EDMUNDO MACHADO
Edmundo Machado ao lado da obra Veneza, 80 x 60.
Uma, entre as mais de 200 que fazem parte de seu acervo.
Fiz essa tela à partir de um pequeno trabalho de Rubens Santoro.
Pessoas colecionam diversos objetos: carros, cd’s, livros, sapatos, moedas, selos, relógios... E os motivos podem ser os mais variados possíveis para começarem a fazer isso. Como também, muitos são os motivos que levam alguém a começar uma coleção de pinturas. Mas apenas um, consegue definir com exatidão, a verdadeira razão que leva alguém a continuar por esse caminho: amor à Arte.
FALCONI - Mercado egípcio, 50 x 70
FALCONI - Recanto dos pescadores, 50 x 70
CLÓVIS PÉSCIO - Paisagem com barcos, 50 x 70
CLÓVIS PÉSCIO - Marinha, 70 x 90
No ano passado, fui contatado por um colecionador de uma cidade do estado do Rio de Janeiro, de nome Edmundo Machado. Ele havia adquirido obras minhas em um leilão e gostaria de estreitar amizade comigo. De conversa agradável e sempre disposto a trocar informações e curiosidades das obras que há tempos vem colecionando, Edmundo é o perfil perfeito de alguém que ama aquilo que coleciona.
SYRO - Carro de boi, 40 x 50
MORO - Canto de praia, 50 x 70
MORO - Igreja, 50 x 40
SANDRA MARIA ARTIOLI - Estrada de São Bento, 50 x 70
ALEX LUIZI - Paisagem com rio, 50 x 100
VALDIR FÉLIX SABINO - Velha figueira, 45 x 60
Começar uma coleção de arte pelo simples prazer de tê-la como companhia, é o motivo mais sincero que pode levar alguém a se tornar um colecionador. É que adquirir obra de arte, um bem ainda na categoria do supérfluo; em se tratando de sobrevivência; requer abdicação de muitas coisas. Mas, há que se levar em conta o quanto a vida se torna prazerosa quando se deixa levar por essa opção. Cada objeto de arte adquirido abre uma nova porta que mostra muitas vidas além dele. Quantos dramas, alegrias e expectativas podem estar embutidos naquele simples objeto. E quanta alegria e satisfação ele pode levar à vida de muitas outras pessoas.
NANDO RIBEIRO - Colheita de algodão, 80 x 100
NANDO RIBEIRO - Colheita de cana, 80 x 100
MILTON MARIANO - Algodoeiro, 61 x 46
GILMAR GONÇALVES - Três figuras do ciúme, 50 x 60
Edmundo deixa mostrar de uma maneira bem clara, que o maior investimento nos objetos que adquiriu ao longo de anos, é o investimento em si próprio, como pessoa, como líder de família, como cidadão. A arte ensina muito a quem estiver sempre disposto a aprender. E aos que aprendem essa lição, contagiam a todos que estão por perto. Esposa, filhos, amigos, todos os que participam do seu círculo de amizades. Envolver-se com Arte é envolver-se com muitas outras vidas.
CONILLO - Sem título, 50 x 60
RITA CAVALLARI - Tramonto sul mare, 70 x 50
CLÁUDIA BARBOSA - Índia, 110 x 80
REGINA SCHWILGEL - Beleza, 60 x 40
JOUBERT PANTANEIRO - Pagode, 70 x 50
JOSÉ LINO ZECHETTO - Casebre, 50 x 40
Os mais de 200 trabalhos que Edmundo adquiriu mundo afora ao longo de vários anos, devem ter sempre uma história a contar: lembranças de uma viagem, fatos históricos aprendidos com a aquisição, amizades conquistadas e cultura apreendida. Não há na coleção de Edmundo um rigor de estilos e escolas artísticas. As muitas obras que vem possuindo são adquiridas mais por um senso afetivo do que necessariamente por valor comercial ou estilístico.
OSMAR DOS SANTOS SOARES - Estrada com ipê rosa, 60 x 100
JOSÉ ROSÁRIO - Depois da ordenha, 40 x 50
JOSÉ ROSÁRIO - Sabará, 60 x 80
WILSON VICENTE - Igreja São Francisco, Ouro Preto, 60 x 80
WILSON VICENTE - Paisagem com fazenda, 60 x 80
ALEX CARMINATTI - Parada pra descanso, 60 x 80
Que destino terá toda sua coleção um dia? Não importa a resposta. O importante é qual destino toda sua coleção lhe fez alcançar. Seus filhos e descendentes, envolvidos com a arte, porque já cresceram nisso, terão ali um lugar eterno para estarem sempre em contato com ele.
GABRIEL DE ANDRADE - Casario, 60 x 90
CELSON CASTRO - Galeão, 50 x 70
HÉLIO CASTRO - Marinha, 50 x 70
RONALDO AUTUORI - Marinha, 50 x 70
NELSON MOLINA - Palácio de Dodge, Veneza, 60 x 80
NELSON MOLINA - Casario, 60 x 80
Não se pode esquecer nunca, que a arte sobrevive por pessoas assim, como Edmundo. E se a arte sobrevive, sobrevive também a memória da civilização.
***
Agradecimentos especiais ao Edmundo, por ceder fotos de uma parte de sua coleção para compartilhar conosco. A Arte que é democrática ilumina muitos outros horizontes.
ADRIANA ANDRADE - Rosas, 50 x 70
CÂNDIDO OLIVEIRA - Vendedora de pão, 80 x 60
SEBASTIÃO EDUARDO - Beco em Diamantina, 70 x 50
MARCO ANTONIO MOREIRA - Casario, 50 x 70
*****
PARA ACESSAR:
www.edmundomachado.blogspot.com
Caro José Rosário.
ResponderExcluirAdorei seu site e suas escolhas. Via muito estes artistas quando vendia ma Ayoub Gallery. Sou médico e pintor e adorei sua coleção.
Belo acervo e gosto ! Gostaria que visitasse meus trabalhos http://ricardomassucatto.deviantart.com/gallery e se gosta de arte www.auladepintura.com
Espero um dia estar em seu acervo. Grande abraço
rmassucatto@gmail.com
Ricardo Massucattto
Olá Ricardo, encaminhei uma resposta para o seu e-mail. Obrigado pela visita. Abraço!
ResponderExcluirfico feliz em ver pessoas como vc que gosta muito de arte, é nobre de sua parte, de muito bom gosto.!! Gosto de pintar, meus trabalhos são paisagens,casarios,marinhas e outros, gentileza visite meu blog. jfernando cores e formas blogspot.com desde já lhe agradeço.
ResponderExcluirJ. Fernando, há algo errado no link que você me passou, não consigo acessar.
ResponderExcluirObrigado pela visita. Abraço!
Prezado José Rosário,
Excluirfiquei impressionado com a beleza do seu trabalho. Parabéns e sucesso!!!
Wagner Martinez - RJ
Wagner, obrigado por passar aqui. Fico feliz que tenha agradado do trabalho.
ExcluirGrande abraço!
Ola José Rosário td bem, gosto mt de artes e me fascino com pinturas de paisagens, seus trabalhos e de outros artistas q estao por aqui sao mt lindos, eu gostaria mt de ter uma oportunidade de pode ver vc pintando uma tela de paisagem, seria uma legria q jamais esqueceria. abraços mauricio
ResponderExcluirNão faltará oportunidades, Maurício.
ExcluirVamos nos falando.
Grande abraço!
Esta coleção é linda e nos emociona pelas telas e pelo grandioso texto que só um dinossauro na escrita pode escrever, Abraço.
ResponderExcluirOla, realmente e fascinante a sua coleçao....Gostaria de saber onde posso localizar site para adquirir bons quadros. abraço. Mario
ResponderExcluirOlá Mário, bom dia. Se quiser deixar seu e-mail, posso estar enviando imagens de trabalhos que forem sendo disponibilizados, meus e de outros artistas.
ExcluirGrande abraço!
ola tenho um quadro lindo do falconi. ha interesse na compra?
ResponderExcluirOlá Sandro, bom dia.
ExcluirVou agradecer. Se souber de algum interessado, comunico.
Grande abraço!