sábado, 30 de abril de 2011

RIO EM CORES DE CINEMA


No último feriado, que foi a união de duas datas; Tiradentes e Sexta-feira Santa; estive no Rio de Janeiro. É impossível estar lá e não se lembrar da célebre frase de Gilberto Gil: “O Rio de Janeiro continua lindo...” Uma outra frase, dita com convicção por um fotógrafo alemão, na comemoração dos 450 anos da cidade, também vem logo à mente: “O Rio de Janeiro não é uma cidade maravilhosa. É um cenário maravilhoso dentro de uma cidade em caos”.
Polêmicas e controvérsias à parte, fica latente na cidade, que a perda da capital federal para Brasília, na década de 60, ainda expõe cicatrizes difíceis de serem fechadas. Percebe-se o grande esforço da administração recente, para que a cidade retome o título de “maravilhosa” na completude de seu significado, mas também é muito triste constatar que as medidas tomadas ainda não sejam de todo eficientes.
As belezas naturais já gritam sinais de alerta. Basta contornar a Baía da Guanabara e confirmar que o pedido de socorro de uma natureza que chora, não pára nunca. Estive lá num período de feriado prolongado, com a cidade cheia de turistas, mas, nos quatro dias que lá passei, os museus estavam todos fechados. Fico pensando se para uma cidade que tenta se recobrar, desprezar o turismo cultural seja uma atitude sensata a ser tomada. Está na contramão de todos os grandes centros do mundo, pelo menos.
Incentivar um turismo natural, cada vez mais ameaçado, e desprezar o turismo cultural, tão rico e particular da cidade, me parecem atitudes, no mínimo, incoerentes.
A cidade está às portas de dois grandes eventos de repercussão mundial. Soluções extremas precisam ser tomadas e o tempo já se mostra como o inimigo mais forte para que elas não aconteçam. Fico torcendo, como todos nós brasileiros, para que a cidade se reencontre e continue a ser o principal cartão-postal do Brasil mundo afora. Desejo seriamente, ter orgulho, sem limites e sem reservas, da cidade que nos apaixona desde o primeiro contato.

Deixo a todos, a letra de uma música escrita por um cantor sergipano. Ela é uma visão solidária com a quase totalidade dos brasileiros.



RIO EM CORES DE CINEMA
(Chico Queiroga)

“O Rio de Janeiro continua lindo”
A praia de Ipanema, a pele da morena,
Como é bom se ver, como é bom viver,
Como é bom sonhar.

O Rio de Janeiro continua indo
Esconde a violência e mostra um paraíso.
Como é bom viver, como é bom se ver,
Como é bom sonhar.

Mas vejo bandoleiros de carroças atômicas
Índios caras-pálidas
Vejo gaviões em batalhões lançando suas garras.
E o que se passa na cabeça do Cristo Redentor?
Eu vejo o Rio de Janeiro vendo O Salvador
Em cores de cinema.

O Rio de Janeiro continua rindo
Portela na avenida, confetes e serpentinas,
Como é bom se ver, como é bom viver,
Como é bom sonhar.

Ainda o Rio de Janeiro em prosa e poesia
Esconde todo o choro mostrando a alegria
Como é bom viver, como é bom se ver,
Como é bom sonhar.

Mas vejo o carnaval na edição “O Dia”
Adeus toda a folia pra tantos foliões
E nos olhos de Deus, mais longe a harmonia.
E o que se passa na cabeça do Cristo Redentor?
Vendo o Rio de Janeiro O nosso Salvador,
Em cores de cinema.

Com os amigos Wai (à esquerda) e Célio (à direita). Um dia no Rio,
com as bençãos do mineiro Drumond.


AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: 
Célio, Andréia, Wai, Rafael e Lucas 
pelo final de semana perfeito.

4 comentários:

  1. Esteve na minha cidade! que legal!
    Concordo com tudo o que vc expôs, infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Também não me senti bem, confirmando o que tanto tenho ouvido.

    ResponderExcluir
  3. Oi José, Entrei aqui despretenciosamente, apenas pra conhecer sua obra, e me deparei com um blog inteligente, uma obra linda e textos muito bem conduzidos por vc. Resolvi tomar a liberdade de deixar meu comentário particularmente neste post porque tbm sou do Rio (Região Serrana) e como tal fico muito triste quando sou obrigada a concordar com alguém no que diz respeito ao abandono que esse meu Rio, lindo por natureza, chegou.
    Com exceção do "Rock in Rio" que é uma iniciativa privada (empresa do Roberto Medina) e portanto acontecerá sem maiores problemas, todos os outros eventos que ainda estão por vir, assumidos juntos pelos governos Federal, Estadual e Municipal (diga-se de passagem) correm um sério risco ao fracasso e o que é pior, levarão com certeza pra todo o resto do mundo uma imagem negativa não só do Brasil mas principalmente de uma gente calorosa e amiga que vive aqui nesta minha "Cidade Maravilhosa".
    Adorei seu blog e se vc não se importar vou voltar pra ler mais e admirar seu trabalho. Um bj carinhoso.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Cinha, fiquei realmente decepcionado com o que vi no Rio. Queria que a verdade daquela cidade não tivesse uma face tão cruel!

    ResponderExcluir