JOSÉ ROSÁRIO - Pescando no Mumbaça - Óleo sobre tela - 40 x 100 - 2012
Tenho que confessar que o Ribeirão Mumbaça é mesmo meu tema preferido para pintar, aqui em Dionísio. O mais curioso é que sempre me surpreendo com algum local novo, quando caminho pelas suas margens. Às vezes, um mesmo local se torna completamente modificado depois de alguma enchente, criando a possibilidade de novos cenários.
Essa cena com um pescador foi feita em um local que ainda desconhecia, apesar de ficar bem próximo ao centro da cidade. Alguns trabalhos acabaram se transformando em registros de como o curso d'água era no passado e como se transformaram nos últimos tempos. Assoreamentos, desmatamentos e uma série de atividades humanas vão comprometendo a integridade do leito do rio e a qualidade de suas águas, sem falar que a cidade ainda não possui um sistema de tratamento de efluentes, antes de lança-los ao rio. Mas também já existe um pensamento preservacionista de alguns proprietários em suas margens, no sentido de manterem uma mata ciliar cada vez mais constante. E atitudes assim sempre merecem ser louvadas.
Detalhe 1
Detalhe 2
Detalhe 3
Mestre José é uma honra para mim, dizer: José Rosário, pintor brasileiro! parabéns, meu amigo!
ResponderExcluirObrigado, Vidal. Você gentil, como sempre, em seus comentários.
ExcluirGrande abraço e ótimo fim de semana!
Certamente foi uma felicidade muito grande poder conferir bem de perto um pouco mais do trabalho desse grande artista. Parabéns pelo incrível trabalho, Um abraço!
ResponderExcluirOlá Henrique, obrigado por passar aqui e pela força.
ExcluirGrande abraço!