quinta-feira, 18 de julho de 2013

JOHN POTOTSCHNIK

JOHN POTOTSCHNIK - Beijado pelo sol - Óleo sobre tela - 30,48 x 40,64

JOHN POTOTSCHNIK - Estrada do Texas
Óleo sobre tela - 40,64 x 50,8

A preferência por uma arte simples, que fale diretamente do coração, sem “frescuras”, como ele mesmo costuma afirmar, é o que objetiva primeiramente em seu trabalho o artista John Pototschnik, que nasceu em St. Ives, na Inglaterra, mas que ainda bem jovem se mudou para Wichita, no estado norte-americano do Kansas. Essa busca pela simplicidade está mesmo confirmada nos mestres que considera como referência: os pintores da Escola de Barbizon, em especial Corot, Millet e Daubiny; e também um artista norte-americano tonalista, George Inness, que também teve uma forte influência do naturalismo francês de Barbizon.

JOHN POTOTSCHNIK - O tempo voa
Óleo sobre tela - 40,64 x 60,96

JOHN POTOTSCHNIK - Ao sul do México - Óleo sobre tela - 60,96 x 91,44

Primeiramente se formou em desenho publicitário, pela Universidade Estadual de Wichita e especializou em desenho de ilustração no Art Center College, em Los Angeles. A sua formação não parou por aí e logo em seguida concluiu uma importante etapa de sua carreira, formando-se em Anatomia na Academia de Belas Artes de Lyme, em Old Lyme, no estado de Connecticut. De posse dessa boa formação, iniciou-se profissionalmente no mundo das artes no ano de 1982.

JOHN POTOTSCHNIK - Mistérios da noite
Óleo sobre tela - 30,48 x 40,64

JOHN POTOTSCHNIK - Moinho Wenston Grist
Óleo sobre tela - 40,64 x 68,58

Não diferente dos muitos artistas em início de carreira, John Pototschnik galgou com dificuldade os seus primeiros degraus, ora trabalhando como ilustrador freelancer em muitas agências da região de Dallas, ora participando ativamente de eventos que o promoveram, seja como orador e até mesmo jurado em salões e exposições. O envolvimento com associações e grupos especializados em arte também sempre foram atividades das quais não abriu mão.

JOHN POTOTSCHNIK - Verdes pastagens
Óleo sobre tela - 76,2 x 101,6

JOHN POTOTSCHNIK - Morador de Boston
Óleo sobre tela - 27,94 x 22,86

Os vários anos de dedicação e insistência naquilo que perseguia, renderam as participações em diversas revistas e livros especializados em arte, bem como o convite pra integrar movimentos importantes como o Oil Painters of América e o Outdoor Painters Society. É um artista que não abre mão de uma boa seção ao ar livre, confirmando ainda mais o seu interesse por aquilo que sempre o moveu desde o início de carreira, a admiração pelos artistas de Barbizon.

JOHN POTOTSCHNIK - Lanchonete ao longo do rio 
Óleo sobre tela - 40,64 x 76,2

JOHN POTOTSCHNIK - Cair da tarde
Óleo sobre tela - 30,48 x 45,72

É um artista que persegue, acima de tudo, a verdade sobre a vida, sobre as coisas que vê e sente, procurando ao máximo, fazer uma arte direta e que dispense grandes discursos e explicações. Uma meta que confirmamos, certamente, em todos os seus trabalhos.


PARA SABER MAIS:


4 comentários:

  1. Tenho muita admiração pela arte de POTOTSCHNIK, seus tons quase puro, suas cenas apaixonanates... belo artista!
    Amigão, felicidades!
    Estava sem net, por isso andei sumido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Vidal. Sua presença é sempre muito bem vinda por aqui. Seus comentários, sua apreciação pelo mundo das artes, sua participação constantes nos posts... Obrigado, amigo!

      Excluir
  2. Belíssimos trabalhos José! É impressionante o domínio que este artista tem, não somente da cor, mas da luz, criando em cada quadro atmosferas próprias, cheias de sutilezas e nuances.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi realmente o que mais me atraiu em seu conjunto de obras, Ari. Atmosferas muito bem executadas.
      Grande abraço, amigo!

      Excluir