segunda-feira, 18 de outubro de 2010

IMPRESSIONISMO (José Rosário)

Pintar livremente, com pinceladas espessas de tinta, procurando captar a atmosfera da cena e aprisionar a luz nela contida, sem se preocupar demasiadamente com os objetos e suas formas. Assim se define basicamente o Impressionismo, o movimento artístico que rompeu com todo o formalismo da pintura acadêmica e foi o prenúncio da Arte Moderna.
Na terceira década do século XIX, um pintor inglês de nome John Constable expôs, no Salão de Paris, algumas paisagens que mudariam em muito, a tendência de como se expressar em pinceladas. Feitas ao ar livre; coisa inédita para aquela época; expressavam a cena com um frescor natural até então nunca vistos. Chocou os críticos, evidentemente, mas conquistou diversos artistas, que já não se satisfaziam com as formalidades impostas pelos grandes salões. Constable carregava nas cores e nas pinceladas. Ainda um pouco acanhadas quanto à liberdade do desenho, deram à pintura uma nova linguagem, uma nova forma de expressão.
Isoladamente, muitos movimentos artísticos ocorreram na Europa, depois daquela exposição. Merecem destaques o Grupo da Escola de Barbizon, na França, e o Grupo dos Macchiaiolio, na Itália. Todos eles tentavam representar as suas composições ao mais natural possível, procurando capturar toda a atmosfera, pintando ao ar livre.

O movimento ganhou mais e mais adeptos. Colecionadores já disputavam algumas obras e à partir de então, já era impossível evitar, o Impressionismo se impunha como um estilo e o mundo inteiro se rendeu a essa nova linguagem.

Sempre tive um grande fascínio pelo Impressionismo e pela liberdade embutida nele. Deixo abaixo, um trabalho com leitura impressionista, que fiz em uma rua de Dionísio.

VINDO DA PESCA, óleo sobre tela, 50 x 60 - 2009
Acervo de José Roberto Pinheiro






8 comentários:

  1. As pinturas são magníficas. Se Dionísio é bela assim, quero conhecer.
    jorgedipaula.arteblog.com.br

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. José... Conheci seu trabalho atraves do anuário Art gallery (Paisagens e Flores)de José Carlos Gomes, no qual eu tb participo e fiquei feliz de ver seus trabalhos, são de grande inspiração,conheca meu trabalho no Blog....http://leocostaartes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Magnifico sem sombra de dúvida IMPRESSIONANTE.

    ResponderExcluir
  5. ...lindo como tudo que vc pinta José ! cores vibrantes e luz intensa; parabéns!
    Beth Ferraz.

    ResponderExcluir
  6. Beth, obrigado por uma mais uma visita. Tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  7. AI AMIGO TUDO BEM? AMO SEU TRABALHO E SOU SEU FA N-1 ABRS E FIQUE NA PAZ!!!

    ResponderExcluir