europeus como Alemanha, Áustria, norte da Itália e países da Península Escandinava. Reverenciado por uma burguesia decadente, consequência do empobrecimento econômico que se estabeleceu em várias partes da Europa, por causa das infindáveis guerras napoleônicas, teve um momento de destaque relativamente pequeno, entre 1825 e 1835, mas encontrou muitos outros artistas adeptos a ele até períodos bem mais tardios. Adolf Eberle é um dos últimos artistas remanescentes desse estilo, mesmo em décadas posteriores.

ADOLF EBERLE - Alimentando as ovelhas - Óleo sobre tela - 50,5 x 63,5

ADOLF EBERLE - O queridinho - Óleo sobre tela

ADOLF EBERLE - Alimentando os cães - Óleo sobre tela

Vários fatores tiveram uma importância fundamental sobre os artistas do século XIX. As muitas mudanças políticas durante e depois do período napoleônico, a crescente onda da industrialização que se estabeleceu em todo território europeu e principalmente o desejo por governos de unidades nacionais, foram fatores que mexiam constantemente com as manifestações expressivas de cada artista, fazendo surgir correntes estilísticas próprias e despertando em todos eles um desejo de ruptura por tudo que fosse imposto e taxativo. Embora o estilo Biedermeier fosse ridicularizado, como uma tendência resistente às novas aspirações estilísticas que nasciam em todos os cantos da Europa, ele é visto hoje como uma manifestação regional muito importante, que expressava a realidade de uma época e evocava a manutenção das tradições, mas com uma liberdade sincera e simples.

ADOLF EBERLE - A visita do caçador - Óleo sobre tela

ADOLF EBERLE
Cena de família com jovem mãe, criança e cão
Óleo sobre painel

ADOLF EBERLE - Diversão musical numa taverna alpina - Óleo sobre tela - 1914

Adolf Eberle nasceu a 11 de janeiro de 1843, na cidade de Munique. Seu pai, Robert Eberle, também foi um artista da Baviera, especializado na pintura de animais. Adolf Eberle estudou na Academia de Artes de Munique, sob os ensinos de Karl von Piloty, iniciando por ali em 1856. Concluiria seus estudos fundamentais em 1860 e já no ano seguinte, conseguia sucesso em sua primeira exposição, com uma obra que chamava a atenção, denominada “A hipoteca da última vaca”. A pintura de gênero tornaria o seu tema predileto, por toda sua carreira, voltando o olhar principalmente para os agricultores e caçadores das regiões da Bavária e do Tirol.

ADOLF EBERLE - Família num celeiro
Óleo sobre tela - Coleção particular

ADOLF EBERLE - O intruso - Óleo sobre tela

ADOLF EBERLE - Novos moradores
Óleo sobre tela - 45 x 54

Uma característica era comum a todos os trabalhos de Eberle: grande habilidade técnica. Como acontece com a maioria dos pintores de sua época, há uma preferência por cenas bem humoradas e climas onde imperam a tranquilidade e o desejo de paz. Por toda a Alemanha, as cenas despojadas de Eberle se tornaram muito queridas e requisitadas. Sua habilidade fenomenal em retratar cenas aparentemente corriqueiras, combinava o idílio rural e o anseio por um mundo idealizado. Desde sua primeira exposição, ocorrida no Palácio de Vidro em Munique, logo elas se tornaram cenas procuradas nas galerias de arte de Hamburgo, Karlsruhe e Bautzen, sendo também reproduzidas em gravuras, xilogravuras e fotografias.

ADOLF EBERLE - Uma lição interrompida
Óleo sobre tela - 86,3 x 116,8 - 1870

ADOLF EBERLE - Uma caça bem sucedida - Óleo sobre tela

ADOLF EBERLE - A família de dachshund - Óleo sobre tela

Depois de passar longos períodos retratando cenas de guerra, Eberle voltou sua atenção para as cenas camponesas, que o tornariam famoso e requisitado. Continuava com a habilidade de fisgar o espectador e conquistar admiradores inclusive fora da Alemanha. Prova disso foi uma medalha recebida em uma exposição em Viena, na Áustria.

Adolf Eberle morreu a 24 de janeiro de 1914, em Munique. Após sua morte, recebeu como homenagem o nome de uma importante rua da cidade: a Eberlestraße.

ADOLF EBERLE - Uma excitante história de caçador - Óleo sobre tela - 1886

ADOLF EBERLE - Retorno da caça - Óleo sobre tela - 57 x 69

ADOLF EBERLE - Dois caçadores fumando - Óleo sobre tela

5 comentários:

  1. Suas cenas são maravilhosas, muitas vezes temos a impressão de estarmos dentro do quadro.... Mestre!
    Abração! sucessos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Eberle era um especialista em captar atmosfera nas cenas.
      Um forte abraço, Vidal.

      Excluir
  2. Em um final de semana conturbado, de notícias de dramas, tragédias, tramoias, etc e um domingo de manifestações, que apesar do humor e da alegria dos manifestantes, retratam um país sem muitas perspectivas, passear por essas imagens foi um bálsamo! Uma aula de história da arte, de orientação do olhar e a tranquilidade que a obra de Eberle nos provoca, fizeram meu final de domingo mais feliz. Obrigada! Abraços, boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ah, que bom, Jane!
      Estamos passando por um momento de transformações e todas elas são dolorosas. É que sempre assusta perder a comodidade da "casca velha" e lançar o corpo ao mundo com uma "nova casca". Teremos dias melhores no futuro! Não podemos deixar de crer nisso.
      Um grande abraço e obrigado por vir!

      Excluir