domingo, 1 de abril de 2012

NANCY HOWE


NANCY HOWE - By design - Óleo sobre tela - 60,96 x 50,8

Certos trabalhos realistas tem o dom de transcenderem às suas propostas. É que há tanto refinamento, tanta precisão, tanta leveza nos gestos e nas composições, que a realidade adquire uma matéria quase etérea, como se aquilo representado fosse tão perfeitamente concebido, que é impossível não acreditar que são miragens, quase uma irrealidade. São assim os trabalhos de Nancy Howe, como ela mesma descreve, procura fazer um “poema visual”. E como consegue!...

NANCY HOWE - Primavera para a vida - Óleo sobre tela - 45,72 x 60,96

NANCY HOWE - Colhereiros
Óleo sobre tela - 71,12 x 58,42

NANCY HOWE - Domingo - Óleo sobre tela

Embora haja um rigor na composição, cujo tratamento técnico beira ao cúmulo da perfeição, as obras de Nancy conseguem transmitir uma idéia de mansidão e paz, tamanha é a liberdade e o equilíbrio com que consegue se expressar. Há sempre uma metáfora naquilo que vemos em sua obra e naquilo que a artista desejou mostrar.

NANCY HOWE - Arranjo - Óleo sobre tela

NANCY HOWE - A fábrica da vida - Óleo sobre tela - 60,96 x 45,72

NANCY HOWE - Paz
Óleo sobre tela - 30,48 x 35,56

Nancy Howe nasceu em Nova Jersey, nos Estados Unidos, em 1950. Sua arte só começou a desenvolver, de maneira autodidata, no ano de 1988, em seu estúdio rural em Vermont. E exatamente dois anos depois, já tinha uma de suas obras escolhida para ilustrar o Projeto Duck Stamp, fato inédito para uma mulher, até então.

NANCY HOWE - Mente inocente e tranquila
Óleo sobre tela - 60,96 x 41,91

NANCY HOWE - Pela mão - Óleo sobre tela - 71,12 x 55,88

NANCY HOWE - Olhando o futuro
Óleo sobre tela - 35,56 x 25,4

O gosto pela vida ao ar livre foi herdado do pai, um declarado amante da natureza. E isso reflete bastante em sua obra, tanto que os animais e a paisagem são a sua temática mais utilizada. Naturezas mortas plácidas e figuras humanas realizadas com uma identidade impressionante, também fazem parte do seu portfólio.

NANCY HOWE - Liberdade - 50,8 x 71,12

Muitos prêmios em exposições e salões lhe foram concedidos na última década, como o Prêmio Nacional de Excelência e o International Masters of Fine Art Invitational. Ela é membro da Sociedade dos Artistas de Animais, desde 1992, da Academia Americana de Mulheres Artistas desde 1998 e da Oil Paintings of America desde 2002.

NANCY HOWE - Heliotrope - Óleo sobre tela - 45,72 x 60,96

NANCY HOWE - Fechando o dia
Óleo sobre tela - 35,56 x 55,88

NANCY HOWE - Ao vento
Óleo sobre tela - 66,04 x 101,6

Completamente ligada às causas sociais, criou em 2007, um projeto para captações de recursos para povos da África, chamado Pintando um futuro mais brilhante para as Mulheres do Quênia, feito em parceria com o projeto Boma. Para essa série, preparou pinturas à óleo originais dos nativos nômades do norte do Quênia e vendeu diversos giclees dessas imagens. A renda foi em benefício das mulheres de diversas comunidades daquela região. O dinheiro adquirido com a venda dessas obras serviu para treinamento de habilidades de negócios e orientação para pequenos grupos de mulheres. A intenção é ajudá-las a estabelecer suas próprias empresas, gerarem renda e se tornarem auto-suficientes.


FALE COM A ARTISTA:

PARA SABER MAIS:

10 comentários:

  1. são tantos os nomes de magníficos artistas... tantos,NANCY HOWE, certamente nos encanta com trabalhos tão cheios de magia, vida e arte...valeu meu amigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tantos, Vidal. Tantas ótimas referências!
      Usou a palavra certa, nos encantam.
      Um grande abraço!

      Excluir
  2. José, você descobre mesmo as preciosidades. Eu não conhecia o trabalho de Nancy Howe, nem o de Vicente Romero Redondo. Foi mesmo um achado. Adorei... Muito obrigada mesmo. Abraços.

    Marília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me surpreendo sempre, Marília. Os trabalhos dos dois só fui conhecer no início do ano passado.
      Grande abraço e obrigado por passar aqui!

      Excluir
  3. Além de talentoso vc tem uma alma muito generosa compartilhando conosco estas preciosidades.
    Obrigada.
    Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciosidades são boas pra isso mesmo, compartilhar. Não é, Simone?!
      Grande abraço!

      Excluir
  4. Olá jose!!
    Inspirador ver esses trabalhos!!
    Grande abraço meu caro!!

    ResponderExcluir
  5. alguém que tem esse dom...só pode está muito a frente(espiritualmente falando)lindos demais.
    Que dom.
    até mais.

    ResponderExcluir