sábado, 16 de novembro de 2013

ALFREDO VIEIRA



 ALFREDO VIEIRA - Frescor - Óleo sobre tela

Muito bom, encontrar por esses dias, mesmo que ainda virtualmente, com o artista mineiro Alfredo Vieira. Ele é um representante contemporâneo do novo realismo mineiro, explorando a velha temática paisagística que fez escola por aqui, mas com um frescor e técnicas inusitadas. Adepto também do Hiperrealismo, uma tendência muito comum aos artistas realistas contemporâneos mais virtuosos.

 ALFREDO VIEIRA - Fazendinha - Óleo sobre tela

Nascido em Belo Horizonte, no ano de 1969, é filho de um outro artista, Afrânio, que foi um dos fundadores da antiga Feira Hippie, naqueles saudosos tempos onde funcionava ainda na Praça da Liberdade, e tinha um glamour que perdeu há tempos. Afrânio ficou conhecido por retratar casarios, uma identidade própria da temática mineira.

 ALFREDO VIEIRA - Ladeira - Óleo sobre tela

Alfredo Vieira também começou a expor na feira, bem cedo aliás, quando tinha apenas 10 anos. Expôs por lá em longos 32 anos e se firmou como um pintor de cenas mineiras, conquistando um público cativo não só no estado, mas de outras regiões do país. Após um estágio com um antigo professor da Guinard, Pedro Augusto, no ano de 2000, Alfredo monta seu próprio curso, priorizando bastante o desenho e aprimorando, juntamente com seus alunos, experimentos em novas técnicas e efeitos.

 ALFREDO VIEIRA - Gemas - Óleo sobre tela

Em 2002, a convite de uma aluna italiana, fica um período de 6 meses naquele país. Uma exposição hiperrealista bem sucedida lhe abre as portas para poder explorar ainda mais o país. Viaja pelo norte da Itália, sempre pintando ao vivo em praças e feiras. Um curso em Florença só veio realçar ainda mais a sua veia hiperrealista, tendência que nunca pretende deixar de explorar.

 ALFREDO VIEIRA - O Vendedor - Óleo sobre tela

 ALFREDO VIEIRA - Leiteiro - Óleo sobre tela - 50 x 60


Depois dessa temporada, retorna ao Brasil e se dedica principalmente aos cursos de desenho e pintura, suas principais atividades até hoje. Considera-se um pintor hiperrealista por excelência, gosta dos mínimos detalhes, captados com precisão e muita paciência. Não foi de frequentar escolas, muito do que aprendeu veio de leituras e muitas pesquisas, experimentadas em horas a fio, no refúgio de seu ateliê.

 ALFREDO VIEIRA - Marinha - Óleo sobre tela

Marinha, detalhe

Alfredo é metódico, tem toda uma trilha planejada para sua carreira, com planos bem audaciosos para o futuro, onde pretende explorar o hiperrealismo numa esfera que ainda não faz com tanta predominância. Ele se diz completamente apaixonado pelo que faz, não se cansa de passar no mínimo 10 horas por dia em seu ateliê, produzindo tudo aquilo que lhe fascina. Curte tudo, desde a preparação da tela, do tema, dos esboços, a primeira mancha, a pintura propriamente dita, veladuras, luzes finais... Faz tudo isso com muita entrega.

 ALFREDO VIEIRA - Solitude - Óleo sobre tela

Mestres como referência, considera muitos: Vermeer (seu preferido), Caravaggio, Bouguereau, Van Gogh, Richard Estes, Ralph Goings, Royo, Volegov e mais recentemente a artista Alissa Monks.
É por gratas surpresas como esta, que a arte realista sempre irá se reciclar e apresentar ao mundo novos nomes. Ainda que as temáticas se repitam, haverá sempre uma nova linguagem para falar do mundo de hoje.

PARA SABER MAIS:


14 comentários:

  1. Caro José, a tempos não comento, mas passo sempre por aqui. Alfredo Vieira é fenomenal, com certeza vou ver mais no blog dele. Ainda não o conhecia mas já virei fã. Parabéns pela matéria e obrigado por me apresentar mais esse grande artísta.
    Um grande abraço!

    ateliecleberoliveira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também o conheci recentemente, Cléber. Muito bom saber que a arte realista estará sempre bem representada.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Fantástico demais, em minas como tem grandes artistas. Minas é demais...
    Abração José.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço sua vinda por aqui, Reginaldo. Tenho certeza que o Alfredo também é muito grato.
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Belo trabalho! Realmente são obras de encher os olhos, visitei o blog do Alfredo e vi mais trabalhos dele.... Abraço José, sempre trazendo o que há de melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também conheci bem recentemente os trabalhos dele, Yure.
      Bom que Minas tenha sempre uma carta na manga.
      Grande abraço!

      Excluir
  4. Fiquei encantado com os trabalhos de Alfredo Vieira, com certeza mais uma grande descoberta( e que grande descoberta)...
    Abração....

    ResponderExcluir
  5. Quando penso que ja li e vi tudo. sobre arte e artistas, jose rosario nos apresemta mais "uma cartada de mestre" obrigado por nos apresentar esse grande artista...parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que tenha gostado, Carlos. O Alfredo é um grande artista!

      Excluir
  6. Como refresca a alma saber q artistas de verdade existem. Jogar borrões na tela e chamar de arte uma criança de um ano é capaz. Arte moderna não é arte. O q vi nessas telas é arte de altíssima qualidade.

    ResponderExcluir
  7. Que obras de artes linda, ele não deixou a sua cultura e o seu povo de lado, representado muito bem o seu povo e suas raízes com suas obra belíssimas.

    ResponderExcluir