terça-feira, 11 de setembro de 2012

POR DENTRO DE UMA OBRA - Anders Zorn


ANDERS ZORN - Verão - Aquarela com cobertura branca - 67 x 38 - 1887

Esta obra, pintada por Anders Zorn em 1887, foi adquirida diretamente do artista, pela primeira vez, por Jacques Lamm e já foi patrimônio transferido como herança por diversas gerações.
É uma cena costeira de Dalarö, onde Zorn passou alguns verões na companhia de sua esposa Emma. Dos verões que passou por lá, deixou a seguinte anotação: “Comecei a me soltar mais na natureza, para resolver novos problemas. O que mais me atrai aqui, particularmente, é a água e seu jogo de reflexos e movimentos. A colocação das ondas em uma correta perspectiva e aplicação científica disso tudo numa clareza meticulosa. Algumas moitas de abetos e arbustos espinhentos, personagens e suas cores, também ajudam a interromper a monotonia da composição”.
De fato, a estadia em Dalarö trouxe bastante consistência aos trabalhos de Zorn. Ampliou sua paleta, trouxe movimentos novos para suas composições e lhe permitiu empregar a figura humana diretamente na paisagem, em especial os nus, que tanto lhe atraíam. São essas composições, aliás, a maior inovação em seus trabalhos até então. São complexas, com figuras em tons quentes sendo colocadas contra penhascos cinzas escuros ou contra a água em movimento. Há também a influência de gravuras japonesas nesse período, sempre evidenciada pela presença de algum arbusto assimétrico em primeiro plano, de preferência pequenos pinheiros e abetos.
Mais à distância seus trabalhos nos parecem feitos em óleo. Um pouco mais próximos, percebemos suas sutis pinceladas em aquarela, trabalhadas com precisão. A pintura de Zorn nunca mais seria a mesma, depois das estadias em Dalarö.






2 comentários:

  1. As cenas de ANDERS ZORN, são maravilhosas! sua precisão tanto no desenho, como nas pinceladas, transmite um ar de pureza... bela matéria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos melhores desenhistas de sua geração.
      Grande abraço, Vidal!

      Excluir