domingo, 15 de janeiro de 2012

CLÓVIS PÉSCIO

CLÓVIS PÉSCIO - Marinha com barcos, Niterói
Óleo sobre tela - 40 x 50 - Pintada em plein air

Clóvis Péscio pintando Marinha com barcos, Niterói.
À direita, Sidney Lace.

Sair para pintar no local, no que os franceses chamam de plein air, é uma das práticas de pintura mais adotadas por paisagistas contemporâneos. Introduzida em meados do século XIX, por adeptos da Escola de Barbizon e adotada piamente pelos artistas impressionistas, avançou pelo século XX se firmando como uma prática elementar para os praticantes da pintura de paisagens. Uma das práticas mais usadas atualmente pelo artista Clóvis Péscio.

CLÓVIS PÉSCIO - Toronto, Canadá
Óleo sobre tela - 30 x 40 - Pintada em plein air

Pintando em Toronto, Canadá.

Sempre que possível lá está ele, sozinho ou acompanhado de seus alunos, instalando próximos a um curso de rio, estrada, campo, praças, parques ou canto de cidade, captando em local, os temas de suas aulas. Tornou-se uma prática fundamental no seu novo método de aprendizagem e como ele faz questão de frisar, não abre mão mais disso.

CLÓVIS PÉSCIO - Monte Santo de Minas
Óleo sobre tela - 80 x 150

CLÓVIS PÉSCIO - Estrada com ipê florido
Óleo sobre tela - 150 x 250

CLÓVIS PÉSCIO - Casa de colonos, Monte Santo de Minas
Óleo sobre tela - 60 x 80

CLÓVIS PÉSCIO - Ao pé da serra
Óleo sobre tela - 30 x 40

Clóvis Péscio nasceu na cidade de Santo Antônio da Posse, São Paulo, no ano de 1951, e já conta com mais de 50 anos dedicados à arte. Estudou na Faculdade de Belas Artes de São Paulo, na década de 70, aperfeiçoando aspectos plásticos e teóricos de sua obra. Aí nessa escola fez sua Licenciatura em Educação Artística. Orgulha-se de ter tido nesse período, mestres como Vincent Di Grado, Fang e o escultor Rafael Galvez.

CLÓVIS PÉSCIO - Paisagem
Óleo sobre tela - 40 x 50

Grupo de alunos em plein air

Já fez inúmeras participações em salões e mostras, tanto como expositor como júri. Atualmente assina uma publicação mensal em uma revista de artes, cuja coluna se intitula “Dicas do Mestre”. É dessa experiência com o público iniciante nas artes que vem obtendo uma grande realização pessoal. Ele faz questão de afirmar: “Poder transmitir um pouco do sei e o que continuo aprendendo, através das revistas, para pessoas que não tiveram acesso à livros, museus e galerias desse nosso imenso Brasil, é uma satisfação muito grande. Recebo muitos e-mails de pessoas que moram em lugares tão carentes de informações técnicas, teóricas, dizendo que aplicou na prática aquilo que aprendeu e que deu bom resultado. Isso é muito gratificante”.

CLÓVIS PÉSCIO - Natureza morta
Óleo sobre tela - 70 x 100

CLÓVIS PÉSCIO - Natureza morta
Óleo sobre tela - 60 x 80

CLÓVIS PÉSCIO - Ubatuba
Óleo sobre tela - 30 x 40 - Pintada em plein air

CLÓVIS PÉSCIO - Ubatuba
Óleo sobre tela - 30 x 40 - Pintada em plein air

Clóvis Péscio com Edmundo Machado e seu filho Erick.
Pintando o Teatro Municipal, no Rio de Janeiro.

É um artista que costuma andar com facilidade por diversos temas, mas é a prática do exercício de paisagens, principalmente em plein air, que tem aguçado mais o seu desejo nos últimos tempos. Além de fazer o que gosta, estar em contato com lugares diferentes tem sido muito gratificante. Tem suas preferências quanto aos locais e me disse recentemente: “As paisagens que mais me encantam e que costumo pintar com frequência, são da região Sul de Minas e também as praias com barcos de pescadores. São locais que possuem cores e formas plásticas perfeitas”.

CLÓVIS PÉSCIO - Toronto Island, Canadá
Óleo sobre tela - 30 x 40



Não procura retratar fielmente os seus temas. Seu desejo maior é que suas obras possam inspirar reflexão, um encontro interior e paz a quem as observa.


PARA SABER MAIS:

26 comentários:

  1. Mais uma vez você fez justiça, a matéria é simplesmente de um pintor extraordinário ,amo as cores do Clóvis...parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raimundo,obrigado por gostar do meu trabalho, realmente a matéria ficou muito boa, acontece que o José Rosario faz milagre com qualquer material...hehehehe
      Grande abraço

      Excluir
  2. Raimundo, mais uma vez obrigado pela visita e pela participação.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. José Rosário, parabenizo-lhe por postar no seu blog um pouco da história deste excelente pintor que é Clovis Péscio. Eu afirmo isto com conhecimento de causa, pois tive a honra e o prazer de ter tido aulas com ele. O Clovis pratica muito a pintura a plein air e também incentiva os seus alunos a praticarem também, pois aprendemos muito com a natureza. Ótima matéria José Rosário. Um grande abraço. José de Jesus.

    ResponderExcluir
  4. José de Jésus, obrigado por passar aqui mais uma vez. Como nos falamos no outro dia, o trabalho do Clóvis já é uma referência para muitos que estão se iniciando pelo caminho.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. QUE MARAVILHA!CONHECÍ CLÓVIS PESCIO JÁ FAZ TEMPO.FIQUEI ENCANTADO COM O TRABALHO DELE.PASSEI 3 DIAS COM ELE EM SEU ATELIER PINTANDO.
    DIDÁTICA,TECNICA PERFEITA, DINAMISMO,ENTRE OUTRAS QUALIDADES ´´E O QUE POSSO DIZER DESSE GRANDE ARTISTA PLURAL QUE FAZ DE SUA ARTE UM DOCUMENTO HISTÓRICO, ALÉM DO TALENTO INDISCUTIVEL QUE NOS DEIXA PARALISADO DIANTE DE SUA OBRA. PARABÉNS A ELE E A VC COM ESTA INICIATIVA BRILHANTE.
    MÁRCIO DOMINGUES SOARES

    ResponderExcluir
  6. Valeu Márcio, obrigado pela sua visita.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. NOTA 10,
    para o post e para o artista.
    Grandes, Rosário e Pescio.

    ResponderExcluir
  8. Reider e Márcio Luiz, grato pelas visitas de vocês.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. ANA MARIA GOMES E GOMES17 de janeiro de 2012 às 14:19

    Parabéns o seu blog é ótimo e a matéria sobre o Clóvis ficou excelente! Ano passado eu fiz um workshop com o Clóvis em Guaxupé, no ateliê da Ivete Palos, foi muito bom, aprendi muito, ele é muito bom, passa todas as dicas, mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Ana Maria, tenho tido contato com muitos alunos do Clóvis, assim como você. Já se tornaram uma legião e continua crescendo.
    Obrigado pela visita. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Olá pessoal, agradeço de coração a todos que se referiram à matéria e o que me deixou mais impressionado foi o numero de acessos desde o momento em que vi a reportagem até este momento que estou escrevendo. O número foi de 1.765 pessoas em menos de 24 horas.José,agradeço por mim e por todos que tiveram seus trabalhos divulgados por você.

    ResponderExcluir
  12. Não há o que agradecer Clóvis. Tudo é um conjunto de coisas. O seu trabalho, as pessoas que gostam dele e de você, e um espaço para valorizar tudo isso.
    A vida é essa teia maravilhosa, que vai abraçando a quem se permite abraçar.

    ResponderExcluir
  13. Meu grande mestre prof. Clovis! Mais do que merecida a materia !Parabens Jose Rosario, sou sua admiradora porque vc é um grande pintor, visito seu blog quase todos os dias porque é sempre muito interessante com materias de varios temas, tbm adoro rock! Estou aprendendo a pintar e hoje me orgulho de fazer minhas telas e receber elogios graças ao prof. Clovis que me ensinou não só a pintar uma tela, mas admirar a natureza em seus detalhes e transmitir essa beleza em uma tela atraves das tintas e pinceis, eu não tenho o dom, mas tenho persistencia, vontade e amor a arte, tento transmitir a ilusão com sentimentos na tela podendo ver então a realidade. Prof. Clovis é meu prof. há 2 anos e ainda continua meu prof. pq tenho muito a aprender. Voces artistas são as grandes obras de Deus !!! Parabens !!!

    ResponderExcluir
  14. Marta, eu que agradeço a companhia.
    Gostei também de saber que uma companheira de rock.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  15. grande matéria. grandes mestres da pintura atual( clovis pescio,josé rosário, reider, luiz pinto... e muitos outros mestres...neste blog eu bebo arte, como arte , respiro arte ,e continuo aprendendo; parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, aprendendo seguimos todos nós.
      Grande abraço e obrigado por vir aqui!

      Excluir
  16. parabens josé do rosario, pela matéria, vc simplismente é fantastico, suas matérias são ótimas, seus temas, e os artistas que vc posta, neste caso é UM DOS melhores artistas do brasil na atualidade em minha opinião, junto com grandes nomes que são referencia de grandes paisagistas, como mauro ferreira, alexandre reider, luis pinto, josé do rosário, joão bosco campos, claudio vinicius, vinicius f. da silva, jesus ramos entre outros paisagistas que merecem o nosso respeito e admiração, que DEUS continue abençoando vc, abraços.

    ResponderExcluir
  17. Me identifiquei muito com esse artista maravilhoso. Eu faço somente desenhos a lápis (gráfite), uso borra de café, pó de terra, carvão. Desenho apenas paisagens através de referências ou da própria imaginação mesmo. Confesso que nunca fiz curso de nada sobre artes. Tudo está dentro da alma, nos sentimentos expressos nas obras. Eu adorei ler sobre o Sr Clóvis Pescio. Simplesmente admirável, fantástico. Suas obras são inspirações fantásticas. Minhas considerações ao Sr Clóvis Pescio, artista sobrenatural, maravilhoso, admirável. Grande abraço,e parabéns pelo talento. Meus aplausos sinceros 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  18. Grande ARTISTA Clovis Pescio, adoro suas cores e' um Artista que admiro muito e me inspira, abraços José Rosario, PARABENS pela postagem sobre esse grande MESTRE e Artista.

    ResponderExcluir
  19. Grandioso Artista, sou muito admirador de seus trabalhos, gosto muito dos tons terrosos em suas obras, parabéns José Rosario pela matéria desse grande Mestre.

    ResponderExcluir