domingo, 19 de agosto de 2012

ALEXEI ANTONOV


ALEXEI ANTONOV - Cesto com rosas - Óleo sobre tela - 60,96 x 76,2

As naturezas-mortas foram pintadas desde a Antiguidade clássica e tiveram sua reputação recuperada pelos artistas do Renascimento. Não é um exercício tão simples empilhar objetos diversos, e com eles obter um efeito visual coerente, que tenha uma estrutura agradável ao olhar e que pareçam ao mesmo tempo casuais, colocados ali de uma forma natural. Esse tipo de temática pode agrupar flores, frutas, vasilhas, animais, instrumentos musicais, livros e toda sorte de objetos inanimados. Já foram representados com um realismo inacreditável, mas também seduziram impressionistas e artistas contemporâneos. Já foram feitos em quase todas as técnicas possíveis e possivelmente quase todo grande mestre da História da Arte já se sentiu seduzido por eles e se aventurou a representá-los.

ALEXEI ANTONOV - Arranjo de flores - Óleo sobre tela

ALEXEI ANTONOV - Composição com castiçal
Óleo sobre tela

ALEXEI ANTONOV - Rosas e maçã
Óleo sobre tela

Um dos atuais artistas, que é fascinado ao método tradicional dos antigos mestres de pintura, ainda mantém uma intensa atividade na produção de naturezas-mortas, que remetem às famosas naturezas-mortas flamengas. Trata-se do russo Alexei Antonov, nascido no ano de 1957 e que pratica arte clássica nos últimos 20 anos. Segundo o próprio artista, divulgar o trabalho clássico aos jovens dessa geração é essencial para conseguir influenciá-los.

ALEXEI ANTONOV - Flores e jarro - Óleo sobre tela

Detalhe

O jovem Alexei começou muito cedo, “atormentando” sua mãe com desenhos em todos os cantos da casa, rabiscando desde as paredes aos tecidos das camas. Sua sede pela aprendizagem de artes não só lhe enveredou pelos desenhos, mas também pelo canto. Como gosta de afirmar, sempre se viu um aprendiz incompleto, mas sempre gostou de transmitir aquilo que aprendia. Esse gosto pela transmissão de conhecimentos fica notório na série de vídeos que divulga pela rede e que leva a sua arte a todos os cantos do mundo. Faz isso de uma forma altruísta, percebe-se.

ALEXEI ANTONOV - Papoulas do Alasca - Óleo sobre tela - 86,36 x 76,2

ALEXEI ANTONOV - Vinho quente e noite de inverno
Óleo sobre tela, detalhe

ALEXEI ANTONOV - Motivo grego
Óleo sobre tela, detalhe

Curiosamente pinta com as duas mãos. Foi assimilando a habilidade ambidestra desde mais novo e a cada dia se vê mais treinado para isso.

ALEXEI ANTONOV - Composição suave - Óleo sobre tela

ALEXEI ANTONOV - Romãs - Óleo sobre tela

Entrou para a Faculdade de Arte do Estado, em Baku, no ano de 1972. Encontrou muito ensino ali que lhe deu suporte para sua formação, mas ainda sentia falta de uma formação mais clássica, abandonada há muito tempo por quase todas as escolas, em todas as partes do mundo. Ainda assim se formou em 1976 e passou a trabalhar na Fundação de Arte e Design, em Moscou. Desenvolvia várias temáticas nesse período, como ainda o faz até hoje. Pintou retratos de políticos e comerciantes famosos, mas são as naturezas-mortas que o promoveram em todas as partes do mundo.

ALEXEI ANTONOV - Flores e urna - Óleo sobre tela

ALEXEI ANTONOV - Uvas - Óleo sobre tela, detalhe

ALEXEI ANTONOV - Morangos - Óleo sobre tela, detalhe

Entre os anos de 1986 e 1990 trabalhou como retratista e ilustrador em agências de notícias russas, bem como se viu ilustrando álbuns e cartazes de grupos de artistas do cenário rock. Contudo, foi a partir desse período, que iniciou um incansável e atento estudo da técnica dos antigos mestres como Rubens, Van Dyke e Snyders. Visitou a Itália, em 1988, exatamente para conhecer e estudar os grandes mestres em diversas galerias e museus. Nesse período, participou de diversas exposições em Moscou. Desde 1990, vive e trabalha nos Estados Unidos.


PARA SABER MAIS:

8 comentários:

  1. Poww! curto o trabalho desse cara!! é incrível esse trampo dele! muito boa essa matéria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há tempos queria estar fazendo essa matéria. Chegou num bom momento.
      Obrigado por vir, Thiago. Grande abraço!

      Excluir
  2. As pinturas do ALEXEI ANTONOV tem uma magia inexplicável, mais uma vez, valeu meu amigo... felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem até ter uma técnica antiga, mas são totalmente atemporais.
      Abraço, Vidal!

      Excluir
  3. Caro Rosário lhe parabenizo pela matéria, é de grande valor para a disseminação do que é a notável e verdadeira arte clássica e Antonov é um exemplo vivo dela, ja conhecia o trabalho do mesmo e me identifico muito, entretanto busco por fontes para me empenhar mais nesse patamar da arte mas a oferta nao é grande; artista plástico e arquiteto, e é muito bom ver pessoas que ainda reconhecem essa arte. Esse é me contato caso deseje falar mais sobre o assunto: allys.arq@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. John, obrigado por passar aqui.
      Legal que tenha se sentido em casa.
      Entrarei em contato.
      Grande abraço!

      Excluir