domingo, 10 de abril de 2011

KNUD EDSBERG (José Rosário)

KNUD EDSBERG - Manhã na fazenda
 Óleo sobre tela - 50 x 60,5

A história até parece a mesma de muitas outras. Não é por desejo que elas assim se constroem, os personagens que as protagonizam estão ali quase que por um testemunho. Já nem diria que são vítimas, essas são apenas suas vidas e vive-las é o que os fazem ocupar um lugar especial na história.

KNUD EDSBERG - Cena de fazenda
Óleo sobre tela

KNUD EDSBERG - Matando a sede
 Óleo sobre tela - 1970

KNUD EDSBERG - Gado descansando sob a luz da tarde
Óleo sobre tela - 99 x 71,12 - 1960

Knud Erik Edsberg cresceu em condições humildes nos arredores de Copenhague, na Dinamarca. Um pacato cidadão talvez seria o seu destino mais certo, não fosse a convicção de que estava nesse mundo para outros propósitos. O desenho, bem cedo lhe era companhia mais que certa, e passava muitas das horas de folga que tinha, para sempre aprimora-los. Sua mãe, uma costureira que se desdobrava em sua tarefa, ainda não possuía renda suficiente para oferecer ao filho uma adequada iniciação no caminho que o garoto tanto desejava. As dificuldades, no entanto, não impediram o garoto de evoluir dentro do que sua condição permitia. Já na adolescência, teve a sorte de ser apresentado a um renomado artista de sua época, de nome Laurits Tuxen, e que era reconhecido principalmente por sua técnica e estilo clássicos. Um famoso retratista da época que percorria toda a Europa, sempre com grandes e importantes encomendas.

KNUD EDSBERG - Uma tarefa diária
 Óleo sobre tela - 66 x 99 - 1980

KNUD EDSBERG - Frokost
 Óleo sobre tela - 45 x 55

KNUD EDSBERG - Pastando
 Óleo sobre tela

Edsberg esperava bem mais que apenas conselhos. Tuxen já era um renomado artista, mas ele não o conheceu numa das melhores fases da pintura dinamarquesa. A prolífica Idade de Ouro da Pintura na Dinamarca já havia passado e dela ficaram apenas os ecos de inspiradas referências.

KNUD EDSBERG - Pastagem aberta
Óleo sobre tela - 1955

KNUD EDSBERG - Frolic no campo
 Óleo sobre tela - 71,12 x 99 - 1980

KNUD EDSBERG - Paisagem com vacas
Óleo sobre tela - 50,5 x 70

Há sempre uma luz que guia os caminhos daqueles que desejam realmente caminhar. Cada vez mais forte em suas convicções, Edsberg se empenha em fazer sua própria formação, estudando a paleta, técnica e estilo daqueles que seriam seus principais mestres: Rembrandt, Ticiano, Carl Bloch, Peder Severin Kroyer e Anders Zorn. E mesmo sabendo serem necessárias as referências desses importantes mestres do passado, o fascínio pela luz e cor que tanto pregava o Impressionismo também já lhe sondava como intenção. Essa atração, quase natural, fica evidente em muitas de suas pinturas de gênero realizadas em “plein air”, que lhe trazia também a nostalgia por não ter vivido algumas décadas atrás, quando teria talvez conhecido alguns dos mestres que referenciava, e quando também a paisagem natural não estaria não modificada quando em outras épocas. Algo como saudade daquilo que nunca viu.

KNUD EDSBERG - Família reunida
 Óleo sobre tela - 1980

KUND EDSBERG - Vaca
Óleo sobre tela

KNUD EDSBERG - Um dia de trabalho
 Óleo sobre tela - 24,8 X 30,5

Com todas as dificuldades porém, Edsberg atravessa a década de 1950 se firmando como aquilo que menos tinha em mente, ser um respeitado retratista. E foi um dos preferidos de sua época. Só para se ter uma idéia, apenas para o Museu Carlsberg, ele realizou 50 retratos.

KNUD EDSBERG - Animais no pasto
Óleo sobre tela

KNUD EDSBERG - Cavalos
Óleo sobre tela

KNUD EDSBERG - Paisagem com moinho
Óleo sobre tela - 48,3 x 68,6 - 1964

Já casado e pai de um menino de nome Soren, Edsberg inicia seu filho bem cedo no conhecimento das cores, desenho e volumes. É na década de 1960, que tanto pai e filho se vêem numa formação mais bem estruturada. Soren tinha o trabalho bem parecido ao do pai no início de sua carreira. Mais tarde, uma linguagem mais individualizada se tornou perceptiva em sua obra. Knud Edsberg teve também outro menino, Gitte, que não se enveredou porém pelo caminho das Artes.

SOREN EDSBERG - Vacas na fazenda
Óleo sobre tela

Dois trabalhos de Soren Edsberg, filho de Knud.
Na sua fase inicial, os trabalhos lembravam e
muito os trabalhos do pai. Mais adiante, seus
trabalhos receberam uma linguagem mais pessoal,
diferenciando um pouco do início de carreira.


SOREN EDSBERG - Vila
Óleo sobre tela

Knud Edsberg tinha uma preferência declarada por pintura de gênero e por cenas rurais de sua terra, com toda a imensidão de paisagens e céus. Muitos verões eram passados na fazenda de um amigo, em Jutland. Tudo que pintava e esboçava era uma prova de amor fiel por seu país. Na calmaria do interior, saía à caça de vários temas, que enchiam blocos de esboço. Ficava horas na captura de novos ângulos dos animais ao pasto, que lhe capacitaram um ótimo entendimento de suas anatomias, poses e reações instintivas. É nessa fase que consegue fazer o perfeito casamento técnico de tudo aquilo que apreendeu dos antigos mestres, com as expressões mais contemporâneas de sua época, como paleta com forte influência impressionista e pinceladas bem personalizadas. Nos últimos anos de vida, essas viagens realizadas pelos interiores da Dinamarca lhe alimentavam com material suficiente para desenvolver com desenvoltura as obras finais de sua produção, mesmo no ambiente fechado de um ateliê.

KNUD EDSBERG - O descanso do caçador
 Óleo sobre tela - 55,9 x 63,5 - 1949

KNUD EDSBERG - Retrato de David B. Haight
Óleo sobre tela - 50,8 x 40,6

KNUD EDSBERG - Estudo com vacas
 Óleo sobre tela - 30,5 x 40,5

Tinha ainda um grande amor por todas as Artes, Matemática, Física e História. Hoje, seus trabalhos são disputados por coleções particulares, principalmente dos Estados Unidos e Dinamarca.


*****

KNUD EDSBERG - Autoretrato
 Óleo sobre tela - 1943

Nasceu a 22 de agosto de 1911, em Copenhague, Dinamarca.
Faleceu a 15 de julho de 2003, em Holmstrup, Dinamarca.

10 comentários:

  1. adorei conhecer este pintor!Belos trabalhos. Bom domingo, José

    ResponderExcluir
  2. Olá Anamaria, a Dinamarca possui excelentes artistas. Admiro muito a Época de Ouro da Pintura Dinamarquesa. Merece uma futura matéria. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. olá jose, esse pintor dinamarques e incrivel, seus trabalhos sao de uma harmonia maravilhosa, seu blog é uma escola de arte e poesia, abraço e parabens

    ResponderExcluir
  4. Olá Aluizio, obrigado por vir dividir comigo o encantamento pelo Knud Edsberg. Há muita coisa boa escondida por aí. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá José,

    Muito obrigado por seguir o meu blog, e seu blog é d+, aprendo muito sobre arte! abrçs

    ResponderExcluir
  6. Valeu Diego, eu é que agradeço a visita. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá Colega, eu já conhecia alguns trabalhos de artista fenomenal, mas não conhecia sua biografia, obrigado por mais essa informação.
    Grande abraço
    Clovis Pescio

    ResponderExcluir
  8. Olá Clóvis, bom que tenha gostado dos trabalhos e biografia do Knud. Há um americano de nome Tom Browning, cujo trabalho me lembra muito o Knud. Para uma matéria futura. Obrigado pela visita.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Eu simplesmente adoro ficar passeando e aprendendo nesta paginas e obras, são o colírio de meus olhos, parabens.
    Sonia Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que também perceba assim. Já foram e sempre serão colírios para mim também!
      Grande abraço, Sônia Maria!

      Excluir