FLORÊNCIO - Mexericas - Óleo sobre tela
FLORÊNCIO - Milho e peneira - Óleo sobre tela
FLORÊNCIO - Dia de feira - Óleo sobre tela
FLORÊNCIO - Fartura - Óleo sobre tela
FLORÊNCIO - Frutos - Óleo sobre tela
O codinome Florêncio, que na verdade é um sobrenome de família, é usado pelo artista José Carlos dos Santos. Mineiro de Sete Lagoas, nasceu em 19 de março de 1947. Seus primeiros ensinamentos artísticos vieram através de Pacheco Silva, até que decide ir para o Rio de Janeiro em 1969, onde freqüenta os cursos de desenho e pintura no Parque Lage. Nesse tradicional ambiente, que já formou tantos outros artistas, teve a felicidade de ser orientado por Edgar Walter, Osvaldo Teixeira, Acélio Mello e Armando Viana.
FLORÊNCIO - Frutos - Óleo sobre tela
FLORÊNCIO - Espigas - Óleo sobre tela - 20 x 35
FLORÊNCIO - Legumes - Óleo sobre tela
Já de volta a Belo Horizonte, em 1971, trabalha inicialmente como desenhista publicitário. Só em 1980 que inicia no óleo, e à partir de 1989 passa a se dedicar exclusivamente à pintura. Embora tenha na sua formação acadêmica, amplo estudo de anatomia, decidiu dedicar-se exclusivamente à representação de naturezas mortas, atividade que faz sempre se orientando do natural.
FLORÊNCIO - Arranjo - Óleo sobre tela
FLORÊNCIO - Laranjas e melancia - Óleo sobre tela - 60 x 80
FLORÊNCIO - Maracujás, bananas e morangos - Óleo sobre tela - 40 x 50
Florêncio é uma unanimidade no campo artístico, respeitado pela crítica e bastante solicitado por colecionadores ou simples amantes da arte. Acredito que sua popularidade; além da alta qualidade técnica, é claro; esteja aliada ao fato de que representa quase sempre, os frutos de nossa terra. Os utensílios que só existem por aqui estão sempre lá, como tradicionais gamelas, cestos, tachos, peneiras, cuias, cabaças... Deu a um sóbrio e bem trabalhado acabamento de escola européia, sua contribuição tupiniquim de representação. Um artista absolutamente consciente do forte legado que deixa e da grande contribuição que ainda faz ao cenário artístico nacional.
FLORÊNCIO - Livros de arte - Óleo sobre tela - 60 x 100
FLORÊNCIO - Mesa de ateliê - Óleo sobre tela - 60 x 80
FLORÊNCIO - Natureza morta - Óleo sobre tela - 60 x 80
FALE COM O ARTISTA:
(31) 3773-2916
florenciomail@bol.com.br
Tenho uma grande admiração pelo trabalho de Florêncio, suas composições é de uma riqueza maravilhosa,mais uma vez meu amigo você fez justiça, parabéns, felicidades!
ResponderExcluir"valeu, José... Fico feliz por ter atendido a minha sugestão, e parabéns pelo site, que está lindo... Espero que continue nos brindando com essas maravilhas!
ResponderExcluirAbraços
Marília, de Sabará
Vidal e Marília, mais uma vez obrigado pela vinda de vocês.
ResponderExcluirGrande abraço!
Estupendo o trabalho do Florêncio. Foi um aluno que soube tirar o melhor dos mestres citados acima. Acho que motiva até os paisagistas convictos a "arriscar" uma bela natureza morta de vez em quando, o que é um delicioso exercício.
ResponderExcluirValeu, Zé.
Um tempo atrás, fiz vários exercícios baseados em Florêncio, ainda que utilizados elementos de minha composição e objetos do meu dia a dia. Aprendi muito e continuo a aprender.
ResponderExcluirUm grande abraço, Márcio!
AGUARDEM UMAS DAS MAIORES COMPILAÇÕES DE OBRAS DESSE TREMENDO ARTISTA QUE SERÁ FEITA EM SUA CIDADE DE ORIGEM; PELA " DIVINA ATREVIDA" E NOVÍSSIMA GALERIA MYRALDA EM SETE LAGOAS. AINDA NESSE ANO DE 2012.
ResponderExcluirESSA GALERIA TEM MOSTRADO AO SETE-LAGOANO UM ESPELHO QUE O REFLETE COMO AUTO REFERENCIA EM TERMOS DE ARTES VISUAIS. EXIBINDO AO MUNDO O QUE DE MELHOR SE PRODUZ POR AQUI, SEM OBVIAMENTE DESENVOLVER UMA HEGEMONIA CEGA E RASTEIRA.
AGUARDAMOS OS FÃS DO FLORENCIO!!!
www.galeriamyralda.blogspot.com
Ótima iniciativa, quando a exposição estiver pronta, mande material para que possamos divulga-la por aqui.
ExcluirGrande abraço,
José Rosário
Parabéns pelo seu trabalho, estava agora admirando o seu quadro em minha sala de jantar, adoro olhar pra ele.
ResponderExcluirMuito grato pela visita. Um ótimo dia!
Excluir