domingo, 24 de outubro de 2010

FALANDO DE ARTE... UM POUCO MAIS (José Rosário)

Beverly Sills

Poucas pessoas souberam definir arte, tão bem, quanto uma soprano americana de nome Beverly Sills. Disse ela: “A Arte é a assinatura da civilização”.
Brilhante definição! A Arte, como criação unicamente do homem, é também o caminho mais sincero e direto encontrado por ele para se expressar, e que sintetiza todas as suas emoções, seus sentimentos, sua cultura, e por consequente, sua presença na história.
Se sabemos que há 10 mil anos pessoas viviam em cavernas, não é somente por encontrar restos fósseis delas por lá, mas, por também visualizar nas paredes de rochas dessas cavernas, representações gráficas que marcam a prova da existência de tais pessoas. Ossos são a prova física que os homens estiveram lá, mas as inscrições deixadas por eles são sua prova cultural, como viam o mundo, como se sentiam e como queriam falar aos outros sobre isso.
Fico imaginando quantas pessoas, tanto do passado como da atualidade, deixam essa vida sem nunca terem feito qualquer manifestação artística. Sem nunca terem “assinado” sua presença na passagem por esse mundo. E também quantas outras, que mesmo com a mais simples das expressões artísticas cravaram seus nomes com o maior orgulho no curso da história.

JOSÉ ROSÁRIO - Congados
Óleo sobre tela, 80 x 60
Acervo de José Roberto Pinheiro

Dizem que a Arte é elitista. Concordo plenamente com isso! Mas, vou logo explicando. A elite que tem acesso à Arte é formada por todos aqueles que a procuram e dispõe suas vidas a ela. A Arte sempre estará lá, como um fio disponível a quantas conexões a ele forem desejadas. Seja da mais alta até a mais baixa condição social, a Arte não faz escolhas. É a pessoa que escolhe a Arte e faz parte de sua selecionada elite. Não se impõe Arte a ninguém. É o estado natural de doação e devoção à Arte, que seleciona os seus membros.

SILVESTRO LEGA - Ao piano
Óleo sobre tela

Sou testemunha de uma história comovente, de como a Arte está disponível a todos que a procuram.
Anos atrás, quando fiz um trabalho voluntário em minha cidade, percorremos várias comunidades rurais, mapeando e anotando as necessidades de cada localidade, que pudessem traçar uma melhor linha de conduta para a administração local. Além de conhecer lugares de meu próprio município, que nunca havia visto, conheci o Sr. João, de uma localidade bem simples da região oeste. Analfabeto, mas portador de uma vasta cultura, que a sua condição social não impediu que conquistasse. Já de idade, decidiu que queria conhecer o mundo, mesmo sem nunca ter saído de seu humilde casebre. Teve a brilhante idéia de pedir seus dois netos que lessem tudo o que pudessem para ele. Sempre atento, tinha todo tipo de história pra contar, como se tivesse adquirido aquilo em vários anos de leitura. Algumas pessoas de outras cidades, já sabedoras de sua sede de saber, enviavam livros e mais livros, que pelos olhos dos netos, eram “lidos” com uma fome insaciável. Fiquei emocionado quando vi ali, diante de mim, um senhor citando Cecília Meireles, sem nunca ter lido pessoalmente uma única palavra. E ele ainda completou no final do poema: “Fala muito bonito essa D. Cecília”.
Não vi mais o Sr. João, mas onde quer que esteja agora, sei o quanto se sente melhor por tudo que a Arte acrescentou a sua vida. Também fico imaginando quanto bem fez a seus netos, incutindo neles a prática da leitura.
Mesmo sem nunca ter lido ou escrito por conta própria, Sr. João deixou sua assinatura no livro da vida, recitando e divulgando obras que o tocavam e queria compartilha-las com os outros. É dessa elite que me refiro, pessoas que se doam e multiplicam suas vidas.

5 comentários:

  1. OI JOSÉ ROSÁRIO, TOMEI A LIBERDADE DE POSTAR UMA PARTE DO SEU BLOG EM MEU BLOG E O FIZ SEM A SUA PERMISSÃO.CASO VC NÃO PERMITA POR FAVOR AVISE-ME OK?
    REALMENTE GOSTEI MUITO DO SEU TRABALHO E AINDA HJ COMENTEI COM MEU AMIGO E PINTOR JAIME SOBRE VC E ELE DISSE Q ADMIRA MUITO A SUA ARTE.
    OBRIGADA E ABRAÇÃO.
    MEU E-MAIL:VANDASANDIM@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por compartilhar seu trabalho,seus conhecimentos e suas experiências com a gente.Fiquei sua fâ voçê me emociona,sempre vou dizer isso.Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Olá Márcia, não imagina o quanto é bom abrir a página e receber incentivos como os seus. Faço isso pois sei que a arte no Brasil ainda não é tão levada a sério. É uma pequena colaboração que estou dando, mas que tem atingido muitas pessoas. Se produzimos algo, é para as pessoas. Arte boa é aquela que pode ser compartilhada! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Gostei muito do seu blog, é instrutivo e agradável, obrigada por dispor seu tempo a arte e ainda compartilhar não só suas belas pinturas, mas também seu conhecimento e experiencias. Parabens!!!! Pessoas como você é fazem a internet ser útil, a fazer diferença e acrescentar algo a vida das pessoas, pelo menos para as que procuram. Vejo tanta futilidade na rede que quando encontro algo que vale a pena como o seu blog, não posso deixar de dizê-lo. Parabéns de novo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane, não sabe o quanto é encorajador encontrar um comentário como o seu.
      Antes de qualquer coisa, faço o blog porque aprendo e me divirto fazendo-o. Dividir tudo o que venho aprendendo ao longo do caminho é um dos motivos de nunca querer parar de fazê-lo.
      Um grande abraço e obrigado por passar aqui.

      Excluir