sábado, 3 de março de 2012

ALEX PEREZ


O que conta é o que a gente faz e não o que tem intenção de fazer”. Achei apropriado começar essa matéria com a citação acima deixada por Pablo Picasso. Reflete a real condição daqueles que se colocam ao trabalho de ajudar a melhorar o mundo de alguma forma. Condição que vejo nitidamente na doação que faz, voluntariosamente, o Alex Perez, quando se dispõe a dividir todos os seus aprendizados em vídeos muito esclarecedores que socializa na internet. Aliás, a internet é para ele a única e verdadeira revolução cultural do século XX. É através dela, que de pontos tão distantes do globo, pessoas se encontram e se possibilitam trocar experiências de vida, como também apresentar e comercializar seus trabalhos.

ALEX PEREZ - Rochas ao mar
 40,64 x 50,8

Rochas ao mar, detalhe

Conversamos (via internet) por alguns dias, antes que essa matéria se fizesse realidade. Foi muito positivo conhecer melhor esse artista chileno, nascido na cidade de Santiago, em 1946. Filho de uma família de artistas, deve seus primeiros ensinamentos principalmente ao pai, o também chileno Eduardo Perez. Seguem abaixo, algumas considerações colhidas das conversas que tivemos por esses dias.

ALEX PEREZ - Riacho, manhã - 60,96 x 76,2

Os trabalhos de Alex Perez expressam, quase sempre, uma visão de sua própria mente. Visão que pode ser influenciada por uma cor, formas, conjunto de formas, sensações atmosféricas e contrastes de luzes. Tais visões acabam sendo mais abstrações, do que necessariamente imagens reais, que se tornam realidade nas sensações estéticas mentais que se definem em temas, como por exemplo, paisagens ou marinhas. Ele não está à procura de representar realisticamente aquilo que visualiza, não é a visão de um local específico o que lhe interessa quando compõe uma obra. Se é o conjunto de uma composição que possibilita expressar aquilo que experimenta visualmente, então todos os temas se tornam iguais ao possibilitarem tal experiência. Para as marinhas, especialmente, procura três elementos que exprimam melhor sua obra: gasosos (nuvens e o céu), sólidos (areia e rochas) e líquido (água).

ALEX PEREZ - Barcos de pesca - 78,74 x 129,54

Um dos pontos interessantes do processo de execução do trabalho de Alex Perez é exatamente o método com que realiza todos eles: assim que define uma composição linear e balanceada do tema a executar, dentro das proporções para o médio que escolheu como suporte, passa a “brincar” com as cores. Parte desse trabalho é sempre uma viagem num mundo de sensações colorísticas, atmosféricas e emocionais, sempre regadas por uma grande liberdade em improvisações, mudanças e ajustes. O uso correto de pincéis apropriados, bem como o correto manuseio dos mesmos, é que lhe permite nos apresentar sempre, transparências e impastos tão bem equilibrados, e que traduzem sempre numa atmosfera ambiental convincente.

ALEX PEREZ - Judeu em uma sinagoga

Judeu em uma sinagoga, detalhe 

Os realistas e naturalistas entre o final do século XIX e a segunda década do século XX, são as escolas que mais influenciaram sua formação. Com especial atenção para os artistas espanhóis, ingleses, russos e alguns nórdicos. Multidisciplinar, realiza seus trabalhos em óleo, acrílica e aquarela. Ocasionalmente pinta retratos e naturezas mortas, quase sempre realizados com destacadas particularidades.
No Brasil, a sua principal referência e contato são com o músico e pintor Cláudio Dantas.

ALEX PEREZ - Santa Maria della Salute - 60,96 x 76,2

ALEX PEREZ - Artefatos - 30,48 x 40,64

Navegando pelas suas páginas, ainda é possível constatar a solidariedade em divulgar artistas já consagrados e em ascensão. O mais importante não é apenas viver, mas conviver.

PARA SABER MAIS:

6 comentários:

  1. Oi José Rosário,

    Gostei muito de conhecer o trabalho deste artista. Com certeza ele entrará para a minha lista de referências.

    Foi muito interessante o modo como você descreveu o processo que envolve o fazer artístico do Alex Perez. Creio este processo é o que tem faltado em meu trabalho.

    Muito obrigado por compartilhar o conhecimento e contribuir com esta "revolução cultural".

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, obrigado também pela sua visita e por suas considerações.
      Um grande abraço e ótima semana!

      Excluir
  2. O Alex é desses artistas que sempre nos encanta com cada trabalho... parabéns meu amigo mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Raimundo. Os vídeos são bastante didáticos e ensinam bastante.
      Grande abraço e obrigado por passar aqui!

      Excluir
  3. Este grande pintor chileno que é Alex Perez vem de uma quarta geração de pintores. Suas pinturas são belíssimas. O Alex, disponibiliza por intermédio da internet, via you tube, várias aulas suas de pintura, fazendo demonstração de sua maneira de pintar, dando a oportunidade para que pessoas que moram em qualquer parte do mundo tenham acesso as suas aulas que são muito didáticas. Também mantém na internet três galerias que tem como finalidade de divulgar os trabalhos de artistas de vários países, muitos deles, inclusive, já consagrados no meio das artes e dando oportunidade também a outros que estão iniciando na arte da pintura. Parabéns Zé pela matéria. José de Jesus.

    ResponderExcluir
  4. Olá José de Jesus, fico feliz que tenha passado por aqui. Grato por suas considerações a respeito do Alex.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir