sábado, 2 de abril de 2016

ALONZO MORALES

ALONZO MORALES - Recanto em Perija - Acrílica sobre tela - 85 x 127,5

É sempre bom encontrar novos artistas com propostas que remetam ao bom uso do desenho e que tenham os velhos mestres acadêmicos como referência. A América Caribenha está repleta de jovens com propostas muito interessantes, voltadas quase sempre para o hieper-realismo. Desde o sul dos Estados Unidos, passando por toda a América Central e atingindo o norte da América do Sul, há uma safra de excelentes artistas com propostas realistas bem audaciosas. Caso do artista Alonzo Morales.




Alonzo Morales nasceu em Maracaibo Edo, na província venezuelana de Zulia, em 1983. As escolas primárias e secundárias foram cursadas em Antonio Paredes, e em 2005, formou-se em Artes Visuais pela Universidade Católica Cecilio Acosta, em Maracaibo, na Venezuela. Um ano depois, numa viagem com a família, cercado pela natureza selvagem de seu país, decidiu deixar a profissão na qual formara e dedicar exclusivamente à prática da pintura, o que considera que fez de maneira autodidata.

ALONZO MORALES - Uma estrada na mata - Acrílica sobre tela

Desde criança, o artista sempre teve uma profunda identidade com a arte, mas, foi somente mais tarde, numa visita à casa de um amigo, onde teve a oportunidade de estar pessoalmente diante das telas de Manuel Cabre, Rafael Monasterios e Antonio Lopez, que decidiu seguir de vez sua carreira artista. Muitos nomes consagrados entram em sua lista de referências, mas faz questão de frisar Turner, Monet e Peder Mork Monsted.

ALONZO MORALES - Campo com árvores - Acrílica sobre tela

Em nossa conversa, Alonzo mencionou que cada obra sua nasce de uma profunda identidade e emoção com o tema retratado. Ele sempre sai a campo, com sua máquina ou com equipamento de plein air, e ali faz os apontamentos que considera necessários para representar a obra futura. E mesmo que objetos sejam acrescentados ou retirados para a melhoria da composição, o resultado final deverá sempre remeter o mais fiel possível à realidade. Sua preferência é por locais que inspirem intimidade e serenidade. Pela versatilidade e comodidade, a acrílica é a sua técnica preferida para pintar.

ALONZO MORALES - Paisagem - Acrílica sobre tela

Alonzo vê a atual cena de artistas realistas, principalmente na América Caribenha, como um boom favorável, gerado principalmente pelo interesse popular, uma vez que o artista e o público se encontram estreitamente ligados pelas redes mundiais de comunicação. E acrescenta que acredita que essa cena deva perdurar por um bom tempo, uma vez que se torna cada vez mais crescente a relação direta entre artista e colecionador.

ALONZO MORALES - Árvores do país - Acrílica sobre tela

O artista mora atualmente na cidade de Maracaibo, onde possui o seu ateliê. É ali que desenvolve seu trabalho, sempre baseado em todas as notas e fotos coletadas em suas andanças pelo país. Participou apenas de dois salões a nível regional e uma de suas maiores paixões, no momento, é o contato que faz diariamente com novos artistas e amigos de todo o mundo, pela web.

Que seus passos inspirem cada vez mais, crianças e jovens de todo o mundo. Todos ficamos torcendo para que a arte com proposta acadêmica dê sempre bons frutos.


PARA SABER MAIS:


7 comentários:

  1. Muchísimas gracias amigo Jose por publicar mi trabajo en su pagina de arte y por tomarse el tiempo de hacerlo , un fuerte abrazo colega!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma honra para todos nós, Alonzo, compartilhar dos seus trabalhos.
      Sucessos na carreira.
      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Interessante observar pinturas paisagísticas também em acrílico. Tanto óleo quanto acrílico são muito agradáveis de se ver, ainda que com certas características distintas. Obrigado José, por nos mostrar talentos de diversas partes desse mundo. Feliz em saber que a contemporaneidade ainda etá repleta deles.
    Sucesso a você e a Alonzo Morales! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela vinda, Samuel.
      Confesso que também fiquei surpreso com excelência da pintura do Alonzo em acrílica.
      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Alonzo é uma grata revelação,é um artista com olhar profundo!
    Suas paisagens são belíssimas!
    Amigo... um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, fico agradecido pela vinda.
      Tenha um ótimo dia.
      Grande abraço!

      Excluir
    2. muchas gracias por sus alentadoras palabras amigos !!

      Excluir