VICENTE ROMERO - Anotações - Pastel - 54 x 65
VICENTE ROMERO - Primeiras luzes da manhã - Pastel - 60 x 73
No século XVI, quando foram desenvolvidos os primeiros bastões de giz pastel; derivados do giz natural para desenho; eles eram obtidos apenas em três cores: branco, preto e vermelho-terracota. Fico imaginando no contentamento de Federico Barocci; um dos primeiros artistas a utilizar essa técnica como manifestação principal de sua arte; se pudesse visualizar quantos matizes e efeitos são conseguidos pelo artista espanhol Vicente Romero Redondo, nos dias atuais.
VICENTE ROMERO - Reflexos - Pastel - 92 x 60
VICENTE ROMERO - Mediterrâneo - Pastel - 100 x 70
Ao se misturar o pigmento em pó com um aglutinante (como por exemplo, água que se ferveu com cevada, formando uma resina ou goma), obtém-se uma pasta, que ao ser modelada em cilindros ou bastões em formato retangular, dá origem ao giz pastel. Ele é geralmente utilizado sobre papel e pode produzir diversos efeitos, desde linhas nítidas e bem definidas até as mais sutis nuances. Usa-se um verniz fixador para que não se solte com facilidade da superfície onde foi fixado. O emolduramento exige uma proteção de vidro. Essa técnica obteve muita popularidade no século XVIII, principalmente com Maurice-Quentin La Tour , que executou retratos extraordinários, e foi praticamente ressuscitada pelos impressionistas. No século XX, o pastel foi ainda somado a outras técnicas como óleo, guache e têmpera.
VICENTE ROMERO - No jardim - Pastel - 65 x 50
VICENTE ROMERO - Garoto - Pastel - 55 x 46
O giz pastel andou meio sumido, sendo restringido mais aos estudos e às salas de desenho. É muito gratificante encontrar artistas que revisitam a utilização dessa técnica, ainda mais com o nível técnico e graciosidade das composições, como faz o Vicente Romero. E ele tem feito isso, apesar de ter sua formação acadêmica quase toda conseguida em cima do óleo. Segundo o próprio Vicente Romero: “é uma técnica mais direta e espontânea, que oferece a oportunidade de uma delicadeza incomparável”.
VICENTE ROMERO - Ao sol - Pastel - 50 x 73
VICENTE ROMERO - Maternidade - Pastel - 46 x 61
Vicente Romero nasceu em Madri, no ano de 1956, e se graduou pela Faculdade de Belas Artes de San Fernando, em Madri, no ano de 1982. Atualmente reside na Costa Brava, onde está desde 1987. Certamente é a luminosidade costeira do Mediterrâneo que tanto influencia para os belos efeitos que consegue em sua obra. Há um romantismo nato que emana de suas figuras, quase sempre plácidas e em poses muito bem equilibradas e elaboradas.
VICENTE ROMERO - Uma pausa na leitura - Pastel - 60 x 70
VICENTE ROMERO - Uma pausa na leitura - Pastel - 60 x 70
PARA SABER MAIS:
Um deleite para os olhos!
ResponderExcluirsimplesmente,formidavel,parabéns de novo josé,por compartilhar tanta coisa boa conosco,grande abraço
ResponderExcluirRachel e Túlio, bom ver vocês por aqui novamente. O Romero é realmente um deleite para os olhos e a mente.
ResponderExcluirUm grande abraço a vocês!
Conheci os trabalhos do Vicente aproximadamente a um ano, fiquei encantado com as suas cenas...parabéns meu amigo... felicidades!
ResponderExcluirMais ou menos na mesma época que eu o conheci.
ExcluirTudo de bom, Vidal!
UAU, que achado ! Parabéns, grande garimpeiro das artes !
ResponderExcluirRomero consegue, com a complexidade do material (que para ele parece mais direto do que o óleo, mas não é, não),jogo de sombras suaves e luz tão intensa quanto Daniel Gerhartz. E seus brancos tem tudo para estarem aplicados sobre papel cinza,que confere ao branco uma luz fria e suave. Está nítida sua formação em óleo, principalmente no retrato do menino.
O CARA É MESTRE ! OBRIGADO !!!
Um mestre, com certeza, Selistre.
ExcluirObrigado a você por passar aqui!
Oi José Rosário! Descobri seu blog por acaso. Saudades de Dionísio, aí resolvi procurar no google algo de lá e encontrei você.Orgulhosa por Dionísio ter um filho tão talentoso, simples, sensível e generoso como você. Além de apresentar suas obras maravilhosas, divide conosco tantas outras tão belas também de outros artistas e compartilha conosco artigos e fotos tão magnifícas como os de Jose Geraldo de D. Genita(pessoas queridas, tanto mãe quanto filho) e Vilma Noel, filha acolhida de Dionísio e por quem seu povo tem tanto carinho.Parabéns, grande abraço! Rute
ResponderExcluirOlá Rute, fico feliz que tenha descoberto o blog. De uma certa forma é por aqui que tenho reencontrado muitos amigos também.
ExcluirUm grande abraço, a gente vai se encontrando por aqui!
FANTÁSTICO!!!!!!!
ResponderExcluirOlá Márcio, um abraço, amigo!
Excluirshow !!!!! quem me dera um dia ter ao menos 50%
ResponderExcluirde um dominio desses com o pastel !! tem que estudar
muito mesmo !!!
abraço José.... grande matéria
Realmente é um belo trabalho. Muito técnico por sinal.
ExcluirGrande abraço, Paulo!