domingo, 16 de outubro de 2011

JORGE MACIEL

JORGE MACIEL - Arranjo com hortênsias
Óleo sobre tela - 60 x 80 - 2011
Coleção Brígida de Castro

Prometi, para setembro e outubro, algumas matérias voltadas para a primavera, e é impossível falar dela sem mencionar as flores. Quero encerrar essa série com um artista mineiro da cidade de Poços de Caldas. Jovem artista, nascido em 1972, que tem nas composições florais a representação maior de seu trabalho. Há às vezes, por parte de um público especializado, um certo receio em promover trabalhos ditos mais “decorativos”, o que acho uma injustiça. Se um trabalho tem méritos para se tornar comercialmente mais vendável, é porque nele vem agregados valores que o tornam capaz para isso. Venho acompanhando a produção de Jorge Maciel há um bom tempo, e me atrai, em particular, a sua capacidade em tornar competentemente decorativos, os seus motivos florais.

JORGE MACIEL - Rosas
Óleo sobre tela - 90 x 100

JORGE MACIEL - Arranjo
Óleo sobre tela - 60 x 80

JORGE MACIEL - Vaso com diversas flores
Óleo sobre tela

Pedro Santos, um artista da cidade onde mora, quem o descobriu e o incentivou desde as primeiras atividades. Vendo alguns desenhos do pequeno Jorge, percebeu logo a queda natural que tinha para as artes. Muita perseverança por conta própria, o jovem acabou desenvolvendo um estilo bem próprio na representação de motivos florais. A inspiração vem da alma, de onde também cria suas imagens, e segundo ele próprio, está sempre à procura da harmonia com Deus e a natureza.

JORGE MACIEL - Arranjo
Óleo sobre tela - 60 x 100

JORGE MACIEL - Cesto com hortênsias
Óleo sobre tela - 50 x 70

JORGE MACIEL - Cesto com diversas flores
Óleo sobre tela - 60 x 100 

É mais um artista que sente a falta de um cenário artístico mais organizado, onde haja intercâmbio e troca de experiências entre artistas de diversos segmentos. Isso infelizmente não permite uma divulgação mais ampliada, o que considerada uma perda para todos.

JORGE MACIEL - Arranjo
Óleo sobre tela - 27 x 35

JORGE MACIEL - Rosas e gérberas em vaso de vidro
Óleo sobre tela - 60 x 100

JORGE MACIEL - Margaridas e girassóis
Óleo sobre tela

Já realizou diversas exposições, mas está envolvido recentemente com a divulgação e venda por galerias, com especial atenção para a Galeria Sérgio Longo, em São Paulo, Galeria Saint Tropez, em Campinas e a Galeria Virtual de Quadros, com vendas em um canal de leilões pela TV.
Os trabalhos de Jorge Maciel tem um apelo comercial, e isso é inegável. Com um colorido despojado, variado acima de tudo, consegue agradar leigos e entendidos do ramo. Tem uma fatura limpa e composição bem agradável.


CONTATO:
jorgemaciel2@hotmail.com

11 comentários:

  1. Mais uma vez parabéns José pela matéria,os trabalhos do jorge Maciel são realmente incríveis !!

    Vou tomar a liberdade de sugerir + dois nomes que acho esplêndidos os seus trabalhos ... Evandro Schiavone e Luiz de Souza.

    fica aí a dica para novas matérias....

    abraço !!!

    ResponderExcluir
  2. Paulo Sérgio, obrigado pela visita e também pelas dicas. Estão anotadas, entrarei em contato com os artistas.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu particularmente adoro os quadros dele e não vejo porque desmerecer o trabalho de alguém pelo simples fato de ter um "apelo comercial". Faço parte do grupo de leigos que ele conseguiu agregar. Flores são sempre bem vindas. Bj carinhoso.

    ResponderExcluir
  4. Cinha, obrigado pelas visitas, pelos comentários, pela participação que tanto estimula.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Lindos trabalhos, detalhes, cores e tons muito bem dispostos. Mais um que nos apresenta e que com certeza tem um mérito especial.Parabéns Jorge Maciel!!!

    ResponderExcluir
  6. Valeu Gianni, agradecimentos pelo Jorge também!

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Obrigado pela vinda, Marcos. Agradeço também em nome do Jorge Maciel.
      Grande abraço!

      Excluir
  8. Não consigo parar de ver as obras de Jorge Maciel.. São tão suaves e ao mesmo tempo vibrantes... Por se tratar de flores, a riqueza em detalhes é tremenda... Suas obras também são maravilhosas José Rosário, tanta perfeição que parecem fotografias... Acho a "luminosidade" retratada nas suas obras tão peculiar... realmente incrível... Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Alan. Faço para o Jorge Maciel os agradecimentos, juntamente com os meus.
      Grande abraço!

      Excluir