sábado, 14 de abril de 2012

ABIODUN OLAKU


ABIODUN OLAKU - Velado - Óleo sobre tela

“Queria abraçar esse espaço que me acolhe desde a infância, que me mostra todos os dias as trilhas da vida e que segue sempre comigo, onde quer que eu vá.
Queria nunca perder da retina, essa visão que alimenta minhas forças e me permite chegar ainda mais longe. Essa é a minha terra, esse é o meu lar”.

Foi necessário compor esses versos vendo os trabalhos de Abiodun Olaku. Há tanta paz e sintonia entre a sua obra e o seu lugar de origem, que nos fazem relembrar com força que todos temos raízes e que elas nunca nos abandonam. Um orgulho de ventre, captado e entendido apenas por aqueles que amam a sua terra-mãe. Há todo um silêncio, uma reverência mostrada nos mínimos detalhes. Da placidez das ruas largas e das silhuetas de construções, às janelas iluminadas ao longe, sugerindo a rotina de tantas vidas. Vida diária de periferia, com gente simples se encontrando para os sacramentos do dia-a-dia. Estrada de terra batida, que expõe a simplicidade ingênua de interior, e encontros em torno de fogueiras, onde se filosofa e se transmite os ensinamentos da vida. Literalmente, ele produz uma arte de tirar o fôlego.

ABIODUN OLAKU - Noite, vista parcial - Óleo sobre tela - 40,64 x 50,8 - 2002

ABIODUN OLAKU - Sons da paz - Óleo sobre tela - 60,96 x 106,68


Abiodun Olawale Olaku nasceu a 29 de dezembro de 1958 em Lagos, na Nigéria. Ele começou seus estudos em Ibadan, no Instituto Alafia e por lá estudou até 1968, até concluir definitivamente o primário na Sunny Fields Nursery and Primary, em 1969. Foi na Academia Batista, em Lagos, que despertou o interesse pelas artes plásticas, especialmente a pintura. Mais tarde, ele foi admitido no prestigiado Colégio Yaba de Tecnologia para o curso preliminar e, posteriormente veio a obter o seu Diploma Nacional Normal (OND) em 1977 e Diploma Superior Nacional (HND) de Pintura em 1979, saindo com um grau de distinção, bem como merecido reconhecimento .

ABIODUN OLAKU - À sombra da tranquilidade
Óleo sobre tela - 76,2 x 121,92

ABIODUN OLAKU - Okobaba - Óleo sobre tela

ABIODUN OLAKU - Dia de chuva
Óleo sobre tela

Seus temas variam desde paisagens e cenas urbanas, até os grandes e tradicionais festivais nigerianos. Com uma técnica bem particular, expõe seu mundo com uma competência admirável. Percebe-se que a obra de Olaku está completamente integrada e adaptada à riqueza dos mais de 374 grupos lingüísticos que formam a cultura do país e que promovem um movimento rico, nas mais diversas tradições, e que incluem rituais de dança, música, moda e artes cênicas. Como o vestuário é a herança mais marcante de todos os grupos do país, ele também tem uma posição de destaque nas composições em que o artista utiliza figuras humanas.

ABIODUN OLAKU - Agenda comum - Óleo sobre tela - 4121,92 x 101,6

ABIODUN OLAKU - Encontro
Óleo sobre tela

ABIODUN OLAKU - Fogueira
Óleo sobre tela

A Nigéria sempre teve uma forte tradição modernista em sua arte, que foi uma influência marcante de artistas ingleses nos meados do século XX. Com a independência do país, em 1960, ficaram definidos alguns grupos de artistas intelectuais, formados no Colégio Nigeriano de Arte, Ciências e Tecnologia (atual Universidade Ahmadu Bello). De princípios até bem radicais, pregavam uma ruptura total com a arte tradicional nigeriana de períodos anteriores e a exigência de uma criatividade mais exigente e que promovesse uma maior evolução a nível filosófico no país. Grupos ultra-modernistas também começaram a aparecer em cena e explorar a rica tradição folclórica de seu povo. Olaku surgiu para a arte num período sucessor a esse, com os movimentos já mais estabilizados e que, de uma certa forma, influenciaram sua escolha por retratar seu povo e suas tradições, ainda que utilizando uma linguagem um pouco mais acadêmica que seus compatriotas contemporâneos.

ABIODUN OLAKU - Passagem de pedestres
Óleo sobre tela - 2005

ABIODUN OLAKU - Tempo de oração - Óleo sobre tela - 35,58 x 25,4

ABIODUN OLAKU - Noite
Pastel

Muitos artistas do país tiveram o privilégio de experimentar programas ou orientação com Olaku, principalmente no Universal Studios of Arte, em Lagos, onde é membro fundador e administrador. Em reconhecimento dessa importante contribuição para o desenvolvimento da arte em seu país, foi homenageado em 2004, com o Defactori Art Pillar Award, pelo desenvolvimento de jovens artistas no Centro Cultural Francês, em Lagos.

ABIODUN OLAKU - Noite calma
Óleo sobre tela

ABIODUN OLAKU - Fim de tarde - Óleo sobre tela

ABIODUN OLAKU - Dia azul
Óleo sobre tela - 91,44 x 121,92 - 2003

Abiodun Olaku trabalhou em órgãos do governo ligados à Cultura e os Esportes. Sempre mantendo um constante trabalho na produção de obras e participando de diversas exposições, em diversos continentes. O que lhe proporcionou o privilégio de estar em coleções públicas e particulares, de diversas partes do mundo. Também é membro da Sociedade dos Artistas da Nigéria e da Associação de Profissionais de Artes Plásticas da Nigéria. Ele ainda vive e trabalha em Lagos, onde mora com sua família.

ABIODUN OLAKU - Um canto da cidade - Óleo sobre tela

PARA SABER MAIS:

2 comentários:

  1. Simplesmente demais...seus tons são de tirar o fôlego! mais uma vez, arrebentou, valeu meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vidal, difícil não gostar dos trabalhos do Olaku. Muito sinceros!
      Grande abraço!

      Excluir