CHRIS OPPERMAN - Brincando na areia
Original pintado com a boca
CHRIS OPPERMAN - Dia na praia
Original pintado com a boca
Chris Opperman
Abro a porta do ateliê. Pela manhã que chega em calma, o sol também faz a primeira visita pelas janelas. Caminho até o som e coloco algo para ouvir. Vou abrindo as janelas uma a uma e um cheiro de brisa visita todo o espaço. Junto ao cavalete, na mesa lateral, a paleta expõe as misturas do trabalho do dia anterior. Limpo a paleta, coloco nova tinta e arrumo a tela no cavalete. Um novo trabalho irá começar!
Parece algo corriqueiro narrar assim o início do meu dia de serviço. E é mesmo! Mas não é assim para muitos outros artistas. Iniciar o dia, no que parece uma rotina para muitos de nós, oferece desafios, muitas vezes difíceis de serem transponíveis.
Moacir Ferraz
MOACIR FERRAZ - Frente ao mar
Original pintado com o pé
MOACIR FERRAZ - Um cantinho em Minas
Original pintado com o pé
Por não possuírem disponibilidade para o uso das mãos; seja por uma deficiência natural ou por acidente; muitos artistas utilizam a boca e os dedos dos pés para sustentarem seus pincéis. Atividades comuns como colocar as tintas na paleta, arrumar a tela no cavalete e limpar os pincéis, podem oferecer sérios desafios, que são superados com muita determinação e satisfação. A arte permite a oportunidade de nova vida a muitos artistas com algumas deficiências, que encontraram nela um caminho paralelo para seguirem seus dias.
KEITH JANZ - Em Veneza
Original pintado com a boca
KEITH JANZ - Piazza San Marco, Veneza
Original pintado com a boca
Keith Janz
Foi Arnuff Erich Stegmann, um alemão da cidade de Darmstadt, quem fundou, em 1956, a Associação dos Pintores com as Bocas e os Pés. Tendo contraído poliomielite aos 2 anos de idade, Erich explorou seu dom natural para o desenho e pintura e se formou na Escola de Artes e Impressão, em Nuremberg. Sua arte foi considerada subversiva por um bom tempo, principalmente durante a segunda guerra mundial, quando ficou sob ostensiva vigilância dos guardas nazistas. Mas não se deteve e se permitiu viver de seus trabalhos até o fim de seus dias.
MARIUSZ MACZKA - Cavalos no campo - Original pintado com a boca
ALEKSANDER IVANOV - Margaridas - Original pintado com a boca
WEN-YAO HSIAO - Iate clube - Original pintado com a boca
A associação fundada por Erich, que hoje conta com mais de 770 membros, espalhados por mais de 70 países, procura possibilitar a todos os seus membros, ganharem o seu próprio sustento com a venda de seus produtos. Procuram fazer isso por méritos e não por caridade. Uma das políticas da associação é que os trabalhos produzidos por seus associados possam competir em estética com os trabalhos de artistas dito "normais". No Brasil, há 46 artistas cadastrados na associação.
MAIS ALGUNS ARTISTAS
À esquerda: Daniela Caburro. À direita: Jefferson Luiz Hoffmann
À esquerda: Fernado Reis. À direita: Rose Mary Orth
MAIS ALGUNS TRABALHOS
FERNANDO REIS - Favela - Original pintado com o pé
EDWARD BRILL - Por de sol na marina - Original pintado com a boca
LEZELDA DE KLERK - África - Original pintado com a boca
FÉLIX ESPINOZA VARGAS - Colhendo flores - Original pintado com a boca
PARA SABER MAIS:
UMA ARTE MUITO ESPECIAL... certamente esta é frase mais completa para artistas tão especiais, um talento maravilhoso, nos encantando tanto com a sua arte,como com a sua história... mais uma vez merecidos parabéns! felicidades meu amigo!
ResponderExcluirOlá José!
ResponderExcluirLinda materia,serve de exemplo para nós todos que as vezes reclamamos de coisas tão futeis no dia a dia.Gostaria de te convidar, quando tiver tempo visitar meu blog, tem um video de uma exposição que fiz ano passado,e fiz duas releituras de quadros seu,sempre o tive como referência para pintura.
forte abraço!!
http://antoniojulioartes.blogspot.com/
Raimundo, todos os artistas acima citados são mais que especiais, como você mesmo afirmou, pela trajetória e pelas obras.
ResponderExcluirOlá Antônio, certamente passarei por lá.
Grande abraço a todos!
Você sempre surpreende com materias cada vez melhores , mas dessa vez foi especial.
ResponderExcluirSo Deus pra proporcioar isso,nunca tinha visto trabalhos assim .
Parabéns mais uma vez pela matéria.
Olá Régis, obrigado pela visita e pela participação.
ExcluirUm grande abraço!
Grandes exemplos de superação do ser humano. Como o nosso Fernando Pio aqui da feira hippie de BH.
ResponderExcluirVale conferir.
Grande abraço.
Sim, Márcio. Existem muitos artistas com necessidades especiais ainda não conhecidos e divulgados. Que a matéria desperte o interesse por eles e seus trabalhos, que são muito bons.
ExcluirQue linda esta matéria!
ResponderExcluirSimone
Obrigado pela vinda por aqui, Simone.
ExcluirGrande abraço!
Olá colega....Que matéria maravilhosa que veio para comemorar os 3000.000 acessos a esse Blog. Parabéns pelas duas façanhas.
ResponderExcluirAbraço
Clovis Pescio
Uma bela coincidência, realmente.
ExcluirUm abraço, Clóvis e muito obrigado por passar aqui!
Belíssima matéria, Zé.Conheci alguns trabalhos destes artistas. Fiquei muito admirado. Mas, estes artistas, com seu trabalho, mostrando sua força de vontade, capacidade, sensibilidade, profissionalismo, são o resumo de superação.
ResponderExcluirEles, portadores de necessidades especiais, são especiais pelo talento e superlativos em sua arte. Parabéns a vc pela matéria e a eles pelo exemplo de vida.
Obrigado a você pelas considerações!
ExcluirA correria diária me fez esquecer da identificão do comentário acima. Mais uma vez parabéns por divulgar esses talentosos e ainda anônimos artistas.
ResponderExcluirJosé Geraldo.
Engraçado que já achava que era você. Pouca chama me chama de Zé, nessa intimidade própria de Dionísio.
ExcluirValeu, Zé Geraldo!
Que matéria interessante. Estas pessoas especiais que apesar de terem muitas limitações, conseguem superá-las e mostrar o seu grande talento. As impossibilidades que a vida lhes impôs não os impedem que eles lutem pelos seus sonhos e o resultado é um grande profissionalismo em seus belos trabalhos. Um abraço Zé Rosário. José de Jesus.
ResponderExcluirBelas palavras, José de Jesus. Obrigado por passar aqui e um grande abraço!
ExcluirOlá josé rosario!
ResponderExcluirTodos os dias aguardo ansiosa por novas postagens suas!!!!!
Voce tem um dom incrivel tanto em suas pinturas como em sua escrita, voce consegue transmitir realmente aquilo que esta sentindo...Parabéns!
Ps: eu gostaria de poder ver de novo aquela postagem sobre o seu livro, com as paisagens de minas que vc pintou... mas nao consegui acha-la no blog...
Olá Míriam, fico feliz que possa estar ajudando com algo.
ExcluirRealmente tirei a matéria sobre o livro, pois estou programando publicar um outro, com uma editora diferente, para reduzir os custos, tanto para mim como principalmente para o valor final.
Agradeço pela sua visita e pela solicitação.
Um grande abraço!
Amo demais teus trabalhos maravilhosos ! Parabens.bjos Nethy Irmes
ResponderExcluirNethy, obrigado pela sua presença aqui.
ExcluirGrande abraço!
Emocionante ! Fico sem palavras ! Parabéns à todos e a você .Obrigado!
ResponderExcluirObrigado a você por passar aqui!
ExcluirA vontade supera qualquer limitação.
ResponderExcluirFantástica a matéria. Um grande exemplo para todos nós. Parabéns!
Abraço grande desde qui.
S. Quimas
Artista plástico, designer e escritor
https://facebook.com/SQuimas
Sim, Quimas. Certos limites estão apenas em nós.
ExcluirGrande abraço, amigo!
Excelente matéria. Parabéns, Zé. Na arte o ser se completa e se realiza por inteiro. Estes artistas são a prova cabal. O que lhes falta? - Não lhes falta nada.
ResponderExcluirMuito bem observado, Abrão. O que lhes falta? Acho que apenas a nossa admiração. Já são grandes vencedores.
ExcluirGrande abraço, amigo!
ele pintam tão bem só com os pés ou com a boca, imagina se eles pintassem com as mãos!
ResponderExcluir