quinta-feira, 12 de abril de 2012

EVANDRO SCHIAVONE


EVANDRO SCHIAVONE - Arcaico - Óleo sobre tela

Em 2010, participei de uma exposição coletiva em Campo Grande/MS, onde tive a oportunidade não só de estar descobrindo uma próspera região do país; até então desconhecida por mim; como também de fazer o primeiro contato com alguns artistas e seus trabalhos, incentivados pelo programa Galeria Virtual de Quadros. Acabei me desencontrando pessoalmente do Evandro Schiavone, que fez um workshop uma semana antes do meu, mas tive o primeiro contato com sua obra, que muito me surpreendeu naquele instante.

EVANDRO SCHIAVONE - A Leda e o Cello
Óleo sobre tela - 70 x 90

EVANDRO SCHIAVONE - Pra ver a banda passar
Óleo sobre tela

Evandro Schiavone é ainda um jovem rapaz, nascido em Salto/SP, no ano de 1984, que despertou bem cedo para o desenho, e fez daí um alicerce seguro para a carreira que está se consolidando no momento, colhendo frutos naturalmente consequentes de uma trajetória de dedicação e amor pelo que faz. Gosto muito da síntese do seu próprio release: “Desenhista habilidoso; hoje com um estilo inconfundível; mistura formas e signos, representando materiais e texturas, brincando com luz e sombra, reflexos e transparências. Compondo com objetos do passado e do presente, e sempre com uma pitada de um sutil humor. Transformando brincadeira em coisa séria, e fazendo um misto de realismo com muita fantasia, retratando os mais variados temas de uma maneira descontraída, mas com sofisticação”.

EVANDRO SCHIAVONE - O vôo do saber - Óleo sobre tela

EVANDRO SCHIAVONE - Enquanto isso no quarto
Óleo sobre tela - 80 x 120

Foi em 1996, que frequentou com o professor Henrique; ainda em Salto; suas primeiras aulas de desenho. Estudos que se somaram a novos conhecimentos adquiridos também com o professor Emip e Célia Marcassa. Curiosamente passou a dedicar exclusivamente à arte, após tentativas em áreas do esporte e música. A grande iniciativa foi dada aos 18 anos, quando monta seu próprio ateliê e começa a comercializar seus quadros e a ministrar aulas de desenho e pintura.

EVANDRO SCHIAVONE - Metamorfoseando
Óleo sobre tela - 80 x 120

EVANDRO SCHIAVONE - Toureiro
Óleo sobre tela - Coleção particular

Não é de admirar que a definição de sua temática tenha sido baseada primeiramente na carreira de Salvador Dali, de quem ganhou um livro com iconografia completa, aos 15 anos de idade. Evidentemente que a procura por novos expoentes surrealistas, acabaram por encaminhar os seus trabalhos naturalmente para uma abordagem que mostra hoje, mais pessoal e já com uma certa identidade. Para um artista tão jovem como ele, muitas temáticas ainda serão desenvolvidas, mas na última conversa que tivemos, estava comentando sobre uma temática sua que já admiro de uma forma especial: quando ele compõe “cenários teatrais”, onde trocam apenas os personagens e suas cenas.

EVANDRO SCHIAVONE - Pinóquio
Óleo sobre tela

EVANDRO SCHIAVONE - Viva as diferenças
Óleo sobre tela - 120 x 80

Trabalha basicamente com o médio mais praticado no mundo, óleo sobre tela. Schiavone gosta de ressaltar a importância do trabalho artesanal e de composição, que não mudou muito desde que a técnica foi criada, apesar de estarmos numa época de muitas novidades tecnológicas. Independente da mídia, ainda prevalece o velho e bom gosto pelas composições e a dedicação e persistência pela prática cada vez mais precisa e eficiente de seu desenho.

EVANDRO SCHIAVONE - Fragmentos - Óleo sobre tela - 70 x 120

EVANDRO SCHIAVONE - Pescador de flores
Óleo sobre tela - 60 x 90

O processo para criação de seus trabalhos parece com o de muitos outros artistas. É preciso uma espécie de “gatilho”, que pode ser inspirado por um filme, nos objetos em desalinho sobre uma mesa, ou mesmo nas histórias e personagens desenvolvidas desde a infância. À partir daí, o encantamento com uma ideia definida já é motivo suficiente para trabalhar prazerosamente em uma tela. E já faz isso pensando na próxima...

EVANDRO SCHIAVONE - O mundo aos pés
Óleo sobre tela

EVANDRO SCHIAVONE - Respeitável público
Óleo sobre tela - 60 x 80

EVANDRO SCHIAVONE - Maçã
Óleo sobre tela - 60 x 100

Mesmo com poucos anos de estrada já colhe frutos bem consistentes. Teve seus trabalhos incluídos no Mapa Cultural Paulista, selecionado nas fases municipais, regionais e estadual, ficando entre os cinco melhores artistas do estado. Vem também de uma recente exposição coletiva no Louvre, em Paris, o que já lhe abre as portas para inúmeras possibilidades. Parece que vamos confirmando a máxima de Vandré: “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!”
Vida longa e sucesso a mais esse grande nome que se desponta!


CONTATOS:
Ateliê Evandro Schiavone
(11) 4029-6484

14 comentários:

  1. Realmente, se tratando de novos talentos, o SCHIAVONE tem o seu nome nas primeiras páginas... suas cores, o seu desenho, suas cenas ... parabéns meu amigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Vidal. O bom é saber que descobriu o talento bem cedo!
      Abraço, meu amigo!

      Excluir
  2. Não conhecia o trabalho de SCHIAVONE, que escrevo aqui em maiúsculo, dado o que se apresenta aqui. Surrealismo puro, mas um surrealismo de cores mais vibrantes e alegres, com uma nuance de traços que remetem à infância. Verdadeiros textos poéticos!!! LINDOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dagmar, o legal do Surrealismo é exatamente isso, despertar emoções diferentes em pessoas distintas.
      Obrigado por vir aqui e pelas suas considerações. Grande abraço!

      Excluir
  3. Certa vez deixei a sugestão de Schiavone para matérias futuras, como sempre José a matéria ficou muito boa !!! trabalhos fantásticos os do Schiavone...

    abraço !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me lembro da dica, Paulo. Só agora consegui um número de imagens compatível com a qualidade do trabalho, que a matéria merecia.
      Grande abraço!

      Excluir
  4. Realmente o trabalho deste grande artista surrealista é muito bom. abraços

    ResponderExcluir
  5. Sem a menor sombra de dúvida, Isaque. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo ,aqui é eu de novo,digo que esse artista é um mega artista ,muito bom o trabalho dele,eu tambêm nasci para criar,criei uma gravura em mente em 8D,e tantas coisas que perdi a conta,mas enfim tenho um movimento mundialmente,se trata desse estilo que o Evandro está fazendo,extraordinário,magnífico,gosto muito dAS OBRAS DO SALVADOR DALI,e agora do EVANDRO SCHIAVONE,para ter uma idêia eu tenho um email com o nome FERNANDODAQUI,Fiz tambêm uma obra que chama 'O silêncio' a versão de munch,estar no meu orkut...mas enfim aonde quero chegar mesmo é sobre esse movimento que quero fazer e convidar esse artista EVANDRO SCHIAVONE E VOCÊ,esse movimento é passivo,mas vai mostrar a humanidade as consequências das coisas ,tem tudo haver com O ESTILO DO EVANDRO E O SALVADOR DALI...TUDO DE BOM!!!

    Fernando janúario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando. Obrigado pela vinda até aqui.
      Agradeço pelo Schiavone.
      Grande abraço,
      José Rosário

      Excluir
  7. josé, meu nome é marcos
    eu trabalho em um projeto escolar com pintura em tela.
    Não temos condições de comprar telas prontas,
    e por isso, se possível, eu quiria saber como
    fazer as proprias telas de um jeito mais economico e com a mesma qualidade das telas feitas com gesso acrílico ( muito caro).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônio José, isso é uma questão muito delicada, porque muitos artistas não abrem mão de um bom suporte para obterem bons resultados. Experimente comprar um rolo de tecido (há varias texturas e acabamentos) e cole em pranchas (tipo eucatex). Será bem mais econômico do que produzir ou comprar telas. Importante ressaltar que a medida máxima (para não haver empenamento) é de 30 x 40.
      Grande abraço!

      Excluir
  8. Caro José Rosário, boa tarde!!!
    Estando eu a pesquisar sobre as obras de Evandro Shiavone, deparei com o seu blog. Fiquei entusiasmado, pois a muito tempo tinha inreresse em comprar obras do referido artista. A última vez que um quadro exposto à venda foi em um "leilão virtual" da empresa Galeria Virtual, quando eu residia em Paracatu/MG. Naquela ocasião eu dei bobeira é não arrematei um quadro mosaico intitulado "O TEMPO". Gostaria, se possível, de obter contatos profissionais desse ícone da artes.
    Se você o tiver e, SOBRETUDO, se não houver objeção, por gentileza envio-o para o e-mail: laelioeller@gmail.com.
    Desde já, sou-lhe grato.

    Um abraço fraterno,

    LAÉLIO ELLER.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laércio, bom dia. Que bom que o blog serviu para encontrar o que desejava. O único contato que tenho dele é a página no Facebook. Talvez consiga falar com ele pelo Messenger. Segue:
      https://www.facebook.com/evandro.schiavone

      Excluir