segunda-feira, 29 de outubro de 2012

ABE TOSHIYUKI

ABE TOSHIYUKI - Fluxo de rio - Aquarela - 30 x 44

ABE TOSHIYUKI - Luz da manhã - Aquarela

Poucos artistas conseguem dominar a insustentável leveza de uma técnica com tanta habilidade quanto Abe Toshiyuki, quando pinta aquarelas. Todo o respeito e admiração que o povo japonês tem pela natureza estão completamente representados nos trabalhos desse artista, nascido na cidade de Sakata City, em 1959. Admiração evidente para os pontos mais delicados da natureza que o cerca.


ABE TOSHIYUKI - Manhã de maio - Aquarela

ABE TOSHIYUKI - Luz da nova primavera - Aquarela

Toshiyuki estudou arte-educação numa universidade nacional, e por cerca de 20 anos trabalhou como professor de arte. Muita dedicação ao ensino lhe privava daquilo que era seu maior sonho: ter um tempo integral para a produção de suas obras. Somente em 2008, passou a focar seu trabalho na pintura de aquarelas e a viver exclusivamente disso. Já está colhendo os frutos merecidos, tendo o reconhecimento vindo em diversas exposições realizadas pelo país e com prêmios recebidos em várias delas.


ABE TOSHIYUKI - Arbustos ao sol - Aquarela - 32 x 45

ABE TOSHIYUKI - Luz incidindo sobre uma neve - Aquarela

ABE TOSHIYUKI - Reflexos - Aquarela

Segundo o próprio Toshiyuki, concentra naquilo que de mais sublime lhe rodeia, “a transitoriedade de um rio, a fragilidade das pétalas de uma cerejeira...” Conseguimos identificar em suas obras toda a filosofia de vida que o povo japonês persegue. Também para ele, “a arte é um espelho da alma de quem vê”. Ele comunga da ideia de que aquilo que vemos depende de nosso estado de espírito.


ABE TOSHIYUKI - Ao sol - Aquarela

ABE TOSHIYUKI - Luz de inverno - Aquarela

Uma das características básicas da obra de Toshiyuki é não pintar cenas de locais famosos, consagrados, que já se tornaram locais que os olhos acostumaram a ver. Ele prefere uma composição mais subjetiva, que traduza o estado interior de cada pessoa que observa os seus trabalhos, e que pode ser representada por qualquer curva de rio, de folhas caídas no outono ou até mesmo da neve em momento de degelo.


ABE TOSHIYUKI - Na luz suave - Aquarela

ABE TOSHIYUKI - No campo - Aquarela

Uma das maiores catástrofes dos últimos tempos no Japão, acontecida em março de 2011, acabou propiciando um trabalho coletivo de cerca de 30 artistas do nordeste japonês (entre eles Toshiyuki), gerando uma exposição e a publicação de um livro com imagens posteriores dos locais onde tudo aconteceu. A reconstrução de tudo que foi perdido começa no gesto voluntário e aparentemente pequeno de cada pessoa. Diante da magnitude dos danos naturais que ocorreram, a pequenez humana ganha dimensão na solidariedade de um povo que aprendeu, desde sempre, a se superar.

A arte de Toshiyuki sempre será um alento para qualquer momento!



PARA SABER MAIS:

9 comentários:

  1. Excelentes as aquarelas deste artista japonês.
    Anos atrás eu tive uma aluna, que hoje é artista profissional e vive no Japão, Adriana Kikuchi, que era excelente na técnica.
    Acredito que por questões culturais, o povo japonês se identifique mais do que qualquer outro com a aquarela.
    Ótima matéria.

    Abraço grande desde aqui.
    S. Quimas
    Artista plástico, designer e escritor.
    https://www.facebook.com/SQuimas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles sempre tiveram um domínio muito bom com o papel, talvez por isso as técnicas que utilizem desse suporte tenham tanta aceitação por lá.
      Quimas, obrigado por mais essa visita.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. ABE TOSHIYUKI consegue transmitir em seus trabalhos uma luminosidade impressionante, a sua habilidade encanta, os seus movimentos... que matéria maravilhosa... abração amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me canso de visitar a página desse artista, desde que a descobri, Vidal. Uma aula constante.
      Grande abraço, amigo!

      Excluir
  3. Fantástico! Realmente as aquarelas dele são de tirar o fôlego!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fat, isso é uma unanimidade, Henrique.
      Grande abraço e obrigado por vir!

      Excluir
    2. very beautiful work//

      Excluir
  4. Sou leiga, mais sei admirar o que é belo, e a luminosidade destas obras me encanta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A palavra-chave é exatamente essa, Maria: encantamento.
      Grande abraço e obrigado por vir!

      Excluir