quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

CARLOS ROBERTO MIRANDA

CARLOS ROBERTO MIRANDA - Cores do pantanal - Óleo sobre tela - 80 x 120

CARLOS ROBERTO MIRANDA - Nativo
Óleo sobre tela

Dono de uma beleza natural exuberante e bem particular, o estado do Mato Grosso tem atraído a atenção de artistas que utilizam da paisagem como temática principal em sua produção. Residindo em Cuiabá, MT, desde 1990, o paulista Carlos Roberto Miranda é um desses artistas citados anteriormente e se tornou um dos grandes representantes da arte realista do centro-oeste brasileiro. Abordando praticamente todas as temáticas, podemos encontrar em seus trabalhos boas referências da arte realista atual, ora desenvolvendo trabalhos com minuciosos detalhes, ora se permitindo uma liberdade maior nas pinceladas e nas composições.


CARLOS ROBERTO MIRANDA - Ao sol - Óleo sobre tela

CARLOS ROBERTO MIRANDA - Fundo de quintal - Óleo sobre tela - 70 x 100

Nascido na cidade paulista de Tatuí, demonstrou aptidão para as artes desde bem cedo, o que o levou a frequentar, em 1979, cursos na Associação Paulista de Belas Artes. Lá, familiarizou-se com diversas técnicas em desenho e pintura e logo se tornou um artista procurado para comissionamentos de retratos. Aí também, em São Paulo, expôs seus trabalhos por diversas vezes.


CARLOS ROBERTO MIRANDA - Barcos na espera - Óleo sobre tela

CARLOS ROBERTO MIRANDA - Trazendo o gado - Óleo sobre tela

A ida para Cuiabá possibilitou também ministrar aulas de desenho e pintura no ateliê que montou na cidade, desde a sua chegada. Uma série de exposições e cursos, por todo o estado, logo o tornaram bastante difundido na região e muito procurado para diversas encomendas. Desde 1997, também viaja a Portugal todos os anos, onde possui um ateliê em Évora, e também mantém por lá temporadas de cursos e workshops.


CARLOS ROBERTO MIRANDA - Frutos do cerrado
Óleo sobre tela

CARLOS ROBERTO MIRANDA - Natureza-morta
Óleo sobre tela

Composições agradáveis e cenas bem despojadas são uma marca de sua produção, que realça também por uma paleta limpa e valorização da temática rural. As naturezas-mortas e marinhas também o tornaram bastante conhecido. Muito bom saber que a arte realista brasileira anda bem representada em diversas partes do país.



10 comentários:

  1. Conheci recentemente os trabalhos do Carlos Roberto Miranda através do facebook... Vale a pena cada imagem... De fato um grande artista. Abraço amigo.

    Yure Nicolau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tive contato com os trabalhos dele, pela primeira vez, em meados do ano passado.
      Obrigado por vir, Yure.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Como eu gosto de pintar, para mim isto tudo (o que vi anterior, o que verei em seguida, o de ontem, do século passado, tudo me é fascinante e me perco em escolher o que é mais lindo o mais belo. Enfim JOSÉ ROSÁRIO, JAMAIS, JAMAIS; DEIXE DE PUBLICAR EM MEU BLOG, AS CORTINAS DO TEMPO, sua colaboração, presença artística genial, postura documental de uma dignidade ímpar, altamente didático ao tempo que expõe obras magníficas de um detalhamento incrível. OBRIGADO CARO AMIGO, estou orgulhoso em tê-lo em meu blog. PS. Sou de Tatuí-SP, orgulhosamente conterrâneo de CARLOS ROBERTO MIRANDA - PÁGINA QUE VENHO REVENDO MUITAS VEZES. Olha aí, talvez tenha achado, meu pintor predileto, já que sou do Estilo Acadêmico e gosto de paisagens rurais. Eu as "apanho" em Minas Gerais, já que estou na divisa, tanto de Andradas-MG, Jacutinga, Monte Sião, Poços de Caldas... UM FORTE ABRAÇO JOSÉ ROSÁRIO - Fica com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mauro, bom dia.
      Muito bom acolher suas palavras. Eu as terei como um incentivo contínuo. Muito obrigado pela vinda.
      Grande abraço, meu amigo!

      Excluir
  3. Recentemente tive o privilégio de conhecer os trabalhos deste grande artista... encantado!
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Fico lisonjeado pelas suas palavras e por fazer parte do seu blog. Procuro trabalhar sempre com muita honestidade e dedicação em cada obra que produzo. Me sinto honrado com sua apreciação e pela divulgação.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A honra é sempre nossa, Carlos. Seu trabalho engrandece a arte figurativa brasileira.
      Grande abraço!

      Excluir