domingo, 18 de março de 2018

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Na praia - Óleo sobre painel - 18,9 x 32,6 - 1890

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Nos campos, França
Óleo sobre painel - 16 x 28,5 - 1882


IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Fontaine de Tröst, Bulgaria
Óleo sobre painel - 16,5 x 27 - 1886

Todo artista tem em mente produzir a sua obra-prima. Aquela que vá representar a sua carreira por toda história. Assim, escritores dão ao máximo para escrever o livro de suas vidas, músicos se reinventam constantemente para compor a melodia perfeita, escultores e pintores atravessam a vida perseguindo a composição ideal para uma obra que vá eternizá-los. Quando pensamos na obra-prima de um artista, é muito comum que venha a nossas mentes uma obra de grandes dimensões. Principalmente na pintura, obras em grandes formatos parecem ter um impacto diferenciado. Numa obra de grandes dimensões, dá-se a impressão que a habilidade técnica do executor será melhor representada e que haverá muito mais espaço para narrar aquilo que verdadeiramente se deseja.

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Os arredores de Paris
Óleo sobre madeira - 23 x 35 - 1886

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Caçador na mata
Óleo sobre tela - 56 x 40,5 - 1879

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Caçador em Les Marais
Óleo sobre painel - 13,9 x 22,5 - 1880

Ivan Pavlovitch Pokhitonov é daqueles artistas que veio exatamente para quebrar essa regra com relação à expectativa de que uma grande obra tenha necessariamente que ser uma obra grande. Quase toda sua produção está voltada para as miniaturas, pequenas telas e painéis em madeira, que o tornaram famoso ainda jovem e que o projetaram para o sucesso mundial com colecionadores de todas as partes.


IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Campo próximo ao Vesúvio
Óleo sobre painel - 19 x 27,5

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Country Lane
Óleo sobre painel - 26 X 19

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Caçador em Pont Long
Óleo sobre painel - 21,5 x 35 - 1890

Quando em novembro de 2011, a obra Na praia, de apenas 18 x 32 cm, foi leiloada em Londres por quase 2 milhões de reais, confirmou todo o empenho e dedicação desse artista que acreditou profundamente naquilo que estava produzindo. Assim como essa, muitas de suas obras são consideradas verdadeiras preciosidades, provas cabais da habilidade extrema de um artista dedicado e muito talentoso.

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Caçadores em Zhabovshchizna
Óleo sobre painel - 22,5 x 35 - 1902

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - A floresta perto da Torre del Greco
Óleo sobre madeira - 16 x 14 - 1890

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Torre del Greco - Óleo sobre painel - 16 x 23 - 1891

O fenômeno Pokhitonov reside no fato de que, sem educação artística formal, ele atingiu o topo da habilidade, superando a qualidade técnica de muitos pintores com experiência acadêmica. Nesse sentido, o historiador de arte francês Emile Whitmiore escreveu: “Após a exposição internacional na galeria de Petya em 1882, os mestres das artes de todos os países com honras aceitas em seu círculo, elegeram Pokhitonov, de 32 anos, digno de estar perto deles, reconhecido pelos artistas”.


IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Fazenda ao fim do dia - Óleo sobre painel - 15 x 26,5

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Trabalhadores no campo - Óleo sobre painel - 7 x 13,5

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Um artista pintando na Praia de La Panne
Óleo sobre painel - 14,5 x 17,5 - 1895

Desde 1876, o artista exibiu regularmente suas obras em salões parisienses. Os críticos gostaram dele favoravelmente, e ele rapidamente ganhou uma reputação como um criador de paisagens de primeira linha. Os trabalhos de Pokhitonov beneficiaram de uma tremenda demanda no mercado artístico. Para se ter uma ideia, Pavel Tretyakov, um famoso milionário e colecionador russo, que deu origem à galeria Tretyakov, comprou mais de vinte obras de Pokhitonov.

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV
Caçador no inverno
Óleo sobre madeira - 19 x 14 - 1890

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - A carroça - Óleo sobre painel - 18 x 26,5

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV
Retrato de Morfoucha
Óleo sobre painel - 15 x 11,5 - 1916

Ivan Pavlovitch Pokhitonov (Іван Павлович Похитонов) nasceu em Matrionovka, Kherson Governorate, na Ucrânia, a 27 de janeiro de 1850, filho de Pavel Danilovich Pokhitonov e Varvara Alekseevna, ambos vindos da Sérvia. Aos sete anos de idade, ele apresentou o seu primeiro trabalho de pintura para sua mãe, uma cópia de uma cena de caça de uma gravura holandesa. Despertados pela habilidade do filho, ele foi matriculado em uma escola local, para treinar melhor suas habilidades. Mas, ele não conseguia se adaptar aos estudos, assim como não concluiria muitas instituições que frequentaria em toda sua vida.

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Neve no Po - Óleo sobre madeira - 18 x 26 - 1890

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - O jardineiro - Óleo sobre painel - 18 x 25 - 1900

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Caminho entre o gramado - Óleo sobre painel - 14 x 19

Em 1868, Ivan Pokhitonov juntou-se à Petrovsk-Rozumiv Agricultural Academy, em Moscou. Naquela época, ela era uma das instituições educacionais mais avançadas do Império Russo. Um grande número de estudantes da Academia tinha pontos de vista revolucionários. Além da biblioteca oficial, eles liam obras proibidas. No verão daquele ano, eles foram praticar os aprendizados revolucionários junto a camponeses. Interditados pelos órgãos da lei, todos foram detidos. Durante o julgamento dos revolucionários, 310 pessoas foram presos. Ivan Pokhitonov não era um membro do círculo principal, então evitou um castigo mais severo. No entanto, ele foi expulso do segundo ano da academia e enviado ao exílio para Motronivka sob a supervisão de seu pai e da polícia. Já no ano seguinte, em 1871, Pokhitonov foi autorizado a se juntar à Universidade Imperial Novorossiysk, em Odessa, na faculdade de ciências naturais, onde gostava de ornitologia e zoologia. Faltoso na faculdade por dois anos, em 1871, Ivan Pokhitonov, por insistência de seus pais, retorna a Motronivka para administrar a propriedade da família.

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Colheita - Óleo sobre madeira - 17 x 25

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Arredores de Liege
Óleo sobre madeira - 171 x 14 - 1908

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Homestead - Óleo sobre madeira - 15 x 26

Paralelamente ao treinamento na Universidade Novorossiysk, Pohitonov estava envolvido em desenho e aquarela. Em 1871, ele visitou sua mãe e irmã na Europa, onde primeiro participou de uma exposição de arte em Genebra. Lá, suas paisagens de aquarela agradaram muito. Em 1876 mudou-se para a Itália e, em 1877, instalou-se em Paris, onde se dedicou inteiramente à arte. Ele se tornou um membro da Sociedade de Paris para o Auxílio mútuo de artistas e tornou-se intimamente associado com V. D. Polenov, M. M. Antokolsky, V. V. Stasov e também com o pintor francês E. Meisjone e J. Bastien-Lepage.


IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Noite, Ucrânia - Óleo sobre painel - 16 x 34,5 - 1880

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Dia de lavagem - Óleo sobre painel - 15,3 x 23,8

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Depois da partida - Óleo sobre painel - 19,4 x 28,5

Pokhitonov não era averso ao aprendizado, muito pelo contrário. Ele até se esforçava em aprender, mas achava o tempo prolongado demais para isso. Por algum tempo ele melhorou suas habilidades no estúdio de E. Career. Ele assimilava rapidamente os ensinamentos técnicos e nunca persistia nos cursos com assiduidade. Em 1881, Pokhitonov recebeu uma encomenda estatal da Rússia para nove painéis que descrevessem os locais de batalha das tropas russas na Bulgária em 1877-1888. Em 1904, por causa dessa encomenda, ele foi eleito membro pleno da Academia Imperial de Belas Artes, na pintura de batalha.

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - As lavadeiras - Óleo sobre painel - 13,3 x 17,3 - 1880

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Cena familiar em La Panne
Óleo sobre painel - 15,1 x 10,4 - 1911

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Monte de feno na paisagem
Óleo sobre painel - 17,2 x 26,4 - 1881

A maior parte do patrimônio artístico do artista é composta de paisagens em miniatura, feitas com um pincel fino em tábuas de madeira, com fundos avermelhados ou amarelados. Às vezes, ele usava uma lupa para executar suas pinturas. Ivan Pokhitonov trabalhou principalmente em plein air. Gostava das possibilidades improváveis do ambiente aberto e dos possíveis acidentes que enriqueciam suas pinturas, quando pintava condicionado pelo tempo. Nas obras de Pokhitonov, há influência latente da Escola de Barbizon e também dos impressionistas, principalmente nos detalhes cuidadosamente pintados, e nas transições de cores quase imperceptíveis.

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Caçadores de patos num lago
Óleo sobre painel - 15 x 25 - 1885

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Primavera - Óleo sobre painel - 16,5 x 26 - 1887

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV
Normandia. Vista do Soberano Vandres da fazenda imperial
Óleo sobre madeira - 15 x 25

Desde 1893, o artista sempre viveu na Bélgica, nos subúrbios de Liege Bressuu. Mas viajava constantemente pela França, Itália e Rússia. Em 1895, ele foi admitido na Associação de Exposições de Arte Viajante. Em 1900, recebeu uma medalha de prata do Salão em Paris.

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Château du Huras à Gélos, près de Pau
Óleo sobre painel - 14,6 x 36,2 - 1887

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Pommes en fleurs
Óleo sobre painel - 18,7 x 14,7 - 1885

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Casa de pescadores nas dunas
Óleo sobre painel - 16 x 18,5 - 1904

Em 1901, Pokhitonov adquiriu a mansão Zhabovschina na província de Minsk, onde ia e trabalhava por vários anos. Em 1906, ele voltou para a Bélgica. Em 1913, o artista chegou a São Petersburgo, onde ficou até 1917, durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1919 ele voltou para a Bélgica. Em 1922, realizou uma grande exposição individual em Liege, e um ano depois, em Antuérpia. Nos últimos anos, o artista não conseguiu trabalhar ativamente devido à deterioração da visão. Ivan Pokhitonov morreu a 23 de dezembro de 1923, em Liege, na Bélgica (apesar de algumas fontes indicarem Bruxelas). O seu túmulo está localizado em Liege.

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - No jardim - Óleo sobre madeira

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Primavera - Óleo sobre painel - 18 x 26,5 - 1888

IVAN PAVLOVITCH POKHITONOV - Vesúvio - Óleo sobre madeira - 11 x 28 - 1890

Em 1925, uma grande exposição memorial foi realizada em Liege. O grande artista ucraniano das pequenas obras deixou uma das colaborações mais valiosas para a pintura de seu país.

ILYA REPIN - Retrato de Ivan Pavlovitch Pokhitonov
Óleo sobre tela - 64,5 x 53,5 - 1882

2 comentários:

  1. Meu amigo estou extasiado... que grande artista... show!!!!!!
    Felicidades!!!!

    ResponderExcluir