segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ARIMATÉIA

ARIMATÉIA - Forte de Copacabana, Rio de Janeiro
Óleo sobre tela - 80 x 60 - 2006

Em abril, visitando o Rio de Janeiro, passei pelo Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana e tive uma grata surpresa. Numa ampla sala, aberta para exposições temporárias, e localizada numa das dependências do museu, conheci os trabalhos de Arimatéia. Para minha maior surpresa, conheci também o artista, que se encontrava presente no local, naquela tarde ensolarada de domingo.

ARIMATÉIA - Colégio Militar, Rio de Janeiro
Óleo sobre tela - 70 x 50 - 1994

ARIMATÉIA - Ouro Preto, MG
Óleo sobre tela - 70 x 100 - 1999

ARIMATÉIA - Barcos
Óleo sobre tela - 92 x 60 - 2006

Não nos falamos muito, mas muito admirei com o seu trabalho, que tem uma força presente de grande impacto. José de Arimatéia dos Santos Souza nasceu em Bom Jesus, no Piauí, no ano de 1968, vindo fixar raízes no Rio de Janeiro em 1986. Iniciou bem cedo, aos 10 anos de idade, os primeiros experimentos com o desenho, e mais tarde, aos 18, foi quando optou pelo caminho das Artes Plásticas, iniciando sua formação na Sociedade Brasileira de Belas Artes, e tendo as primeiras orientações vindas de Oziel Belízio e Jorge Vieira.

ARIMATÉIA - Feira I, Rua D.Henrique Dumont, Ipanema, RJ
Óleo sobre tela - 70 x 100 - 2005

ARIMATÉIA - Feira II, Rua D Henrique Dumont, Ipanema, RJ
Óleo sobre tela - 70 x 100 - 2005

O que fica mais evidente no primeiro contato com seu trabalho é a forte veia clássica que pulsa em suas composições e que são a sustentação de grande parte de sua produção. Ainda que divida suas obras atuais com experimentos contemporâneos, um academicismo bem criterioso e técnico nos dá uma exata noção de sua proposta. Por ele, também acresce alguns experimentos meio impressionistas, tendo quase sempre a diversidade temática do Rio de Janeiro como pauta principal.

ARIMATÉIA - Retrato
Pastel - 2006

ARIMATÉIA - Retrato de criança
Óleo sobre tela - 2009

ARIMATÉIA - Retrato
Óleo sobre tela - 60 x 73 - 2007

Paisagens, marinhas, cenas urbanas movimentadas e ensolaradas, figuras humanas, com ênfase especial para o retrato, são o carro chefe de sua obra. Os temas históricos estão presentes também, e os vários trabalhos que vi, dentro dessa temática, são ricamente trabalhados em telas de grandes dimensões, o que por si só, já produzem uma forte impressão. Um colorido suave, ora quente, mas muito bem equilibrado, faz um belo conjunto com composições de agradável arranjo.

ARIMATÉIA - Natureza morta
Óleo sobre tela - 40 x 60 - 2007

As Artes Plásticas dividem espaço em sua carreira profissional com a Propaganda, onde explora a ilustração. Iniciou nessa atividade paralela em 1988 e até 1992, trabalhou como ilustrador na agência Farmarketing Comunicações e Serviços ltda. Foi uma experiência que, segundo ele próprio, trouxe segurança e abriu novos caminhos à sua carreira de artista. Consegue comungar os dois mundos sem problemas.


ARIMATÉIA - A chegada de Cabral
Óleo sobre tela - 170 x 210 - 2000
Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, Rio de Janeiro

Fundamentais mesmo em sua vida, são a grande inspiração e insaciável fonte de pesquisa que faz nos grandes mestres do passado da pintura. Visitas constantes a museus, livros, documentários e toda sorte de artigos, aguçam e motivam cada vez mais seu interesse por referências clássicas, barrocas e impressionistas. E sem muita cerimônia vai logo listando os nomes das fontes de onde bebe tanta motivação: Rembrandt, Vítor Meirelles, Pedro Américo, Almeida Júnior, Rodolfo Amoedo e Da Vinci, que para ele é o Pai Universal das Artes.

ARIMATÉIA - Sampaio
Óleo sobre tela - 120 x 140 - 2010
Acervo Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, Rio de Janeiro

Seu primeiro grande passo foi uma coletiva realizada no Salão de Alunos da SBBA, obtendo ali a sua primeira medalha de bronze. Muitas outras exposições vieram a seguir, obtendo medalhas de ouro e prata em várias delas. Também foi convidado de honra do Salão de Paisagens, da Sociedade Brasileira de Belas Artes, em 2002, mais uma vez convidado de honra no VII Brasil Arte, em 2003, e jurado no Primeiro Salão Beleza e Cores, em 2004.

ARIMATÉIA - General Osório na Batalha do Tuiuti
Óleo sobre tela - 150 x 200 - 2008
Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, Rio de Janeiro

Incansável, acrescente ainda em seu currículo, painéis realizados para a Igreja Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, em Brasília, realizados entre 1992 e 1993, com dimensão de 400 x 900 cm. Para o Seminário Pedro Nolasco, em Brasília, fez a tela São Pedro Nolasco, uma obra rigorosamente acadêmica executada em uma grande tela de 210 x 190 cm, isso no ano de 1998. Em 2007 e 2010, participou no maior evento de Arte de Rua, a “Cow-Parade”, com a pintura sobre duas vacas esculpidas em fibras, aquelas imagens já tão famosas e conhecidas em diversas partes do mundo. A primeira, feita no Rio de Janeiro e a segunda em São Paulo.
***
Temos nos comunicado com uma certa regularidade para a realização dessa matéria e espero estar trazendo mais adiante, agradáveis notícias desse jovem artista que muitos caminhos irá trilhar em nome da Arte.

PINTURA HISTÓRICA

Parece ser essa, a temática preferida do artista Arimatéia. Ele a executa com técnicas semelhantes aos trabalhos bem clássicos do século XIX, e não percebe-se nele o menor constrangimento em executar um trabalho que não seja a realidade de sua época. Essa atemporalidade é que faz da Arte um caminho sempre prazeroso e com inúmeras possibilidades. Uma visita ao Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana dará uma bela apresentação no primeiro contato com suas obras, principalmente com as desse tema.

Arimatéia durante execução da obra D. Pedro I

PARA SABER MAIS:

arimateia07@hotmail.com
(21) 3869-7111
(21) 8842-0827

10 comentários:

  1. Muito interessante o trabalho dele, Gostei especialmente das feiras!

    ResponderExcluir
  2. envio daqui um abraço ao j. arimatéia, velho companheiro de gincanas de pintura e de alguns salões de arte. sua obra está cada vez mais consistente desde a últiama vez em que nos encontramos há algum tempo.
    paulo de carvalho

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Leonardo, pela visita.
    Paulo, ia mesmo perguntar se não conhecia o Arimatéia... Afinal, dividem a mesma praia.
    Grande abraço, amigos!

    ResponderExcluir
  4. Mais um grande artista que eu não conhecia...Trabalhos magníficos!!!

    ResponderExcluir
  5. Valeu, Gianni. Também me surpreendi com os trabalhos do Arimatéia. Quando tiver oportunidade visite alguns no museu que indiquei. São completamente diferentes ao vivo.

    ResponderExcluir
  6. simplesmte um grande titã da luz e sombra....magnífico!!!!

    ResponderExcluir
  7. De fato, são obras maravilhosas.

    ResponderExcluir
  8. Pinturas ricas e belas.Coisa digna de um grande talento que é o Arimatéia.Falo que fiquei com um gostinho de quero mais...

    ResponderExcluir
  9. Oiee
    Sou a Filha do Oziel Belizio, a Luciana. Lembra de mim? Adorei achar um contato seu bjuss, te add no msn

    ResponderExcluir